Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard
9 a 15 de maio - 14 - 17 - 20

segunda-feira, 11 de abril de 2011

João Durval critica situação da educação no país

Em discurso nesta segunda-feira, 11, o senador baiano João Durval (Foto: Geraldo Magela), do PDT, criticou a situação da educação no Brasil, que seria "de gravidade extrema e capaz de deixar as mais terríveis sequelas para a sociedade".
- Declaramos nossa independência, demos consistência ao estado nacional, marcamos nossas fronteiras, mas não fomos capazes de oferecer aos filhos da nossa nação um sistema de educação digno que respondesse aos enormes desafios impostos pela contemporaneidade - afirmou.
João Durval disse ver com preocupação o fato de que, no início da segunda década do século 21, o Brasil ainda esteja longe de atingir um nível "minimamente satisfatório" na educação. Segundo ele, apesar de o país ter universalizado o acesso das crianças ao ensino fundamental, ainda há baixo número de matrícula no ensino médio. O senador também criticou o desempenho escolar "abaixo da crítica" dos alunos brasileiros.
- Vários testes internos e externos mostram o baixo nível do nosso sistema educacional - lamentou.
O senador citou prédios inadequados, material pedagógico defasado e bibliotecas inexistentes ou com acervo escasso como alguns dos principais problemas da educação brasileira. No entanto, o maior deles, na opinião de João Durval, é a situação dos professores, que seriam pouco reconhecidos e mal remunerados, além de terem preparo inadequado.
- Esses profissionais são absolutamente indispensáveis ao processo de educação formal, mas os docentes foram relegados a um plano secundário. A defasagem salarial avilta o trabalho - disse o senador.
De acordo com João Durval, é possível perceber um ciclo vicioso: baixos salários deixam de atrair pessoas de maior preparo e pessoas menos qualificadas passam a receber salários mais baixos. Durval mencionou dados do Ministério da Educação, que indicam que mais de 200 mil professores da rede pública - do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio - não têm curso superior.
- Trata-se de uma óbvia ilegalidade à Lei de Diretrizes e Bases (LDB). O despreparo do docente afeta o aprendizado dos alunos - declarou o parlamentar, lamentando o descuido na formação dos educadores.
(Com informações da Agência Senado e de Silvio Romero, da Assessoria do Senador João Durval)

4 comentários:

Mariana disse...

Olhe, gostei do discurso dele. Alguém precisava falar da educação e da falta de interêsse dos jovens pelo magistério. A continuar assim, daqui a pouco, não teremos mais professores.

Anônimo disse...

Assunto de extrema importância. Considero-me um exemplo: sou licenciado pela UEFS mas não exerci a profissão de professsor, pois encontrei condições melhores. Parabéns ao Senador. Tomara que o discurso gere alguma ação efetiva.

Cristiane disse...

Estava mais do que na hora de alguém da importância de um senador federal tomar partido de uma causa mais que nobre, que é Educação. Que o Exmo.possa levar essa discussão a patamares mais elevados.

Mariana disse...

Mais elevados que o senado, Cristiane, seria na presidente Dilma!? Não sei não...os petistas governantes não estão ligando muito prá educação. Melhor o senador agir com seus pares.