Fotos: Angelo Pinto
Foi iniciado na noite desta quarta-feira, 17, no Coreto da Praça Monsenhor Renato Galvão, o projeto Retreta: Nosso Palco É a Praça, que marca o retorno das filarmônicas aos antigos coretos de Feira de Santana. Foi uma noite muito especial, com cerca de trezentas pessoas assistindo à espetáculo inédito.
A Sociedade Filarmônica 25 de Março, tendo como regente Antônio Neves, resgatou a "tradição musical que moldou a cidade". Uma tradição centenária, diga-se. Em seguida, a Sociedade Lítero Musical 25 de Dezembro, de Irará, fez apresentação como convidada.
A 25 de Março executou dobrados e marchas, além de clássicos da MPB como "Preta, Pretinha" e "A Banda". A 25 de Dezembro fez homenagens aos maestros Estevam Moura e Tertuliano Santos, além de executar sinfonia de Mozart. O enlevo musical foi patente.
No entorno da praça, a belíssima exposição de fotos da Feira de Santana antiga, restauradas e ampliadas pelo fotógrafo José Ângelo Pinto. Aconteceu também a distribuição do livro "Espaço Vago", de Helder Alencar, reeditado pela Fundação Senhor dos Passos, com organização de Carlos Mello. Exemplar do livro foi trocado por dois quilos de alimentos, destinados ao Centro Social Monsenhor Jessé.
"A Fundação Senhor dos Passos conseguiu agregar um gesto de solidariedade a um momento especial de beleza única e de encontro com amigos", considerou Péricles Marques, presidente da Fundação Senhor dos Passos.
Entre os presentes, familiares de Helder Alencar, secretários de Cultura Cristiano Lobo e de Planejamento Carlos Brito com Vera, superintendente do Procon Mauricio Carvalho e Sra., ex-prefeito José Raimundo de Azevêdo com Sarah Pires, professora Ana Rita Neves, Péricles Marques, presidente da Fundação Senhor dos Passos, integrantes da instituição Angelo Pinto, Cristina Santos, Cícero e Marilene Barreto, Plínio Ramon, bem como membros da Academia de Educação, da Academia Feirense de Letras, do Instituto Histórico e Geográfico. Artista plástico e arquiteto Juraci Dórea com Selma Oliveira, Dimas Oliveira com Doralice, jornalistas Marcílio Costa (assessoria de imprensa) Elsimar Pondé, Emanoel Freitas (Viva Feira), Everaldo Góes (Feira Hoje) e videomaker José Ricardo Santos, mais Casimiro Trindade, Raimundo Luiz Lopes.
Com a colaboração de Marilene Carneiro Barreto



Nenhum comentário:
Postar um comentário