Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

segunda-feira, 1 de junho de 2009

Conforto e consciência

Casa Cor Goiás 2009 mostra que sofisticação e sustentabilidade são as novas tendências do mercado

A Casa Cor Goiás 2009 abriu suas portas para apresentar as tendências do mercado de arquitetura, decoração, design e paisagismo, sempre preocupada em mostrar o morar bem e o bem viver por meio de ambientes diferenciados e elaborados com o que há de melhor em materiais, equipamentos e produtos. A 13ª Edição da mostra está sendo realizada desde 20 de maio e vai até 30 de junho, no Colégio Estadual Lyceu de Goiânia, construído na década de 1930, no Setor Central de Goiânia.
Durante os 40 dias de exibição, o publico pode conferir nos 42 ambientes, divididos em áreas comercial e residêncial, as novidades desta edição, apresentadas por 58 profissionais renomados, destacando: Recanto de Leitura, Espaço da Beleza, Quarto e Banho da Noiva, Loft do Louco por Informática, Jardins de Encontros, Jardim do Boulevard e o espaço Festas, local destinado a realização de eventos, coquetéis e workshops. A gastronomia está presente no Café Doce Doce, no restaurante I Maestri e na Pizzaria Originale. Outro destaque é o Memorial, ambiente que recorda a história do Lyceu e de alguns de seus alunos ilustres.
A realização da Casa Cor Goiás no Colégio Lyceu de Goiânia, o mais tradicional da capital, foi possibilitada devido à manutenção da parceria estabelecida com a Secretaria de Estado da Educação. O Lyceu, que fica localizado na Rua 21, nº 10, no Centro, dispõe de uma área total de 2.330 metros quadrados, sendo 1.890 metros quadrados de área construída. A Casa Cor revitalizou o prédio principal para abrigar a mostra. As aulas no colégio continuarão sendo ministradas nos prédios laterais, não sofrendo interferência alguma, e ocorrerão normalmente durante todo o período de funcionamento da exposição.
A revitalização do prédio foi realizada de acordo com as normas do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), já que o colégio foi tombado pelo Patrimônio Histórico Nacional em 2003. Isso significa que as reformas efetuadas não alteraram a fachada original do prédio, sendo feitas de forma a conservar as características da arquitetura Art Déco que o tornaram um dos 22 componentes do Acervo Arquitetônico de Goiânia. Na estruturação do evento estão envolvidas direta e indiretamente mais de 1,5 mil pessoas.
Novidades
Neste ano, a Casa Cor Goiás traz duas novidades. A primeira é a inclusão do tema “Sustentabilidade” nos ambientes em exposição, que apresentam soluções sustentáveis pensadas para promover a harmonia entre o ser humano e meio ambiente, sempre primando pelo conforto e funcionalidade. A segunda é que a mostra receberá o selo de “Evento Sustentável”, concedido pelo Grupo SustentaX. A mostra goiana será a primeira das franquias da Casa Cor a participar desse programa, sendo também o primeiro evento em Goiás a receber o selo de Sustentabilidade.
De acordo com o Grupo SustentaX, o conceito de sustentabilidade leva em consideração os critérios de redução das emissões, economia de energia e água, madeira e compostos de madeira, regionalidade dos materiais, conforto ambiental, reciclagem e reuso de materiais, paisagismo, salubridade, material de divulgação, acessibilidade, inventário das emissões de gases do efeito estufa e responsabilidade ambiental.
Segundo a diretora do grupo, Paola Figueiredo, uma pesquisa feita pelo Ibope com 1000 pessoas das classes A, B e C em setembro de 2007 revelou que 85% dos entrevistados disseram que vale a pena pagar mais caro por um produto que tenha sido fabricado com responsabilidade ambiental. Apesar do dado promissor, ela explica que ainda existe uma série de barreiras para tais compras, como desconhecimento da existência de produtos e serviços e dos critérios que os tornam sustentáveis, dúvidas sobre a qualidade dos mesmos e até a crença de que possuem baixa disponibilidade. “Sustentabilidade não deve ser confundida com primitivismo, já que o termo diz respeito à busca do equilíbrio entre o retorno financeiro, a diminuição do impacto ambiental e à inclusão social, com ênfase no combate ao desperdício, à redução de custos e ao aumento de produtividade”, explica.
O grupo SustentaX também explica que eventos sustentáveis são aqueles harmonizados com o meio ambiente e com a comunidade de sua influência, que proporcionam o melhor retorno para seus investidores e promotores e, ao mesmo tempo, conforto, saúde, segurança e produtividade para seus participantes, durante o seu período de realização. Um evento recebe a certificação de Sustentável quando: utiliza sistemas, equipamentos, materiais e procedimentos socioambientalmente corretos; quando todos os envolvidos na organização e prestação de serviço na preparação, montagem, operação e desmontagem e logística assumem em suas atividades o compromisso socioambiental; e também pela neutralização do dióxido de carbono produzido durante o evento.
Nova revista
A mostra lança a primeira edição da revista "Casa Cor Goiás", que trata do estilo de vida voltado para os segmentos de arquitetura, decoração, design e paisagismo e valoriza o trabalho dos profissionais participantes da exposição. A publicação, que será anual, também apresenta tendências internacionais, curiosidades e inovações, primando por um alto padrão gráfico e qualidade editorial de luxo. Dentre as pautas que compõem a primeira edição destacam-se a sustentabilidade e a homenagem à Burle Marx, além de matérias sobre entretenimento, consumo e gastronomia. A Revista está disponível para aquisição durante todo o período do evento.
Produtos licenciados
Em 2009, uma série de produtos licenciados serão vendidos na Loja Casa Cor. O destaque fica por conta da cerâmica Porto Brasil, que desenvolveu a linha Porto Brasil Casa Cor Collection, aliando a beleza e qualidade dos produtos desenvolvidos pela empresa com o design e o requinte característicos da exposição. A Tinta Suvinil, um dos patrocinadores do mostra, também lança uma linha com texturas e tonalidades inspiradas no evento. Além disso, velas perfumadas, home-sprays, CDs e livros também serão comercializados com a marca da mostra.
Ambientes Premiados
Os profissionais participantes da mostra tiveram mais um estímulo para caprichar na composição dos ambientes. A organização premiou os melhores espaços em seis categorias: Projeto Mais Sustentável, Projeto Mais Original, Projeto Mais Ousado, Melhor Projeto de Uso Público, Melhor Projeto Comercial e Melhor Projeto de Paisagismo. A comissão julgadora foi constituída por artistas plásticos, jornalistas e outros expoentes da sociedade goiana. Os vencedores receberam um troféu e dois certificados da honraria, sendo que um deles ficará exposto no ambiente durante toda a mostra.
Special Sale
Vai acontecer, nos dois últimos dias de realização da mostra, 29 e 30 de junho, uma venda especial. Nessas datas, os itens vendáveis disponíveis nos 42 ambientes da Casa Cor Goiás 2009 que incluem mobiliário, objetos, obras de arte, gravuras, esculturas, eletroeletrônicos, equipamentos, acessórios e produtos diversos, serão comercializados com descontos de 30% a 70%. Os automóveis não estarão inclusos no Special Sale. Os fornecedores serão os responsáveis diretos pela venda, pela definição da forma de pagamento e pela entrega do produto.
(Com informações da jornalista Taysa Lara, da Assessoria de Imprensa)

Nenhum comentário: