Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

Lançamento nacional - Orient CinePlace Boulevard

Lançamento nacional - Orient CinePlace Boulevard
13 - 15 -16 - 18 - 21 (Dublado)

sábado, 24 de março de 2012

Apartamento novo ou usado? Qual é o melhor?

Quem vai adquirir um apartamento muitas vezes fica com essa dúvida. E é preciso estar muito atento para não escolher errado e gastar mais. Imóveis antigos podem parecer mais atrativos à primeira vista devido ao baixo valor. Mas o custo com reformas pode não compensar o investimento
Barulho, quebradeira e muito entulho. Esse, quase sempre, é o cenário que procede a compra de um apartamento usado. Muitas vezes, o imóvel precisa de reformas ou mesmo adequações para deixá-lo com a cara do novo dono. E a dor de cabeça não acaba por aí. Além dos inconvenientes causados pela obra, o valor deste pode custar o dobro do que o esperado. Para se ter uma ideia, somente reformas hidráulicas e elétricas não saem por menos que 30% do valor do imóvel. E se a reforma for grande, pode demorar até seis meses. Ou seja, são vários os fatores a serem levados em consideração na hora de adquirir um imóvel usado. Em muitos casos, a compra de um apartamento novo pode ser mais vantajosa.
Segundo Rodrigo de Castro, diretor de Engenharia e Produção da Construtora Carrara, o preço dos apartamentos usados pode parecer mais atrativo devido ao valor mais baixo, mas essa vantagem acaba não sendo tão grande assim quando se coloca no papel todos os custos com reparos: "O preço é mais em conta justamente porque o novo morador terá que arcar com custos de reformas, o que pode pegar o comprador de surpresa e acabar estourando o orçamento inicial".
Mesmo quem compra um apartamento novo precisa desembolsar um valor extra com revestimentos e personalização. Mas o custo é bem menor do que o gasto com um imóvel usado. As construtoras podem ajudar o cliente a gastar ainda menos. A Carrara, por exemplo, entrega todos os empreendimentos com revestimentos de primeira qualidade o que faz com que muitos clientes mudem para o novo apartamento sem gastar absolutamente nada com este quesito.
Os profissionais da construtora também sempre participam de feiras do segmento em busca de novidades para agradar e facilitar a vida de quem busca a casa própria. "Fazemos ainda pesquisas com nossos clientes para saberem quais revestimentos mais agradam. Assim, eles não precisam gastar com subsequentes trocas por outros de suas preferências", conta Rodrigo.
Há outros benefícios em se adquirir um apartamento novo. São eles: Garantia de cinco anos, o que não ocorre com um imóvel velho; a possibilidade de mudar o layout sem a necessidade de quebra-quebra, pois o imóvel é comprado ainda na planta; vagas de garagem, opção que nem sempre existe nos imóveis antigos; e manutenções menos frequentes em relação aos apartamentos antigos, que geralmente possuem rede elétrica e hidráulica antigas exigindo trocas ou manutenções mais regulares.
O diretor da Carrara finaliza com dicas para o consumidor escolher a menor opção na hora da compra. "Avalie bem o acabamento interno e externo dos empreendimentos. Procure um profissional, arquiteto ou engenheiro, para ajudá-lo; ele vai poder avaliar o quanto a pessoa pode e irá gastar e, assim, indicar um empreendimento novo ou antigo".
(Com informações de Ana Paula Horta e Fernanda Pinho, da Mão Dupla Comunicação)

Nenhum comentário: