O bolero
"Besame Mucho", da
pianista e compositora mexicana Consuelo Velázquez (21.08.1916-22.01.2005), é uma música muito utilizada em trilhas sonoras de filmes.
De vários gêneros e nacionalidades - Brasil, Canadá, Espanha, Estados Unidos,
Finlândia, Israel, Itália, México, Noruega, Reino Unido, Rússia e Sérvia.
Está em dramas, como "Amazonas dos Ares" (Ladies Courageous), 1944; o clássico "Assim Caminha a Humanidade" (Giant), com Elizabeth Taylor, Montgomery Cliff e James Dean, 1956; "Ádua e Suas Companheiras" (Adua e le Compagne), com Simone Signoret e Marcello Mastroianni, 1960; "Noites de Casablanca" (Noches de Casablanca), com Sara Montiel (Vídeo); "Os Direitos dos Filhos" (Los Derechos de los Hijos), 1963; "Ha-Beyit Berechov Chelouche", 1973; "Moscou Não Acredita em Lágrimas", 1980; "A Santa Que um Dia Sangrou" (Santa Sangre), 1989; "Avalon" (Avalon), 1990; "Arizona Dream: Um Sonho Americano" (Arizona Dream), 1992; "Grandes Esperanças" (Great Expectations), 1998; "El Embrujo de Shangai", 2002; "O Americano Tranquilo" (The Quiet American), 2002; "O Sorriso de Mona Lisa" (Mona Lisa Smiles), 2003; e "Em Boa Companhia" (In Good Company), 2004.
Está em dramas, como "Amazonas dos Ares" (Ladies Courageous), 1944; o clássico "Assim Caminha a Humanidade" (Giant), com Elizabeth Taylor, Montgomery Cliff e James Dean, 1956; "Ádua e Suas Companheiras" (Adua e le Compagne), com Simone Signoret e Marcello Mastroianni, 1960; "Noites de Casablanca" (Noches de Casablanca), com Sara Montiel (Vídeo); "Os Direitos dos Filhos" (Los Derechos de los Hijos), 1963; "Ha-Beyit Berechov Chelouche", 1973; "Moscou Não Acredita em Lágrimas", 1980; "A Santa Que um Dia Sangrou" (Santa Sangre), 1989; "Avalon" (Avalon), 1990; "Arizona Dream: Um Sonho Americano" (Arizona Dream), 1992; "Grandes Esperanças" (Great Expectations), 1998; "El Embrujo de Shangai", 2002; "O Americano Tranquilo" (The Quiet American), 2002; "O Sorriso de Mona Lisa" (Mona Lisa Smiles), 2003; e "Em Boa Companhia" (In Good Company), 2004.
Em comédias, como "Epopeia da Alegria" (Follow the Boys), 1944; "À Toda Máquina!" (A.T.M.), 1951; "Sucedeu em Acapulco" (Sucedió em Acapulco), 1953; "Cara de Anjo" (Cara de Ángel), 1956; "Fim de Semana" (Fin de Semana), 1964; "Luar Sobre Parador" (Moon Over Parador), com Sonia Braga, filmado no Brasil, 1988; "Corra Que a Polícia Vem Aí 2 ½" (The Naked Gun 2 ½: The Smell of Fear), 1991; "Inspetor Faustão e o Malandro: A Missão (Primeira e Única)", com Fausto Silva e Sergio Mallandro, 1991; "As Tardes de Gaudí" (Gaudi Afternoon), 2001; "Paraíso do Improviso" (Il Paradiso all’Improvviso), 2003; e "Juno" (Juno), 2007.
Em musicais, como "Mexicana", 1945; "Bolero Imortal" (Bolero Inmortal), 1958; e o canadense "Minha Vida em CinemaScope" (Ma Vie em CinémaScope), 2004.
Também no western "Pulseira Misteriosa" (The Cowboy and the Senorita", 1944, com Roy Rogers; na animação "Chico & Rita" (Chico & Rita), 2010; no
thriller israelense "Besame Mucho", 2001; bem como documentários, como "Deixa Estar" (Let It Be) sobre The Beatles, 1970.
No Brasil, em 1987, Francisco Ramalho Jr., dirigiu "Besame Mucho". O filme conta a trajetória de dois casais, Xico e Olga, e Tuca e Dina, e como a canção interferiu em suas vidas.
Vários seriados de TV também utilizaram "Besame Mucho", exemplo de "Miami Vice", em 1987.
Nenhum comentário:
Postar um comentário