A Suprema Corte dos Estados Unidos autorizou a Exxon Mobil a seguir com um processo contra empresas petrolíferas estatais de Cuba por propriedades confiscadas após a tomada de poder por Fidel Castro há quase sete décadas.
A decisão foi tomada por 6 votos a 3 e representa uma vitória jurídica para a empresa e para a pressão do governo Trump sobre Havana.
O caso envolve ativos da antiga Standard Oil em Cuba, como refinaria, terminais e postos de combustível, que foram estatizados pelo regime cubano em 1960.
A Exxon afirma que uma lei de 1996 permite processar esse tipo de confisco nos tribunais americanos, enquanto as empresas cubanas diziam que estavam protegidas contra a ação.
Com juros e pedido de indenização tripla, o valor em disputa pode chegar a centenas de milhões de dólares.
A decisão ocorre no mesmo momento em que Washington endurece as pressões econômicas em relação a Cuba, inclusive com novas acusações do governo Trump contra Raúl Castro.
Paralelamente, Cuba acaba de aprovar medidas inéditas de abertura econômica para evitar um colapso econômico.
Fonte: https://vespeiro.com/


Nenhum comentário:
Postar um comentário