Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

Orient CinePlace Boulevard 14 a 20

Orient CinePlace Boulevard 14 a 20
15 - 18 - 21 (Dublado)

quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

Feliz Ano Novo

O Blog Demais
estima que
o Ano Novo
exceda todas as expectativas!

Números do Blog Demais

O Blog Demais encerra 2008 com 3.558 postagens (sem esta), média de 296 postagens mensais, sendo 238 neste último mês do ano. Setembro foi o mês com mais postagens - 454 - e março o mês com menos postagens - 164. Até o momento desta postagem o Hit Counter marcava 268.519 visitas.

Mais um segundo no último minuto de 2008

Dez... nove... oito... sete... seis... cinco ... quatro... três... dois... um... um.

A contagem regressiva para a chegada de 2009 vai ter um segundo a mais. É que o último minuto de 2008 terá 61 segundos para corrigir uma anomalia entre os relógios atômicos - que usam como base os ciclos da radiação de certos átomos - e o tempo astronômico, baseado na rotação da Terra. A informação é do Escritório Internacional de Pesos e Medidas, na França, órgão responsável pelo procedimento. Mas, segundo a edição desta quarta-feira, 31, do jornal "O Globo", os relógios não precisarão ser ajustados.

Lula fecha 2008 atacando jornalistas

Do "Jornal de Brasília":
Na última aparição pública no Planalto em 2008, o presidente Lula repetiu o tradicional discurso de crítica à oposição e à imprensa. Ao sancionar lei que muda a organização do ensino técnico federal, ele voltou a reclamar da extinção da CPMF pelo Senado e disse que os jornalistas costumam ignorar fatos importantes do governo. "Tivemos o percalço da CPMF, que um dia a história vai julgar", afirmou. Ao se queixar da imprensa, Lula, cometeu uma gafe: "Dizem que se a gente não repetir certas coisas muitas vezes a imprensa não publica. Então, por favor, liguem os gravadores", disse o presidente, sem perceber que não havia nenhum jornalista na solenidade, realizada numa sala do segundo andar do palácio. Como de costume, os repórteres foram proibidos de participar do evento. A Presidência só permitiu que os jornalistas acompanhassem por um monitor, no térreo do Palácio.

Convite para a posse

O prefeito de Feira de Santana José Ronaldo de Carvalho, o prefeito eleito Tarcízio Pimenta e o vice-prefeito Paulo Aquino estão convidando para o ato de posse do novo prefeito, que será realizado na quinta-feira, 1º de janeiro de 2009, com a seguinte programação:
10 horas - Missa na Catedral Metropolitana; 15 horas - Solenidade na Câmara Municipal; 16 horas - Solenidade no saguão do Paço Municipal Maria Quitéria.

Cinema brasileiro em baixa


Maioria dos filmes nacionais é ruim e falta de qualidade afasta público


Selton Mello em "Meu Nome Não É Johnny"
Divulgação
Dados da Agência Brasileira de Cinema (Ancine) dão conta da queda do desempenho do cinema brasileiro neste ano. A produção do cinema brasileiro, mesmo com ajuda das leis de incentivo fiscal, que em 2007 ficou na ordem dos R$ 137 milhões, não está atraindo o público.
Até o dia 4 de dezembro, oito milhões de espectadores (9,93% do público total) foram às salas de exibição ver filmes nacionais. Em 2007, foram 10,3 milhões de espectadores (11,6% do total) para os filmes brasileiros.
Os filmes nacionais lançados este ano não tiveram o desempenho de bilheteria esperado. Um dos motivos alegados é o número excessivo de filmes produzidos, sem que o mercado dê conta. Outro problema é a qualidade dos filmes - a maioria é muito ruim, mesmo.
A crise é tamanha que produtores estão comemorando quando um filme atinge a 100 mil pagantes. Em 2008, apenas "Meu Nome Não É Johnny", de Mauro Lima (exibido em Feira de Santana, no Orient Cineplace, entre 25 de janeiro e a 28 de fevereiro), com público de 2,1 milhões de espectadores, alcançou número significativo.

Os vereadores que tomam posse

Os 21 vereadores eleitos para a legislatura correspondente ao período 2009 a 2012 que tomam posse nesta quinta-feira, 1º de janeiro, são os seguintes, por ordem de votação:
Getúlio da Silva Barbosa (PP): 5.745 votos
Antônio Carlos Passos Ataíde (DEM), Carlito do Peixe: 5648
José de Arimatéia (PRB), Pastor José de Arimatéia: 4.571
Antônio Alcione da Silva Cedraz (DEM): 4.142 (*)
Everton Carneiro da Costa (PTN), Tom: 4.101
Gerusa Maria Bastos Silva Sampaio (PDT): 4.021
Eremita Mota de Araújo (PP): 3929
Reinaldo Miranda Vieira Filho (PMN), Ronny: 3879
Justiniano Oliveira França (DEM): 3876
Antônio Francisco Neto (DEM), Ribeiro: 3812
Luiz Augusto de Jesus (DEM), Lulinha: 3.737
Roberto Luís da Silva Tourinho (PSB): 3.152
José Sebastião Alves de Souza (PRTB), Bastinho: 2.898
Cíntia Daltro Machado (PSL): 2.863
Marialvo Barreto (PT): 2.750
Carlos Alberto Costa Rocha (PMDB), Frei Cal: 2.410
Ângelo Mário Cerqueira de Almeida (PT): 2.403
Roque Pereira do Carmo (PT do B): 2.384
Davi Evangelista Leite Neto (PMN): 2.281
José Marques de Messias (PSDB), Zé Curuca: 2.217
Ailton Araújo Rios (PSDB), Ailton Mô: 1.535
(*) Com a nomeação para secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Otávio Joel de Araújo (PFL), Sargento Joel: 3.514 votos, assume a vaga, contando também com a nomeação para secretário de Desenvolvimento Social do suplente Antônio Maurício Santana Carvalho (PR): 3.567 votos.

Deu em Claudio Humberto

Grande medalha da cultura
Para o presidente Lula. Graças ao acordo ortográfico, que ele assinou em cruz, descobriu o que quer dizer "vernáculo".

Gigolô da ignorância alheia

Comentário extraído do "Blog do Noblat":
Lula escolheu para fechar o ano a sua máscara preferida: a de vítima.
Voltou a repetir no Recife, durante a inauguração, ontem, de um parque, que seus críticos torcem para a crise financeira "arrebentar o Brasil". Só assim ele perderia popularidade.
- Tem gente torcendo para a crise arrebentar o Brasil. Tem gente dizendo: "Ah, agora a crise vai pegar o Lula. Agora é que nós vamos ver. Queremos ver se ele vai continuar bom na pesquisa. Queremos ver porque agora ele vai se lascar. É assim que falam.
Os empresários torcem para que a crise arrebente o Brasil - e por extensão os seus negócios? Não são suicidas.
Boa parte dos políticos de oposição é formada por empresários. A parte que não é quer sobreviver como todo mundo. Torce contra a crise e não a favor dela.
A mídia torce pela crise? Ela já está sendo vítima dela. Caiu o volume de anúncios em todos os meios de comunicação. Alguns jornais começaram a demitir.
Jornalista torce pela crise? Para quê? Para perder o emprego?
Interessa aos governadores José Serra e Aécio Neves, ambos aspirantes à vaga de Lula, que a crise desacelere o crescimento do país que pretendem herdar?
Para eles o ideal seria receber uma economia nos trinques. E governar em paz pelos próximos dois anos.
A condição de ex-retirante da seca ajudou Lula politicamente.
A de ex-metalúrgico que perdeu um dedo na prensa, também.
A de quem não estudou, mas mesmo assim chegou à presidência da República - essa nem se fala.
Diante de uma dificuldade maior, Lula veste a máscara de vítima - e desfila com ela por aí.
Foi assim quando vários escândalos ameaçaram seu governo. Ele acusou as elites de desejarem derrubá-lo - mas por que?
Elas jamais lucraram tanto antes. Se dependesse delas, Lula teria um terceiro e até um quarto mandato consecutivos.
A crise pode atrapalhar o plano de Lula de fazer o seu sucessor. Pode até mesmo arranhar sua popularidade.
É por causa disso que ele tenta jogar no colo dos adversários parte da responsabilidade pelos estragos que a crise venha a causar. Quer tirar vantagem da crise.
Esse tipo de comportamento da parte dele tem dado certo até aqui.
Entre nós, Lula é disparado o mais talentoso gigolô da ignorância alheia.

