Empresas apostam em diversos atrativos como
forma de reconhecer os clientes que acreditam no seu trabalho a ponto de
indicá-lo a parentes e amigos
Em tempos de fácil acesso à Internet e às redes sociais, a prática já se
tornou comum: ao ter uma experiência negativa com determinada empresa, o
consumidor não perde tempo e trata de comunicar a todos sobre o ocorrido. O
hábito de desabafar sobre suas experiências pessoais desagradáveis e, ao mesmo
tempo, alertar conhecidos ou não sobre possíveis danos já, inclusive motivou a
criação de sites especializados em reclamações.
Já quando ocorre o contrário, das experiências de compra ou atendimento
serem satisfatórias, as manifestações são um pouco mais tímidas. Comenta-se
sobre a satisfação com um amigo ou outro - especialmente aqueles que estão em
busca do mesmo produto ou serviço - estabelecendo assim o famoso boca a boca.
Mesmo sem causar alarde, o boca a boca tem força, muitas vezes maior que a
própria publicidade, afinal, trata-se de um comentário desinteressado vindo de
alguém de confiança.
Atentas a esse filão, empresas buscam recompensar
clientes que indicam sua marca. É o caso, por exemplo, da Give Imóveis. "O
benefício oferecido ao nosso cliente que faz uma indicação pode chegar a até um
salário mínimo em prêmios", explica Leandro Palmeira, diretor da Give Imóveis,
lembrando que o mercado imobiliário é um dos que mais se movimenta pelas
indicações, afinal, a compra de uma casa pode ser a compra mais importante da
vida de uma pessoa e requer muita confiança. Além disso, a premiação pode vir
em dose dupla para quem indica. "Muitas construtoras também oferecem
benefício. Sendo assim, é possível que o cliente receba dois benefícios pela
indicação: o nosso e o da construtora", explica Palmeira.
É claro que, a recompensa por si só não atrai
clientes, uma vez que a indicação só é feita diante de uma experiência
positiva. Antes de oferecer benefícios é preciso oferecer um bom serviço e só
então os resultados poderão ser contabilizados. No caso da Give Imóveis, em
seis meses, o número de indicações dobrou. O que é bom para todos os
envolvidos: a empresa, o cliente fidelizado e o cliente indicado. "Se a empresa
foi indicada por alguém de confiança, do ciclo pessoal do cliente prospect,
ele terá maior segurança e conforto em também realizar sua experiência de
compra", finaliza Palmeira.
(Com informações de Ana Paula Horta e Fernanda Pinho, da Mão Dupla Comunicação)
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