Estudantes do 3º ano da Escola João Paulo I (JPI) doaram, para moradores do distrito de Tiquaruçu, em Feira de Santana, alimentos e produtos de higiene pessoal durante visita pedagógica ao lugar. Entre os alunos, presentes no momento realizado na sexta-feira, 9, estava Lua Lee, que revelou sua estratégia para arrecadar itens. "Fiz vídeo solicitando que as pessoas doassem e postei ele nas redes sociais e nos grupos de WhatsApp da minha família. Me senti muito bem fazendo parte dessa campanha de arrecadação, pois é sempre bom ajudar o próximo", contou.
Representando a comunidade local, Gislene Lima, popularmente conhecida como dona Gigi, recebeu os donativos e informou a quem eles seriam entregues. "Famílias com deficientes e em situação de extrema pobreza, que não recebem nenhum auxílio [dos poderes públicos], serão beneficiadas. Essa doação das crianças é muito importante, pois tem gente aqui no distrito que amanhece o dia e não tem nem o pó para fazer café. Agradeço por essa parceria", disse.
A visita iniciou a Expedição Histórica, integrante do tradicional projeto 'Vivendo Feira Ontem, Hoje e Sempre', realizado pela escola. "O projeto envolve os componentes curriculares de Geografia, História e Língua Portuguesa. Iniciativa pioneira da nossa escola, a ação coloca nossos estudantes em contato direto com relevantes aspectos locais, tais como economia e cultura. Vivenciando e refletindo sobre Feira de Santana, eles compreendem que precisamos resgatar e preservar a memória das origens feirenses. Assim, além de conhecerem mais a história do lugar onde nasceram… vivem, as crianças se identificam como agentes transformadoras do município", declarou a coordenadora pedagógica Karine Oliveira.
Maria Luiza Rios frisou como foi a visita. "Muito bom, legal e divertido visitar Tiquaruçu, local onde a heroína Maria Quitéria foi batizada e que tem o Reisado de São Vicente e a Bata do Feijão como parte da cultura. No distrito, entrevistamos moradores e aprendemos ainda mais sobre o lugar", disse. Entre os entrevistados esteve a comerciante Rosinete Pinho, que destacou, além da tranquilidade de Tiquaruçu, a precariedade do transporte público para a localidade.
Expedição Histórica
Na próxima quinta-feira, 15, os alunos cantarão no Paço Municipal Maria Quitéria em homenagem a Feira de Santana, que completa 189 anos no domingo, 18. A Expedição Histórica chega ao distrito de Humildes em 23 de setembro. No mês de outubro, no dia 21, os estudantes farão um tour histórico pela cidade e visitarão locais como o Mercado de Arte Popular (MAP) e o Casarão Fróes da Mota. Em 28 de outubro, a Lagoa do Prato Raso, no bairro Queimadinha, e o Parque da Lagoa, nas Baraúnas, recebem a Expedição Histórica.
(Com informações de Comunicação JPI)
Nenhum comentário:
Postar um comentário