terça-feira, 30 de dezembro de 2008

AFE levou esperança e solidariedade para quem precisou

Foram oito anos em contato direto e diário com os mais humildes. Foi feita assistência social, sem cair no assistencialismo, na essência da palavra. “Levamos esperança e solidariedade para quem mais precisa. Tanto na cidade como na zona rural. Acredito que cumprimos os nossos objetivos, que foi ajudar continuamente”, disse a primeira-dama e presidente da Ação Feminina das Voluntárias Sociais de Feira de Santana (AFE), professora Ivanette Rios de Carvalho, que abraçou a causa dos mais humildes com paixão e determinação.
A AFE fez muito mais do que distribuir cestas de alimentos e brinquedos para as crianças. Ofereceu a oportunidade para que jovens carentes adquirissem conhecimentos na área da informática, com o Projeto de Educação Digital, e que mulheres que não tinham nenhuma perspectiva de vida iniciassem um processo produtivo que lhes deu opção de renda, para que complementassem o orçamento familiar, bem como recuperassem a auto-estima.
“Tenho certeza de que atingimos os nossos objetivos. Fizemos muito, mas diante da necessidade das pessoas e da falta de perspectiva, tínhamos que trabalhar ainda mais. Atingimos os nossos limites. Foi cansativo, mas não ficamos exaustas porque tudo foi feito com o espírito de solidariedade e com a meta de mudar para melhor a vida destas pessoas”, afirmou a primeira-dama. “Foi um período de sacrifícios, risos e muitas lágrimas. Rimos e choramos juntos. O mais importante é que hoje celebramos o nosso sucesso”.
Ela disse não entender por que jovens ficam à margem dos conhecimentos em informática, ferramenta contemporânea que considera fundamental para o progresso pessoal. “Foi para oferecer embasamento nesta área que foi criado o Projeto de Educação Digital, que ofereceu esta janela de conhecimento para milhares de jovens nos últimos anos”. O projeto teve como parceiros a Prefeitura e a ONG Moradia e Cidadania, formada por funcionários da Caixa Econômica Federal.
Foram cursos de um mês para acender nestas pessoas a importância da informática para a vida delas. “Muito dos nossos alunos sequer sabiam ligar um computador. O curso lhes deu o embasamento para que constasse no seu currículo algum conhecimento no setor, fundamental para que os diferencie ou torne igual na luta por uma vaga no mercado de trabalho, que está cada vez mais seletivo”. Mais de quatro mil pessoas participaram do curso. Inclusive centenas de idosos.
Outro ponto destacado pela primeira-dama foi o trabalho desenvolvido com mulheres carentes, com a distribuição de retalhos. “Praticamente todas, centenas, não tinham uma ocupação nas suas casas. Passavam o tempo vendo as horas passar à suas frentes, literalmente. Hoje, não. Tem uma perspectiva de vida. Trabalham, produzem e vendem tudo. Ganham algum dinheiro que complementa a renda familiar. É um trabalho que tornou a vida de todas elas mais dignas”.
Para a dona de casa Maria José da Conceição, que mora no Santo Antônio dos Prazeres, a doação dos retalhos mudou a sua vida para melhor. “Não apenas a minha, mas a de centenas de mulheres que passaram a pegar estes retalhos aqui. Foi muito importante porque a gente passou a produzir e a vender. O dinheiro que entra é importante para a gente. Dá para pagar a conta da água ou da luz. Comprar a merenda de uma criança ou uma galinha para a gente comer no almoço”.
A aposentada Maria José dos Santos, que mora no Parque Ipê, disse que quinzenalmente pega os retalhos distribuídos pela AFE. “O dinheiro da aposentadoria quase não dá para nada. Como praticamente nada eu sabia antes de começar a vir para cá. Aprendi a fazer muita coisa com estes retalhos. Hoje, aumentei a minha renda em cerca de R$ 200, todos os meses. Estou feliz porque comecei a produzir alguma coisa. Como diz o ditado, cabeça vazia é morada do satanás. Hoje estou ocupada”.
A AFE também distribuiu milhares de cestas de alimentos. A doação foi feita às famílias carentes. “Sempre escolhemos os mais carentes entres os que menos podem. Apenas podem mensurar os efeitos da fome sobre as pessoas quem se vê diante de quem passa fome. Prestamos assistência social, mas não fomos assistencialistas”.
Ela diz que a parceria com a iniciativa privada foi fundamental para que os objetivos fossem atingidos. “O empresariado viu que o trabalho era sério. Por isso, participou ativamente. Nos ajudou dentro das suas possibilidades. Nós, também, não ficamos paradas e conseguimos recursos, em eventos beneficentes, que foram aplicados na compra dos mantimentos”.
(Com informações de Batista Cruz, da Secretaria de Comunicação Social)

José Ronaldo: "Conseguimos"

O que não foi realizado é porque não estava dentro das nossas possibilidades. A afirmação é do prefeito José Ronaldo de Carvalho (foto ACM/Secom), com relação aos oito anos em que esteve à frente do Município. “Administrar um município do porte de Feira não é uma das atividades das mais fáceis. Porém, é uma das mais agradáveis que um homem público deve experimentar”, considerou. Na segunda-feira, 29, praticamente todos os objetos que lhes pertencem já haviam sido retirados da Prefeitura e levados para o seu escritório de trabalho. “Conseguimos”.
“O que posso afirmar com convicção é de que o município mudou para melhor nos últimos oito anos. Os nossos passos foram dados para frente. Os resultados podem ser vistos nas ruas. Levamos a marca do nosso governo para todos os bairros e distritos. Onde moram pobres, principalmente, e ricos. Foi um processo rápido porque tínhamos que recuperar um período que ficamos para trás. Por isso tomamos cuidados para não atropelarmos algumas etapas. Tudo foi feito de acordo com o que planejamos. Feira é um município que deu certo”.
Para o prefeito, o que foi feito esteve de acordo com as vontades dos feirenses. “Levamos pavimentação onde era necessária, água para quem precisava, escola para crianças e adultos, postos médicos onde não tinha. Com muito trabalho e dedicação creio eu que contribuímos para mudar o perfil de Feira. Investimos para melhorar a auto estima de todos. Ser feirense voltou a ser motivo de orgulho, graças ao bom Deus”.
Cita um ditado popular para falar do seu futuro: a Deus pertence. Diz que vai descansar alguns dias e depois retomar as atividades políticas. “Sei bem que a sexta-feira, 2 de janeiro, será bem diferente para mim. A mais tranqüila, e seguramente, a mais longa das últimas décadas. Vai ser um dia que não terei o que fazer, isto em termos de trabalho. Vou me voltar à minha família, à minha netinha. Uma coisa é certa: não vou me afastar da política, do contato com o povo”.
Ele salienta que nos últimos oito anos deu o melhor dele para o município. Mas com um olhar diferenciado para a periferia. “Olhei todos, mas de maneira carinhosa os mais carentes. Trabalhei para melhorar o cotidiano de todos. Ruas, bairros inteiros foram pavimentados. Ainda faltam ruas a serem pavimentadas, porque a cidade cresceu muito nos últimos anos. Unidades de saúde foram construídas, tornando mais fácil e ágil o atendimento para este segmento social”.
José Ronaldo salienta que o município foi estruturalmente preparado para enfrentar os desafios das próximas décadas. As unidades de saúde passaram de pouco mais de uma dezena para muito mais de uma centena. “A universalização do atendimento previsto no SUS não existia em Feira. Agora, sim. As pessoas têm atendimento de qualidade. Implantamos unidades do PSF e criamos as policlínicas. Oferecemos a opção do exame por imagem gratuito. Levamos a saúde para mais perto do povo. Melhoramos bem. Os índices mostram isso”.
Ele salienta que o Governo da Princesa do Sertão enfrentou de frente o problema do trânsito. Tanto com as construções dos seis viadutos, como a elaboração do plano de ação para os próximos anos. “Trabalhamos para que pudéssemos ver muito além dos nossos horizontes. Termino o meu segundo mandato com a firme convicção de que fiz o melhor para Feira de Santana”. Os viadutos mudarão para sempre o perfil urbano de Feira de Santana. “Foram construídos com o dinheiro do povo”, afirma o prefeito.
Vários programas sociais foram implantados. José Ronaldo ganhou, duas vezes consecutivas, o prêmio de Prefeito Amigo das Crianças, oferecido pela Fundação Abrinq, uma das instituições mais respeitadas do país neste setor. “Este reconhecimento não é para mim, mas para todo governo que trabalhou intensa e apaixonadamente para que estas metas fossem alcançadas”. A cidade ganhou um parque (Parque da Cidade Frei José Monteiro) moderno e acolhedor, um complexo poliesportivo e muitas praças. “Todos foram conquistas importantes para todos nós”.
José Ronaldo agradeceu aos seus colaboradores mais próximos e a todos os servidores. “Todos deram exemplos de honestidade e lealdade. Por isso merecem os nossos sinceros agradecimentos e o meu reconhecimento”.
Ele nominou os secretários: Comunicação Social - Anchieta Nery, Administração - João Marinho Gomes Júnior, Agricultura, Recursos Hídricos e Desenvolvimento Rural - Ozeny Moraes, Chefe de Gabinete - Geraldo Sampaio, Meio Ambiente - Antônio Carlos Coelho, Governo - Aurelino Cerqueira da Silva, Habitação - Arcênio Oliveira, Planejamento - Carlos Brito, Desenvolvimento Social - Lúcia Miranda, Desenvolvimento Econômico - Aristóteles Rios, Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente - José Pinheiro, Serviços Públicos - Luiz Araújo, Saúde - Denise Mascarenhas, Fazenda - Joaquim Bahia, Educação - Ana Rita Almeida, Transporte e Trânsito - Jairo Vítor. Os dirigentes de autarquias: Superintendência Municipal de Trânsito (SMT) - Antônio Carlos Machado, Instituto de Previdência de Feira de Santana - Magno Felzemburg, Fundação Hospitalar de Feira de Santana - Gutemberg Almeida, Fundação Cultural Egberto Costa - César Orrico, Procurador Geral do Município - Carlos Lucena. Também a equipe da Secom: Batista Cruz, Ronaldo Bello, Dimas Oliveira, ACM, Sílvio Tito e Ricardo Nunes.
(Com informações de Batista Cruz, da Secretaria de Comunicação Social)

Outra lista de dez filmes


Penelope Cruz e Ben Kingsley em "Fatal"
Divulgação
Em postagens anteriores, o Blog Demais escolheu os dez melhores filmes exibidos no Orient Cineplace neste ano de 2008. Individualmente, foram nominados os filmes e o período de exibição.
"Desejo e Reparação", "O Gângster", "Senhores do Crime", "Elizabeth: A Era do Ouro", "Sangue Negro", "Onde os Fracos Não Têm Vez", "Homem de Ferro", "O Incrível Hulk", "Wall•E", e "Batman: O Cavaleiro das Trevas" foram os melhores filmes do ano (a ordem é cronológia)
Mas, outros dez filmes, compõem uma segunda lista:
"Eu Sou a Lenda" (I Am Legend), de Francis Lawrence (18 de janeiro a 21 de fevereiro)
"O Caçador de Pipas" (The Kite Runner), de Marc Forster (15 de fevereiro a 6 de março)
"Os Indomáveis" (3:10 To Yuma), de James Mangold (14 a 20 de março)
"Efeito Dominó" (The Bank Job), de Roger Donaldson (30 de maio a 5 de junho)
"007 Quantum of Solace" (Quantum of Solace), de Marc Forster (7 de novembro a 4 de dezembro)
"Rock'n Rolla: A Grande Roubada" (Rock'n Rolla), de Guy Ritchie (28 de novembro a 4 de dezembro)
"Fatal" (Elegy), de Isabel Coixet (5 a 11 de dezembro)
"A Duquesa" (The Duchess), de Saul Dibb (5 a 11 de dezembro)
"Rede de Mentiras" (Body Of Lies), de Ridley Scott (12 a 18 de dezembro)
"Sete Vidas" (Seven Pounds), de Gabrielle Muccino (em exibição desde 25 de dezembro).
A escolha das duas listas reflete o gosto pessoal do jornalista Dimas Oliveira, que desde 1968, a cada final de ano, publica os melhores filmes, em jornais, revistas e agora em seu blog.

Melhores Filmes do Ano X

















Christian Bale em "Batman: O Cavaleiro das Trevas" (The Dark Knight), de Christopher Nolan, exibido entre 18 de julho a 21 de agosto.

Melhores Filmes do Ano IX








"Wall•E" (Wall•E), de Andrew Stanton, exibido entre 27 de junho e 17 de julho.

Melhores Filmes do Ano VIII
















Edward Norton em "O Incrível Hulk" (The Incredible Hulk), de Louis Leterrier, exibido entre 13 de junho a 30 de julho.

Melhores Filmes do Ano VII


Robert Downey Jr. em "Homem de Ferro" (Iron Man), de Jon Favreau, exibido entre 30 de abril a 12 de junho.

Melhores Filmes do Ano VI


















Javier Bardem em "Onde os Fracos Não Têm Vez" (No Country for Old Men), de Ethan Coen e Joel Coen, exibido entre 28 de março e 10 de abril.

Melhores Filmes do Ano V


Daniel Day-Lewis em "Sangue Negro" (There Will Be Blood ), de Paul Thomas Anderson, exibido entre 20 e 27 de março.

Melhores Filmes do Ano IV















"Elizabeth: A Era do Ouro" (Elizabeth: The Golden Age), de Shekar Khapur, exibido entre 7 a 13 de março

Melhores Filmes do Ano III



Viggo Mortensen e Naomi Watts em "Senhores do Crime" (Eastern Promises), de David Cronenberg, exibido entre 7 a 13 de março.

Melhores Filmes do Ano II



Denzel Washington e Russell Crowe em "O Gângster" (American Gangster), de Ridley Soctt, exibido entre 29 de fevereiro e 6 de março

Melhores Filmes do Ano I



Keira Knightley em "Desejo e Reparação" (Atonement), de Joe Wright, exibido entre 25 a 31 de janeiro

Nem os aliados agüentam o governo petista


No site "Jornal Feira Hoje" (http://www.jornalfeirahoje.com.br), que é simpatizante do governo petista, a postagem "Ao completar dois anos, Wagner presenteia Feira de Santana com a manutenção da paralisação das obras do Centro de Convenções", assinada por Sérgio Jones e Carlos Augusto (que foi candidato a vereador pelo PT), que vale a pena transcrever:

Por decisão, até o momento inexplicável, adotada pelo governo Jaques Wagner (PT), este resolveu parar o andamento das obras de construção do Centro de Convenções de Feira de Santana, que estavam sendo tocadas pelo governo passado. Se o atual governo constatou alguma irregularidade que tomasse as medidas cabíveis e desse prosseguimento aos trabalhos. Mas, infelizmente o que se verificou foi a sua paralisação sem que nenhuma explicação fosse dada à população de um município do porte econômico e da importância de Feira.
Outro aspecto não menos importante e que também merece ser analisado neste contexto é de que atitude adotada pelo atual governo vai frontalmente de encontro aos interesses dos feirenses que durante o pleito eleitoral referendou o nome de Wagner nas urnas, o que contribuiu sobremaneira para a vitória do mesmo não só no Estado como também de forma expressiva no município de Feira.
Se existe, por outro lado, alguma implicação na paralisação das obras pelo fato de ser o prefeito de oposição ao seu governo, vale salientar que tal prática não pode ser tolerada por um partido que tão bravamente sempre combateu este tipo mesquinho e provinciano de modelo de se fazer política em nosso Estado. