Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard
9 a 15 de maio - 14 - 17 - 20

domingo, 21 de fevereiro de 2010

Formaturas viraram uma esculhambação

A formatura é para ser uma das mais importantes cerimônias acadêmicas. Uma sessão solene e formal para a colação de grau, outorga do diploma aos alunos que concluem curso superior de graduação.
A solenidade é realizada com veste talar, a toga, e com a presença de paraninfo, patrono, homenageados e oradores. Assim, um momento único.
Mas as formaturas promovidas em Feira de Santana - como em outros lugares - mesmo ganhando ares de organizadas, são festas como se fossem de largo, cada vez mais bagunçadas, com formandos e familiares tocando cornetas e buzinas, soprando apitos, levantando faixas, fazendo barulho e muita zoada, até nos momentos de pronunciamentos, como se fizessem parte de torcidas indóceis em estádios de futebol.
Creio que formandos e dirigentes das faculdades estão se deixando levar pelas sugestões de empresas de formaturas, que na realização de imagens para convites, álbuns e vídeos, impõem até nariz de palhaço e ridículas perucas coloridas aos participantes.
"As formaturas se transformam em verdadeiros espetáculos de triste alegria enlatada", comentou um convidado em formatura de turma de Ciências Contábeis da Faculdade Anísio Teixeira, realizada na noite de sábado, 20.
Os formandos não estão sendo exigentes com a pompa e circuntância do momento inesquecível e geralmente se deixam levar por um modismo, pois não têm consciência da importância do ato - ou não estão preocupados com isso.
Cada formando é levado a escolher uma música do seu gosto - e o mal gosto impera, com diferentes estilos, a maioria axé, pagode, sambão e vaneirão - para pontuar o momento de sua colação de grau.
O certo é que um momento que é para ser ser emocionante e alegre para reconhecimento e agradecimento, está virando uma verdadeira esculhambação. Quem é convidado é obrigado a ouvir o que não gosta e a presenciar até o rebolation dos mais engraçadinhos. Uma verdadeira tortura.

7 comentários:

Danilo Aguiar disse...

Dimas adora as coisas finas & clássicas! (hehe)

José Cerqueira disse...

Eu já deixei de ir a formatura, pois de fato está uma esculhambação.

Alberto Filho disse...

Por que uma solenidade como formatura tem que ter tanta bagunça, é modernismo?

Antonio Carlos disse...

Colação de grau é solenidade e não carnaval.

Unknown disse...

E logo depois do carnaval, heim!!!Ninguém merece. O pior de tudo, Dimas, é que estas coisas não são combinadas com TODOS, que deveriam ser unânimes na escolha do repertório, em se tratando de uma formatura. Assim como o colega de cima, já a uns tres anos, avisamos a amigos e parentes prá não contarem conosco nessas solenidades, até porque, não suporto muito barulho.

Anônimo disse...

ANGEL SILVA
Concordo plenamente. comparecer a uma solenidade de formatura está se tornando bem desagradável. TEMOS DE ATURAR GRITOS, APITOS E CORNETAS.

Fabiana Andrade disse...

Até que enfim alguém que concorda comigo!
É tudo isso que Dimas falou e mais um pouco. Porque tá como convidado (ou até como formando) num evento assim é muito desconfortável. Mas, como tudo faz parte da cultura e tudo tem um porquê, este tipo de "formatura" só é uma amostra de como está a educação "superior" no Brasil e o que as faculdades estão "cuspindo" na sociedade.

Muito bom este texto de Dimas. Torço para que seja divulgado em mais veículos.