Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

domingo, 12 de fevereiro de 2023

Lembrando de "O Homem de Kiev"

 



Assista ao início do filme

"O Homem de Kiev" (The Fixer), de John Frankenheimer, 1968, é baseado no livro "O Bode Expiatório" (The Fixer) de Bernard Malamud, ganhador do Prêmio Pulitzer e National Book Award em 1967. Tem roteiro de Dalton Trumbo, indicado ao Globo de Ouro, assim como teve indicações de Melhor Filme, Melhor Ator (Alan Bates) e Melhor Ator Coadjuvante (Hugh Griffith). Alan Bates também foi indicado ao Oscar.
A narrativa é baseada em uma história real e aborda temas como antissemitismo, liberdade, injustiça, consciência, coragem, determinação, filosofia (faz referências a Spinoza e Jean Jacques Rousseau), auto educação e a construção de bodes expiatórios.
A história ocorre na Ucrânia, na época parte da Rússia czarista, pouco antes da Primeira Guerra Mundial (1914-1918) e da Revolução Bolchevique (1917).
O camponês judeu russo Yakov Bok (Alan Bates) foi injustamente preso por um crime improvável - o "assassinato ritual" de uma criança gentia em Kiev. Na prisão, ele ganha dignidade à medida que os esforços para humilhá-lo e fazê-lo confessar fracassam.
"Eles o acusaram... Eles o espancaram... Eles o condenaram... e depois de tudo, eles tinham mais medo dele do que nunca."
Deixa a mensagem de que todo ato feito é uma declaração política. Mesmo o ato de ser apolítico é uma declaração de política.
Em Feira de Santana, foi exibido e visto no Cine Santanópolis, em dezembro de 1970. Tenho o DVD na minha coleção, adquirido 48 anos depois.

Nenhum comentário: