Mozart, cerveja e cultura... É o ano da
Alemanha no Brasil.
Mas, o encontro vai além desses ícones e remete à outra
relação mais antiga:
a influência da arquitetura alemã no país
Tanto na edificação como na decoração
de interiores, a arquiteta Estela Netto segue o preceito do arquiteto alemão Mies Vander Roh que diz que menos
é mais
A arquiteta Adriana Morávia lembra a
importância da poltrona Barcelona. Um ícone do design, criado por Mies Vander Roh, ainda muito
especificada nos projetos de interiores contemporâneos
O ano da Alemanha no
Brasil já começou. Desde o dia 13 de maio, com o tema "Quando Ideias Se
Encontram", o evento está unindo os dois países com o intuito de fortalecer
laços, principalmente no que diz respeito à economia, cultura e ciência. Se as
relações entre essas duas potências se estreitam apenas agora, na arquitetura,
esse movimento é antigo.
Há muito o Brasil
bebe na fonte do arquiteto alemão Ludwig Mies Vander Roh.
Referência no século XX, ele é inspiração para muitos profissionais brasileiros
até hoje. O alemão é mentor da arquitetura que prima pelo racionalismo, clareza
e sofisticação. Ele ainda é autor das famosas frases "Menos é mais" e "Deus
está nos detalhes".
Para a arquiteta e
especialista em História da Cultura e da Arte, Estela Netto, Mies Vander Roh é um ícone. "Sem dúvida, ele
é uma referência nos projetos mais contemporâneos. A leveza de sua arquitetura,
a forma ligada à função, a utilização rica de materiais e a beleza indiscutível
de seu mobiliário serão sempre referência para todos, inclusive, para meu
trabalho", salienta.
A arquiteta Adriana Moravia conta que ela também absorve
influências do alemão: "Mies Vander Roh é precursor
de um estilo baseado na linha reta. Dessa forma, ele está presente no meu
trabalho, já que primo pelo uso de linhas retas e de materiais nobres,
como mármore travertino, vidro, ônix e aço cromado".
Adriana lembra ainda
que a poltrona Barcelona, criação do arquiteto alemão, ainda é muito utilizada
nos projetos atuais: "Ela fica perfeita em ambientes residenciais e comerciais. A poltrona é
composta de uma estrutura de aço, em forma de x, com assento e o encosto em
couro".
Para Estela, a
contribuição de Mies Vander Roh para a arquitetura brasileira
não foi pontual, mas abrangeu toda uma linha de pensamento sobre o homem, a
cidade, uma época. "A corrente desse profissional tem um forte diálogo com o
universo das artes. No início, até dialogou com vanguardas européias e
neoplasticistas, o que também acabou por influenciar a arquitetura do mundo",
destaca.
(Com informações de Ana Paula Horta e
Fernanda Pinho, da Mão Dupla Comunicação)
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