Pesquisa que entrevistou mais de 480 cineastas ao redor do mundo chegou às 10 maiores obras da sétima arte: quais você já assistiu?
O cinema é uma arte que transcende gerações, culturas e fronteiras. Desde os primórdios da sétima arte, filmes têm sido criados, discutidos e celebrados por sua capacidade de contar histórias, emocionar e refletir a condição humana. Mas quais são os melhores filmes de todos os tempos?
Em 2022, a renomada revista Sight and Sound, publicada pelo British Film Institute, divulgou sua lista decenal dos 100 melhores filmes, baseada na opinião de 480 diretores e cineastas de todo o mundo. Essa lista, conhecida como "Directors' Poll", é uma das mais respeitadas do cinema.
A lista dos diretores de Sight and Sound oferece um panorama fascinante do cinema, reunindo obras que desafiam, emocionam e inspiram. Desde clássicos atemporais até filmes que ganharam reconhecimento recentemente, essa seleção é um convite para explorar a diversidade e a profundidade da sétima arte.
Qual desses filmes você já assistiu? Qual merece um lugar no seu top 10? Compartilhe suas opiniões e descubra (ou reassista) essas obras-primas que continuam a definir o que o cinema pode ser.
1. 2001: Uma Odisseia no Espaço
Stanley Kubrick, 1968
Uma jornada épica que vai desde os primórdios da humanidade até o futuro distante, explorando temas como evolução, inteligência artificial e o destino da humanidade. Com efeitos visuais revolucionários e uma narrativa enigmática, 2001 é considerado um marco da ficção científica.
2. Cidadão Kane
Orson Welles, 1941
A história do magnata da mídia Charles Foster Kane, contada através de flashbacks após sua morte. Considerado por muitos como o maior filme de todos os tempos, Citizen Kane revolucionou a linguagem cinematográfica com sua narrativa não linear e técnicas inovadoras, mas também mostrou o papel da imprensa marrom e da mídia na manipulação da opinião pública.
3. The Godfather
Francis Ford Coppola, 1972
Um retrato poderoso da família Corleone, uma dinastia do crime organizado nos EUA. Com atuações icônicas de Marlon Brando e Al Pacino, The Godfather é uma obra-prima sobre poder, lealdade e traição.
4. Jeanne Dielman, 23, quai du Commerce, 1080 Bruxelles
Chantal Akerman, 1975
Um estudo minucioso da vida de uma viúva que vive uma rotina meticulosa em Bruxelas. O filme é celebrado por sua abordagem feminista e sua representação realista do cotidiano.
5. Tokyo Story
Ozu Yasujiro, 1953
Um casal de idosos visita seus filhos em Tóquio, apenas para descobrir que estão ocupados demais para dar-lhes atenção. Um retrato comovente sobre solidão e as mudanças na sociedade japonesa.
6. Vertigo
Alfred Hitchcock, 1958
Um detetive aposentado com vertigem é contratado para seguir a esposa de um amigo, envolvendo-se em uma trama de obsessão e identidade. Um dos filmes mais influentes de Hitchcock.
7. 8½
Federico Fellini, 1963
Um diretor de cinema em crise criativa lida com suas memórias, sonhos e fantasias enquanto tenta concluir seu próximo filme. Uma obra autobiográfica e surreal.
8. Mirror
Andrei Tarkovsky, 1975
Uma reflexão poética sobre memória, infância e a passagem do tempo, através de imagens oníricas e narrativa não linear. Um dos filmes mais pessoais de Tarkovsky.
9. Close-up
Abbas Kiarostami, 1989
Baseado em eventos reais, o filme conta a história de um homem que se passa pelo diretor iraniano Mohsen Makhmalbaf. Uma mistura única de documentário e ficção.
10. In the Mood for Love
Em Hong Kong nos anos 1960, dois vizinhos descobrem que seus cônjuges estão tendo um caso e desenvolvem uma relação intensa e melancólica. Um filme visualmente deslumbrante sobre amor e saudade.


Nenhum comentário:
Postar um comentário