Visão do drama romântico "O Escândalo do Século" (The Girl in the Red Velvet Swing), de Richard Fleischer, 1955. "A Garota no Balanço de Veludo Vermelho" é a tradução do título original. Um drama de época sensual, sombrio e trágico.
Baseado em um dos casos de assassinato mais notórios do início do século 20, este filme foi obrigado pelo Código de Produções Cinematográficas a superar inúmeras exigências, apenas insinuando vagamente alguns elementos da trama e ignorando completamente outros, já que tratava de estupro, assassinato e outros temas que o Código listava como proibidos de serem representados na tela.
No prólogo: "Em 1906, o caso do assassinato de Thaw-White abalou a América. Por envolver um homem de grande importância, outro de grande riqueza e uma jovem de extraordinária beleza, permanece único nos anais do crime... O que se segue foi extraído de relatos reais do julgamento e de entrevistas pessoais com Evelyn Nesbitt."
No início do século XX, em Nova York, um triângulo amoroso entre a bela corista Evelyn Nesbit (Joan Collins), o renomado arquiteto Stanford White (Ray Miland) e o jovem e excêntrico milionário de Pittsburgh Harry K. Thaw (Farley Granger), que culminou em um dos escândalos mais notórios da época. Existe uma grande animosidade entre os dois homens. Harry sente que aqueles que frequentam a alta sociedade concedem a Stanford muitas regalias, que ele acha que são suas. Enquanto Stanford é maduro e refinado, Harry é impetuoso, impulsivo e volátil. A animosidade entre os dois aumenta ainda mais depois que conhecem Evelyn, a bela modelo por quem se apaixonam e que está participando do coro de sua primeira revista musical na Broadway. Após conhecer a garota, Stanford, que ainda ama sua esposa Elizabeth (Frances Fuller) e não pretende se divorciar dela, deseja proporcionar a Evelyn o conforto e a educação daqueles que fazem parte do seu círculo social. A paixão dele por ela persiste mesmo tendo idade suficiente para ser pai dela. Evelyn admite estar apaixonada por Stanford, mas não tem certeza se consegue assumir o papel de amante. O que acontece nesse triângulo amoroso é mais influenciado não pelo que os dois homens farão para conquistá-la, mas sim pelo sentimento mais forte que ambos nutrem de não querer ver a garota com outro.
Ainda no elenco: Luthjer Adler, Cornelia Otis Skinner, Glenda Farrell, Phillip Reed, Gale Robbins, John Hoyr e Emile Meyer, entre outros.


Nenhum comentário:
Postar um comentário