O western "O Homem dos Olhos Frios" (The Tin Star), de Anthony Mann, 1957, é um clássico do gênero. Foi visto no Cine Íris, em 1967.
A narrativa do filme é como um curso intensivo de como se tornar um xerife. O ex-xerife Morg Hickman (Henry Fonda) é o mestre de Ben Owens (Anthony Perkins). Também mostra como a figura do caçador de recompensas era necessária no Velho Oeste. Ainda no filme, temas como intolerância racial e o preconceito contra índios. Foi indicado ao Oscar de Melhor Roteiro (Barney Slater, Joel Kane e Dudley Nichols)
Na ação, Hickman, um frio caçador de recompensas, chega a uma pequena cidade carregando o corpo de um homem. Ele vai ao escritório do jovem e desajeitado xerife provisório Ben Owens para receber a recompensa. Como ele tem que esperar a confirmação para o pagamento, fica na cidade, mas sem pousada. Ele conhece o garoto Kip (Michael Ray), que o leva a casa de sua mãe, Nona (Betsy Palmer), uma viúva que vive afastada das pessoas por ter se casado com um índio. Ela aceita ceder a casa para Morgan, que se afeiçoa aos dois.
Morgan acaba ajudando o xerife num duelo com o truculento Bogardus (Neville Brand), que é parente do morto. Ele queria ser o xerife, mas a população não o aceitara. Ben fica impressionado com Morgan e pede ajuda para lhe ensinar a ser xerife. Morgan não gosta muito da ideia, mas à medida que as coisas vão se complicando na cidade, ele resolve ajudar Ben.
Ainda no elenco, nomes de John McIntire, Lee Van Cleef, James Bell, Mary Webster e Russell Simpson.
Nenhum comentário:
Postar um comentário