O médico pediatra Outran Sampaio Borges faleceu na manhã deste sábado, 19, aos 73 anos. Nascido em Baixa Grande, veio para Feira de Santana em 1953, onde cursou o primário na Escola Nossa Senhora das Graças, com a professora Zenaide Figueiredo. Ingressou no Ginásio Santanópolis, onde estudou por dois anos, tendo concluído o curso ginasial no Colégio Estadual de Feira de Santana, em 1965. Ingressou na Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia (UFBa), em 1969. Na época, simultaneamente, começou a lecionar a disciplina de Química, no Colégio Estadual. Posteriormente, a partir de 1976, ensinou Anatomia e Fisiologia no curso de Auxiliar de Patologia e sendo diplomado, especializou-se em Pediatria.
Em 1980, coordenou o ambulatório de Pediatria do Hospital Geral do Exército, em Salvador, onde serviu como oficial médico do Exército Brasileiro. Foi um dos fundadores da Unimed Feira de Santana.
Entre 2005 e 2013,
durante oito anos, foi provedor da Santa Casa de Misericórdia de Feira de
Santana. Na sua gestão transformou o Dom Pedro de Alcântara em hospital de alta
complexidade. Também dirigiu o Hospital Colônia Lopes Rodrigues. Recebeu
da Câmara Municipal o Título de Cidadão Feirense e do Município a
Ordem Municipal do Mérito de Feira de Santana.
Poeta, escritor e compositor lançou livros, entre os quais "Célula Doce Corpo", "O Protonauta", "Cabeça de Frade", "Os Quatro Caminhos do Vento", "A Verdade, o Tempo e Outras Mentiras", "As Velas do Meu Navio e Outros Poemas ao Vento", e tornou-se membro da Academia Feirense de Letras, Cadeira 37. Participava do movimento literário do Grupo Hera e Movimento Poético Nacional.
Era
casado com Gersonita Borges com quem tinha os filhos Bruno, Thais e Outran
Junior.
Nenhum comentário:
Postar um comentário