Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir


Pré-venda de ingressos

Pré-venda de ingressos
Pré-estreia nesta quarta-feira, 2/10: 18 - 18h30 - 19h30 - 20h30 - 20h50 - 21h20; semana de lançamento de 3 a 9/10: 15h20, 17h50, 18h10, 20, 20h40 e 21 horas

Lançamento nacional - Orient CinePlace Boulevard

Lançamento nacional - Orient CinePlace Boulevard
14 - 16h15 - 18h30 - 20h40 (Dublado)

terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Fórum Educação e Cidadania: Realidades e Cenários



Fundação Ulysses Guimarães realiza encontro com educadores, pensadores, estudantes e a sociedade baiana para troca de saberes e elaboração de propostas coletivas sobre a educação que temos, a educação que queremos e o que fazer
A Educação é um dos principais pilares da Fundação Ulysses Guimarães (FUG) e o tema marca a primeira ação do plano de trabalho da entidade para 2014: o Fórum Educação e Cidadania: Realidades e Cenários, que acontece na próxima sexta-feira, 14, na sede da OAB, na Piedade, das 8h30 às 12h30 e das 14 às 18 horas, com inscrição gratuita pelo site www.forumeducacaoecidadania.com.br e informações no (71) 3230-8891.
A organização é da secção Bahia da própria Fundação, entidade que exerce a secretaria executiva do evento, que tem como eixo principal da discussão o Plano Nacional de Educação (PNE), já na reta final de aprovação pelo Congresso Nacional. O Plano trata de todos os aspectos da política educacional para o Brasil e estabelece uma série de obrigações para os próximos dez anos. Entre elas, a erradicação do analfabetismo, o oferecimento de educação em tempo integral e o aumento das vagas no ensino técnico e na educação superior.
Segundo o secretário-executivo da FUG na Bahia, Claudio Mascarenhas, o objetivo é reunir estudantes, pais, educadores, gestores, mentes pensantes da Bahia e do país para trocar conhecimento e elaborar uma proposta de política pública única, envolvendo os diversos atores em Salvador e nos principais municípios baianos, para onde o Fórum também será levado com o intuito de ampliar a discussão sobre a educação que temos hoje, a que queremos para o Brasil e o que fazer.
"Pretendemos realizar uma ação itinerante e elaborar propostas coletivas que cheguem até o Congresso Nacional, uma vez que existem diversas correntes de pensamento sobre a educação como política pública", explica Mascarenhas, que fará a abertura do evento juntamente com o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil - Secção Bahia (OAB/BA), Luís Viana Queiroz, seguida de debates com os palestrantes convidados.
O Fórum pretende coletar contribuições, contextualizando e comparando a história e o cenário brasileiro da educação em relação ao do mundo. "Queremos refletir sobre o papel da Educação no desenvolvimento do país, a partir do conceito da nação, de família, cidadania, sociedade, estado, cultura, ciência, tecnologia, economia, IDH e qualidade de vida”, declara o secretário-executivo da Fundação. “O nosso objetivo é promover um debate que identifique as convergências, consensos e complementaridades sistêmicas entre as diversas visões e abordagens temáticas sobre a Educação, assim como suas várias dimensões, como forma de fortalecimento de propostas cada vez mais coletivas", confirma o professor Elísio Brasileiro, presidente da FUG.
Em cada evento, haverá uma análise da Educação como política pública sob a ótica dos diversos atores sociais locais: acadêmicos, políticos, professores, gestores públicos, gestores sociais, estudantes etc., enriquecendo o debate sobre as profundas questões levantadas sobre o assunto, com constatações, reflexões e prospecções. Daí nasce o título do Encontro, "Realidades e Cenários".
O rol de produtos da FUG/BA, além do Programa de Formação Política, oferecido nacionalmente, com sete cursos a distância; a Revista Ulysses Guimarães; a coletânea de livros "O Pensamento Político Brasileiro", com sete títulos, dois baianos (Milton Santos e Castro Alves); e a publicação dos Cadernos Gestores Públicos. Na Bahia, a Fundação também criou o Prêmio de Literatura Ulysses Guimarães e o Núcleo de Estudos Rômulo Almeida, referência em planejamento público, por meio de uma cooperação técnica com parceria com diversas universidades, municípios e organizações da sociedade civil, ajudando a desenvolver tecnologias e experiências de planejamento e gestão que visem a modernização e o fortalecimento do poder público e da sociedade.
PROGRAMAÇÃO
Ø  Composição da Mesa de Honra - Luis Viana Queiroz, Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil - Secção Bahia
Ø  Abertura
Ø  Saudação - Componentes da Mesa
Ø  Claudio Mascarenhas - Secretário-Executivo da FUG BA: Apresentação do Fórum, do Encontro e da FUG
Ø  Composição da mesa: com fala do presidente do PMDB da Bahia, Geddel Vieira Lima
Ø  Eliseu Padilha - FUG Nacional: Plano Nacional de Educação
Ø  Elísio Brasileiro - FUG BA: "Por uma Educação Libertadora"
Ø Joaci Góes - Academia de Letras da Bahia: "Educação, Gestão e Compromissos"
Ø  Paulo Bahia - UFRJ: "Educação, Republicanismo e Cidadania"
Ø Iraci Picanço - Conselho Nacional de Educação Ufba: "A Política Educacional no Brasil, Expectativas e Resultados"
Ø  Neuza Miranda - Ufba: "Alimentação e Saúde, Educação dos Gostos e Gostos dos Saberes"
Ø Armênio Santos Souza - Associação Brasileira de Medicina de Tráfego/Instituto Irani Castro Jordam/ICebras: "Educação, Trânsito e Visão"
Ø Taís Almeida Costa - Escola Experimental BA: "Educação e Desenvolvimento Moral"
Ø  Cibele Amado - Ciags Ufba: "Educação, Articulação e Solidariedade, “Territórios colaborativos pela Educação - Uma Experiência na Bahia”
Ø  Lilite Cintra - Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental Ciea-BA: "Educação, Meio Ambiente e Cidadania"
Ø  Elisiane da Silva - FUG Nacional: "Educação, Política e Consciência - Ferramentas e Recursos Educacionais"
(Com informações de Adriana Nogueira e Cinara Pereira, da Assessoria de Imprensa do PMDB da Bahia)







Nenhum comentário: