Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard
9 a 15 de maio - 14 - 17 - 20

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2023

Não-governo interfere no Monumento ao Caminhoneiro


Antes


Hoje



O Monumento ao Caminhoneiro criado pelo artista plástico Gil Mário, foi inaugurado há quase mais de 15 anos - em 15 de setembro de 2007, pelo então prefeito José Ronaldo de Carvalho.
Implantado na praça Jackson Amaury é um dos cartões postais de Feira de Santana.
Nesses dias, a própria Prefeitura Municipal instalou um cano preto, que interfere na obra de arte. Interferência sem o consentimento do artista Gil Mário Menezes, que fez postagem em seu perfil no Facebook sobre o fato.
Com menos de quatro anos de existência, em 2011, no governo de Tarcízio Pimenta, o equipamento  também sofreu situação lamentável, encontrando-se com estrutura metálica enferrujada, a parte em cimento armado suja, luminárias quebradas, gramado queimado, muretas rachadas, lajotas retiradas e espaço servindo de lar para morador de rua.
O que é
Concebido em homenagem aos profissionais do volante que contribuem decisivamente para o progresso e o desenvolvimento de Feira de Santana, o Monumento ao Caminhoneiro foi construído na praça Jackson do Amaury, local de grande fluxo de veículos, pois interliga as rodovias BR-116 e BR-324. O equipamento, construído com recursos próprios do Município, é considerado o maior dos monumentos já construídos no interior do Norte/Nordeste do país. Além de cartão postal, ilustra diversas revistas de circulação nacional, é tema de estudos, inclusive de trabalhos de conclusão de cursos de Comunicação Social e motivo de documentário.
O Monumento ao Caminhoneiro possui estrutura mista, metálica e em concreto armado, transpassando a avenida Presidente Dutra, sobre a rotatória da praça Jackson do Amaury. De arquitetura abstrata bastante moderna, remete à ideia da cabine de um caminhão e sua carroceria atravessando a pista.

O canteiro central que abriga o monumento recebeu na época moderna estrutura. O local foi pavimentado com lajotas em concreto e os canteiros receberam palmeiras, das espécies imperial e cariontes, além de gramas em placa e pequenas plantas que completam o ajardinamento. Para maior conforto dos transeuntes, foram instalados 14 bancos em tubo galvanizado niquelado e madeira, distribuídos estrategicamente. Também foram colocadas 10 torres de iluminação, com lâmpadas de maior luminosidade. Outra medida adotada foi a colocação de rampas de acesso à praça, visando garantir aos portadores de cuidados especiais, principalmente cadeirantes, livre acesso. E para a praça ser mantida sempre verde, foram instalados poços artesianos. Mas, no desgoverno atual como no passado nada disso está mantido.

Nenhum comentário: