Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

Promoção no Orient CinePlace Boulevard

Promoção no Orient CinePlace Boulevard

Pré-venda e pré-estreia no Orient CinePlace Boulevard, quarta-feira, 25

Pré-venda e pré-estreia no Orient CinePlace Boulevard, quarta-feira, 25
14 - 16h20 - 18h40 (Dublado) - De quinta-feira, 26, a segunda-feira, 30: 13h40 - 16 - 18h20 - 20h40 (Dublado)

Pré-venda e pré-estreia no Orient CinePlace Boulevard, quarta-feira, 25

Pré-venda e pré-estreia no Orient CinePlace Boulevard, quarta-feira, 25
14 - 16h15 - 18h35 - 20h55. De quinta-feira, 26, a segunda-feira, 30: 13h50 - 16h15 - 18h35 - 20h55

terça-feira, 31 de outubro de 2023

Flita: Literatura e memória

Terceira edição do evento de Festa Literária de Aratuípe celebra o letramento artístico e a produção dos talentos locais






Edilson Espínola (Foto 1: Emerson Ichikawa), 39 anos, agente de saúde do município de Aratuípe, é, sem dúvidas, um dos moradores com a maior expectativa para a realização da Festa Literária de Aratuípe (Flita) deste ano. O evento - que será realizado entre os dias 23 e 26 de novembro, com o tema Literatura e Memória - será um marco na vida do Edilson escritor. O coordenador da equipe de Endemias do município escreve poesias desde os 15 anos. "Comecei a escrever quando minha mãe morreu, era uma forma de transbordar".

A dor era tamanha que Edilson não conseguia chorar. Então, começou a escrever. Escrevia sem pretensão, como forma de aliviar as dores, de ressignificar o mundo após a partida de alguém tão essencial. Depois de participar da Flita como espectador, resolveu lançar na edição deste ano seu primeiro livro. "A Flita foi um despertar para mim... Se não tivesse participado, não teria essa coragem de abrir o baú", conta entusiasmado com o evento de lançamento agendado para acontecer 23 de novembro, na Biblioteca Roque Barata, na abertura oficial do evento.

O livro "Poesia & Afeto", lançado pela Cogito Editora, reúne 62 poesias, algumas ainda da época de escola. A produção literária foi dividida em cinco partes: As Marcas, As Dores, Amores, Ciclo e Versos Diversos. "Mostrar meu livro pra minha cidade, o lugar que eu pertenço, será o momento mais aguardado da vida daquele menino que sofreu calado com a perda da mãe, que tinha o choro preso no peito, um grito guardado que ecoava dentro de si, finalmente um desabafo. É também uma forma de gratidão com os diversos atores que marcaram a minha vida: minha família, amigos, os professores que incentivaram desde cedo através da valorização da minha arte", define o escritor que estará ao lado de grandes nomes da produção literária baiana e nacional, como Tiganá Santana, Aldri Anunciação, Luana Souza, Sulivã Bispo, Livia Natália, Emília Nunez, Ionã Scarante, Luana Souza, Marcos Cajé, Márcia Mendes na terceira edição da Festa Literária de Aratuípe.

Aratuípe em efervescência cultural

O município de Aratuípe, localizado a 86 Km de distância da capital baiana, terá auditórios, escolas, bibliotecas, ruas e praças ocupadas por uma vasta programação de atividades gratuitas, como palestras, lançamento de livros, rodas de conversa com escritores, oficinas, saraus e apresentações artísticas que fortalecem a cultura local e popular. "A Flita é uma festa literária afetuosa, inclusiva e diversa! O público é animado e se envolve com as atividades. Esta é a segunda edição da qual participo e, para mim, é uma alegria estar, mais uma vez, presente!", resume Livia Natália (Foto 2: Divulgação), escritora e Doutora em Teoria da Literatura da Universidade Federal da Bahia (Ufba), onde desenvolve pesquisas sobre literaturas negras.

A programação completa da festa literária já está disponível no site www.flita.com.br. O evento terá uma exposição fixa em homenagem ao poeta, músico e jornalista aratuipense José Leone, falecido em 1983. O objetivo da Flita é proporcionar à comunidade um ambiente cultural diversificado, incentivar a formação de novos leitores e valorizar a identidade cultural do município. "No ano do Bicentenário da Independência da Bahia, entendemos que discutir como a memória convoca conhecimentos sobre território, povo, culturas e dos nossos saberes tradicionais é uma forma de iluminar o presente e alinhavar um futuro", pontua a curadora da Flita, Meg Heloise (Foto 3: Divulgação), que emenda: "A memória é um percurso coletivo. Então, será uma festa para reverenciar nomes potentes e criar novas memórias".

Um dos momentos mais aguardados acontecerá sábado, às 16 horas, com a realização da mesa "Modos de Lembrar Para Iluminar o Presente", com participação de Tiganá Santana e mediação de Cândida Moraes. O compositor, cantor, instrumentista, poeta, produtor musical, diretor artístico, curador, pesquisador vai compartilhar sobre sua experiência da escrita poética, que começou aos 9 anos. No mesmo dia, às 10 horas, acontece a mesa "Politização das Memórias: Literatura e Diáspora", com a participação de Aldri Anunciação e Sulivã Bispo e mediação de Amanda Julieta.

Outra novidade desta edição: vivências, um espaço dedicado à literatura para as infâncias na Flitinha e programação alternativa no espaço Conexão Flita, esse será um espaço também pensando para acolher o público mais jovem. Na Flitinha, além de apresentação de escolas municipais, recitais de poesias, vai ter contação de história musicada "O Voo da Arara", com Laiana Vieira e Julián Alarcón, dramatização do livro "Anjo de Barro", de Ionã Scarante, e "As Memórias dos Oleiros de Maragogipinho".

Os escritores Marcos Cajé, Emília Nuñez e Deko Lipe participam da mesa "Era uma Vez... Por que ler para as crianças?", que terá mediação de Ionã Scarante. "A gente vai discutir muito a importância de ter essa abertura de leitura para nossas crianças, especialmente para as crianças pretas. Fazer com que esses meninos e meninas se vejam nos livros, nas narrativas", conta animado Marcos Cajé, escritor de literatura afro fantástica que participa pela primeira vez da Flita.

A Festa Literária de Aratuípe (FLITA) é uma realização da Prefeitura Municipal de Aratuípe. Para o prefeito de Aratuípe, Antônio Marcos Araújo de Souza, a Flita é a realização de um grande sonho para a comunidade, um evento de celebrar memórias e construir legado.

Enviado por Fernanda Carvalho, da Frente & Verso Comunicação Integrada

Feira de Santana recebe a principal feira internacional de artesanato e decoração do país

Evento estará na Praça E2 do Boulevard Shopping, a partir desta quarta-feira, com entrada gratuita


Principal feira de artesanato e decoração do Brasil, a Feira Internacional de Artesanato e Decoração - Nações & Artes chega à Feira de Santana em novembro, trazendo peças exclusivas do Brasil e de outros países, como Senegal e Marrocos. O evento estará na Praça Principal do Boulevard Shopping, a partir desta quarta-feira, 1 de novembro. A entrada é gratuita.  
Esta será uma oportunidade para os feirenses conhecerem os costumes e culturas de diversos países. Além disso, os consumidores poderão adquirir itens e peças artesanais exclusivos, com preços a partir de R$ 15,00. O funcionamento da feira segue os horários do centro de compras: segunda-feira a sábado, das 10 às 22 horas, e domingos e feriados, das 12 às 20 horas. 
Cada estande terá elementos da sua região de origem, oferecendo produtos como tapeçaria, vestuário, artesanato, itens de decoração, bijuterias e obras de arte.  

Enviado por Juliana Vital, da ComunicAtiva Associados

Morre reggaeman Jorge de Angélica


O cantor e compositor Jorge de Angélica, feirense da Rua Nova, será sepultado nesta terça-feira, 31. Ele faleceu na segunda-feira, 30, aos 64 anos. Trata-se de um dos grandes nomes do reggae em Feira de Santana e na Bahia, autor de "Cobra Coral", em parceria com Tonho Dionorina, e "Bahia Negra".
Com quase 50 anos de carreira, era um dos fundadores do Afoxé Pomba de Malê e dos projetos "Cobra Coral" e "Mão Angelical: Jesus com a Gente".
O corpo está sendo velado no Centro de Velório Gilson Macedo, na Kalilândia. O sepultamento está marcado para às 15 horas no Memorial Jardim das Flores.

segunda-feira, 30 de outubro de 2023

"Bom Dia Bahia" ganha mais espaço na TV Aratu a partir de 1º de novembro

Telejornal começa meia hora mais cedo para que baianos acordem já atualizados


Boa notícia para o jornalismo e para os baianos: a partir do dia 1º de novembro, o programa "Bom Dia Bahia", telejornal matutino da TV Aratu, terá mais meia hora de conteúdo. O matinal da afiliada do SBT na Bahia vai passar a entrar no ar às 6h30 e seguirá até 8 horas.
O "Bom Dia Bahia" estreou em abril deste ano e tem apresentação da jornalista Silvana Freire, que possui mais de 15 anos de experiência cobrindo fatos locais e nacionais. O telejornal conta com equipes de reportagens prontas para dar voz à população cobertura ao vivo sobre as principais notícias que o baiano precisa para começar o dia bem-informado.
"A família baiana acorda cedo e o 'Bom Dia Bahia' quer acompanhar a rotina dos nossos telespectadores que estão começando o dia, mostrar como está o trânsito para quem está saindo para trabalhar, previsão do tempo, vagas de emprego, notícias sobre a capital e interior, além de esportes. Teremos mais 30 minutos de conteúdo, e continuará sendo o jornal que informa com leveza e muito diálogo. Estamos chegando mais cedo com mais informação", conta Silvana Freire.
Crédito da imagem: Marketing/TV Aratu.
Enviado por Bruno Ganem

domingo, 29 de outubro de 2023

Botafogo perde mas continua líder


Terminada a trigésima rodada do Campeonato Brasileiro Série A
, na noite deste domingo, 29, o Botafogo foi derrotado pelo Cuiabá. Mas o time mantém-se desde a terceira rodada na liderança, agora com 59 pontos ganhos,  seis pontos à frente do vice-líder. 

Vale ressaltar que o Botafogo tem um jogo a menos.


sexta-feira, 27 de outubro de 2023

Cinema em "A Valsa Entre Cactos"


Escritora Conceição Carvalho engendra cenas

Cinema permeia o livro "A Valsa Entre Cactos", de Conceição Carvalho, lançado na quinta-feira, 26. Nas partes I, II e IV, as referências. .

Uma das personagens é uma "garota do Colégio Santanópolis dos encontros furtivos no cinema Santanópolis", que combinava encontro, sem data, com colega.

"(...) enquanto cenas do meu primeiro encontro com Oscar no cinema me invadiam. Nos beijamos mais do que vimos o filme. Eu estava derretida, com seus beijos, seu cheiro, o conhecimento, a coragem, a ideologia. (...)1966 foi um ano fértil no cinema. Não perdíamos nada."

"Nesse momento passou-me um filme:"

"Caímos no filme de Bergman (Ingmar), que entrou em meio a tantas conversas. Sabíamos tanto sobre Persona através dos jornais. Os símbolos, encaixados antes da história propriamente, nos intrigava, Bergman queria o quê? Como também a mudança do título original, de forma tão radical, no Brasil: Quando duas mulheres pecam; a questão do relacionamento próximo de duas mulheres... Estávamos inquietas para que fosse lançado e chegasse à Bahia."

"Por incentivo ao cinema, na Rússia."

"Sobre as inúmeras vezes que fomos assistir a filmes, sobre a discussão destes na universidade (...)"

Quem sabe o romance não vire tema de um filme?

Morte do ator Richard Roundtree


Faleceu na terça-feira, 24, o 
ator norte-americano Richard Roundtree, aos 81 anos. Era conhecido por ser protagonista de "Shaft" (1971) e demais filmes do detetive negro - "O Grande Golpe de Shaft" (1972), "Shaft na África" (1973) mais  remake "Shaft" (2000). Também atuou em "Terremoto"(1974), "Diamantes" (1975), "Seven: Os Sete Pecados Capitais" (1995), "George, O Rei da Floresta" (1997), e "Do Que as Mulheres Gostam" (2019). Tem muitas participações - são cerca de 150 títulos - em filmes e programas de TV. 

Feira de Santana entre os 20 municípios com mais mulheres no Brasil


Feira de Santana está entre os 20 municípios com proporcionalmente mais mulheres no Brasil. 

De acordo com lista do Censo Demográfico 2022, divulgada nesta sexta-feira, 27, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatistica (IBGE), a cidade é a décima nona, com percentual de 53,43. São 329.253 mulheres e 287.019 homens.

Mais duas cidades baianas aparecem na lista: Salvador é a segunda, com 54,40% e Itabuna, a décima sexta, com 53,47%.

Noite de cultura



O Museu de Arte Contemporânea Raimundo de Oliveira voltou a ter uma grande noite de cultura, com o lançamento do livro "A Valsa Entre os Cactos", de Conceição Carvalho, na noite de quinta-feira, 26.
Ao lado de Doralice Oliveira, anotamos as presenças de Marinaldo Carvalho, Carlos Brito, Silvio Marques, Raimundo Pires e Yara Cunha Pires, Ligia Motta e Gil Mário Menezes, Luciano Ribeiro e Valdna Ribeiro, Josué Mello e Tecla Mello, Naron Vasconcelos e Sônia Vasconcelos, Arlindo Lima, Heloisa Coli, Expedito Freire e Célia Freire, Beto Cerqueira e Sra., Francisco Ricardo Falcão e Sra., Eva Pereira, Georgia Pitombo, Rita Lemos, Moacir Cerqueira, Eliana Carvalho, Kátia Carvalho, Marilene Barreto, Helena Rosas, Nalva Rios, Oydema Ferreira, Licia Silva, Ailton Pitombo, Alana Freitas, Ana Margarida Leal, Ana Rita Almeida, Aonia Brito do Vale, Celia Christina Carvalho, Maria Zélia Freitas, Milma Carvalho, Katia Petillo, Rita Jatobá, Humberto Oliveira, João Batista de Cerqueira, Roberval Pereyr, Eduardo Borges, Amadeu Campos, Valdemir Santos, Mário Sérgio Ferreira, Aldo Filgueiras, Alberto Emanoel, Roberto Lima e Silva, e mais.

quinta-feira, 26 de outubro de 2023

"A Valsa Entre os Cactos"


Ao lado de Doralice Oliveira, com exemplar autografado pela escritora Conceição Carvalho.

Lançamento concorrido esta noite no Museu de Arte Contemporânea Raimundo de Oliveira.

Filmes em Exibição no Orient CinePlace Boulevard

 Com Milena Batista

LANÇAMENTOS NACIONAIS

ASSASSINOS DA LUA DAS FLORES
 (Killers of the Flowers Moon), de Martin Scorsese, 2023. Com Leonardo DiCaprio, Robert De Niro e Lily Gladstone. Drama. 
Na década de 1920, membros da tribo nativa americana Osage são assassinados em Osage County, Oklahoma, depois que petróleo é encontrado em suas terras, e o FBI decide investigar.  Não recomendado para menores de 14 anos. Duração: 206 minutos. Horários: 19h15 (de quinta-feira, 26, a sábado, 28) e 13 horas e 19h20 (de domingo, 29, a quarta-feira, 1 de novembro)19h15.

FIVE NIGHTS AT FREDDY'S: O PESADELO SEM FIM 
(Five Nights at Freddy's), de Emma Tammi, 2023. Com Josh Hutcherson, Matthew Lillard e Elizabeth Lail. Terror. 
Um segurança problemático começa a trabalhar na Pizzaria Freddy Fazbear. Já no primeiro dia, ele percebe que o turno da noite no Freddy's não será tão fácil assim. Não recomendado para menores de 16 anos. Duração: 105 minutos. Horários: 13h50, 16h05, 18h20 e 20h35
PRÉ-ESTREIA

NÃO ABRA!
 (It Lives Inside), de Bishal Dutta, 2023. Com Megan Suri, Neeru Bajwa e Mohana Krishnan. Terror
Sam, uma adolescente que lida com os conflitos entre sua origem indiana e a vida nos Estados Unidos, acidentalmente liberta uma antiga entidade demoníaca de um jarro que jamais deveria ter sido aberto. À medida que o mal se alimenta dos seus piores medos, ele precisará desvendar segredos ancestrais para tentar salvar sua vida e a de todos ao seu redor. Não recomendado para menores de 16 anos. Duração: 120 minutos. Horário: 19 horas (domingo, 29, segunda-feira, 30, e terça-feira, 31).
CONTINUAÇÕES



TROLLS 3: JUNTOS NOVAMENTE
 (Trolls Band Together), de  Walt Dohrn e Tim Heitz, 2023. Animação. À medida que se aproximam, Poppy dedscobre que Tronco faz parte do fenômeno de boyband favorito dela, BroZone, com seus quatro irmãos. Quando um deles, Floyd, é sequestrado por vilões, os dois embarcam em uma jornada para resgatá-lo.
 Segunda semana. Classificação: Livre
Duração: 92 minutos. Horários: 13h05, 15, 17 e 19 horas (exceto na quarta-feira, 1).



O EXORCISTA: O DEVOTO (The Exorcist: Believer), de  David Gordon Green, 2023. Com Leslie Odom Jr., Lydia Jewett, Olivia O'Neil, Linda Blair e Ellen Burstyn. Terror. Desde a morte de sua esposa grávida em um terremoto no Haiti, há 12 anos, Victor Fielding tem criado sua filha Angela sozinho. Mas quando Angela e sua amiga Katherine desaparecem na floresta e retornam três dias depois sem memória do que aconteceu com elas, isso desencadeia uma série de eventos que obrigará Victor a confrontar o nadir do mal e, em seu terror e desespero, buscar a única pessoa viva que testemunhou algo parecido antes: Chris MacNeil. Terceira semana. Cópia dublada. Não recomendado para menores de 18 anos. Duração: 111 minutos. Horários: 16 horas, 18h20 e 20h40 (quinta-feira, 26, a domingo, 28), 13 horas e 17h30 (de segunda-feira, 29, a quarta-feira, 1).


MEU NOME É GAL, de  Dandara Ferreira e Lô Politi, 2023. Com .Sophie Charlotte, Dandara Ferreira e Fábio Assunção. Drama biográfico. 
 
Retrato sobre a cantora baiana, que mergulha no momento em que a tímida Gracinha se torna Gal Costa, durante os anos inovadores e estonteantes que ajudaram a dar forma à maior cantora brasileira. Terceira semana. Não recomendado para menores de 16 anos. Duração: 120 minutos. Horário: 16h50.


O PROTETOR: CAPÍTULO FINAL
 (The Equalizer 3), de  Robert Fuqua, 2023. Com Denzel Washington, Dakota Fanning, David Denman e Gaia Scodellaro. Ação e suspense. 
 
Robert McCall se sente em casa no sul da Itália, mas descobre que seus amigos estão sob o controle dos chefes do crime local. À medida que os eventos se tornam mortais, McCall sabe o que deve fazer: tornar-se o protetor de seus amigos e enfrentar a máfia. Cópia dublada. Quarta semana. Não recomendado para menores de 18 anos. Duração: 122 minutos. Horário: 13h30 (quinta-feira, 26, a sábado, 28), 16h50 (domingo, 29, a quarta-feira, 1).


PATRULHA CANINA: UM FILME SUPERPODEROSO
 (Paw Patrol: The Mighty Movie), de Cal Brunker, 2023. Animação. 
Um meteoro mágico cai na Cidade da Aventura, dando aos protagonistas caninos superpoderes condizentes com suas personalidades. É quando o arqui-inimigo da Patrulha Canina, Humdinger, escapa da prisão e se junta a uma cientista louca para roubar os poderes deles. Cabe á menor dos protagonistas, Skye, pará-los e descobrir sua própria força sem os poderes do meteoro. Quarta semana. Cópia dublada. Classificação: Livre. Duração: 90 minutos. Horário: 13 horas.


SOM DA LIBERDADE (Sound of Freedom), de Alejandro Monteverde, 2023. Com Jim Caviezel, Mira Sorvino, Bill Camp e Cristal Aparicio. Drama. Depois de resgatar um menino de traficantes de crianças implacáveis, um agente federal descobre que a irmã do menino ainda está em cativeiro e decide embarcar em uma missão perigosa para salvá-la. Com o tempo se esgotando, ele deixa o emprego e viaja para as profundezas da selva colombiana, colocando sua vida em risco para libertá-la de um destino pior do que a morte. Sexta semana. Cópia dublada. Não recomendado para menores de 14 anos. Duração: 131 minutos. Horário: 21 horas.

JOGOS MORTAIS X
 (Saw 10), de Kevin Greutert, 2023. Com Tobin Bell, Stewven Brand e Sunnove Madody Lund. Terror. 
John Kramer, doente e desesperado, viaja para o México em busca de um procedimento experimental e uma cura milagrosa para seu câncer, apenas para descobrir que toda a operação é na verdade um golpe para fraudar os mais vulneráveis. Armado com um novo propósito, o serial killer retorna ao seu trabalho. Quinta semana. Cópia dublada. Não recomendado para menores de 16 anos. Duração: 118 minutos. Horários: 15h10 e 21h30 (de domingo, 29, a quarta-feira, 1 de novembro)
.

Lembrando aniversário de Irving São Paulo


Se fosse vivo, o ator Irving São Paulo (abaixado) completaria 59 anos nesta quinta-feira, 26. Ele faleceu há 17 anos, em 10 de agosto de 2006.

Quem lembra é o irmão Olney Júnior (no meio), que enviou foto dos três irmãos - Ilya, também falecido, é o outro.

Josué Mello lança livro com a sua trajetória de vida


Na sexta-feira, dia 10 de novembro, às 19 horas,  na sede do Ined/UFRB, no bairro SIM, o lançamento do livro “O Poder Libertador da  Escola na Trajetória de Vida de Josué da Silva Mello".
O escritor do livro, o sergipano e doutor em História Claudefranklin Monteiro Santos, se debruçou na história de vida de um menino que saiu da lavoura, aos 16 anos, da sua cidade natal, Lagarto, Sergipe, para viver um sonho: estudar, ser pastor e professor. E foi no Colégio 2 de Julho, em Salvador, que ele cursou do ensino fundamental ao 2º ano do Ensino Médio.
De família presbiteriana, a trajetória do menino Josué teve um diferencial; além de seguir no campo dos estudos pedagógicos, continuou se dedicando à sua religião, tanto que, ao concluir o segundo grau em São Paulo, lá residiu por dois anos exercendo a presidência da organização nacional da Juventude Presbiteriana.
O pastor e professor Josué Mello chegou em Feira de Santana em 1965, onde continuou a sua trajetória. O sonho foi se tornando realidade, em todos os aspectos da sua vida, seja familiar, educacional, social, religiosa e até mesmo empresarial.
Certamente teremos uma noite onde a história exitosa de um homem servirá de inspiração para muitos. A beleza de uma vida onde cada passo foi regado por muito trabalho, dedicação e perseverança.
Enviado pela Academia de Educação de Feira de Santana 

quarta-feira, 25 de outubro de 2023

Botafogo agradece


Mesmo sem jogar na vigésima nona rodada do Campeonato Brasileiro da Série A, o Botafogo mantém sete pontos de diferença para o segundo colocado.

O Alvi Negro agradece pelas derrotas do Bragantino e do Flamengo.

Nesta quinta-feira, 26


 

O Sesi está no Mundo Senai! Venha conferir!


 

terça-feira, 24 de outubro de 2023

Entre a civilização e a barbárie

grande dilema de Israel será mesmo como lidar com uma operação militar previsivelmente prolongada em Gaza ao mesmo tempo que procura condições para a indispensável solução política para o conflito. Artigo do professor André Azevedo Alves para o Observador:



O bárbaro ataque terrorista em grande escala perpetrado pelo Hamas contra Israel no passado dia 7 de Outubro torna evidente que não há qualquer possibilidade de envolver o Hamas numa solução política para o conflito israelo-palestiniano. Perante o que se passou, Israel tem não só direito a defender-se mas também a obrigação de erradicar o Hamas à luz do direito internacional.
Encontrar uma solução política estável e duradoura que abra caminho à paz na região é fundamental, mas um pré-requisito fundamental para iniciar seriamente esse caminho é uma vitória decisiva na guerra de Israel contra o Hamas. Esta não é, no entanto, uma guerra convencional. Israel tem o dever de respeitar o direito internacional – incluindo o frequentemente mal invocado princípio da proporcionalidade (que consiste, não em qualquer equivalência de baixas ou práticas, mas em utilizar meios adequados aos objectivos militares legítimos, ponderando na decisão os efeitos colaterais expectáveis). Do outro lado está uma organização terrorista que, ao contrário de Israel, dirige os seus ataques deliberadamente contra civis empregando todos os meios ao seu alcance.
Ninguém de bom senso duvidará que, se o Hamas tivesse ao seu dispor os meios militares de que Israel dispõe, o resultado seria o genocídio dos israelitas. Importa recordar que só o Hamas dirige os seus ataques deliberadamente contra alvos civis. E que o faz lançando os seus rockets a partir de escolas, hospitais e mesquitas. Aliás, o Hamas faz isso precisamente porque sabe e confia que Israel – ao contrário do Hamas – procura respeitar o direito internacional e minimizar baixas civis.
Enquanto os israelitas procuram evitar e minimizar danos colaterais civis, o Hamas tem como alvo principal deliberado os civis israelitas – ao mesmo tempo que não tem qualquer pudor em utilizar civis palestinianos como escudos humanos. Os rockets do Hamas visam matar o maior número possível de civis israelitas. Os ataques de Israel procuram minimizar baixas civis palestinianas. Em Israel, o sistema Iron Dome utiliza mísseis para proteger civis. Em Gaza, o Hamas utiliza civis palestinianos para proteger os mísseis que lança contra civis israelitas. A responsabilidade principal pela morte de inocentes, tanto israelitas como palestinianos, é do Hamas e de todos quantos apoiam, directa e indirectamente, essa organização terrorista.
No curto prazo as três prioridades devem ser a eliminação do Hamas, a contenção da expansão do conflito a novas frentes e a libertação de todos os reféns israelitas e internacionais (incluindo portugueses) raptados e detidos pelo Hamas. Mas importa não esquecer que a médio e longo prazo a paz e a estabilidade dependem de uma solução política, para a qual a comunidade internacional deve contribuir. O grande dilema de Israel neste momento será mesmo como lidar com uma operação militar previsivelmente prolongada em Gaza ao mesmo tempo que procura gerar condições para essa mesma indispensável solução política para o conflito.
Postado há  por 
Fonte: https://otambosi.blogspot.com/

Virada Esportiva Skate Street Festival PDV 2023 conhece seus vencedores

100 competidores disputaram os troféus do evento em sete categorias; outros 74 skatistas também participaram de competições paralelas

 




O skate foi destaque na Virada Esportiva Salvador. No sábado, 21, e domingo, 22, cerca de 100 atletas competiram em sete categorias na modalidade Skate Street, que é olímpica. As competições foram realizadas na pista localizada no Parque dos Ventos e foi aberta ao público, que pôde conferir as manobras e interagir com os competidores.
Homologado pela Federação de Skateboard do Estado da Bahia (Feseb), a Virada Esportiva Skate Street Festival PDV 2023 aconteceu no formato Jam Session. Ou seja, cada atleta teve direito a executar cinco manobras, para que somente as três maiores notas fossem computadas. Também, 76 skatistas participaram dos eventos de Free Session e Best Trick’s foram realizados, sempre ao som do DJ Kbça.
"Na Free Session, todos os árbitros performaram e foram avaliados por três atletas. É uma maneira de inverter os papéis e promover igualdade entre ambos os lados. No caso do Best Tricks, skatistas das mais diversas categorias foram premiados com as melhores manobras", explica o coordenador geral da competição, Ernesto Belote.
A Virada Esportiva Skate Street Festival PDV 2023 foi uma das 20 modalidades que fizeram parte da virada, realizada pela Prefeitura Municipal do Salvador, através da Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esporte e Lazer (Sempre). O evento foi produzido pela empresa MTE Brasil (Marketing, Turismo e Entretenimento). Somando a competição e eventos paralelos, cerca de 174 skatistas participaram do projeto e fizeram as suas manobras.
"Vale ressaltar, que, por integrar um outro projeto, essa competição foi independente do Circuito Baiano de Skate Street Amador. Por isso, não contou pontos para o ranking estadual. Isso foi pontual. Para a próxima etapa, tudo voltará ao normal", ressalta André Borges, diretor de competições da Feseb.
A temporada do skate na Bahia está prevista para se encerrar no mês de novembro, em sede a ser definida, com a realização da 2ª etapa do Circuito Baiano de Skate Street Amador.

Campeões:

Masculino

Master: Henrique Diniz - Ilhéus;

Amador: Jonathas Oliveira – Salvador;

Iniciante: Ronald Nunes - Feira de Santana;

Mirim: João Vitor Miranda – Salvador.

Feminino

Amador: Victoria Maria Assis Camilo - Salvador;

Iniciante: Alice Santos França - Simões Filho;

Mirim: Valentina Barreto - Lauro de Freitas.

Crédito das imagens: Rodrigo Calzone
Enviado por Bruno Ganem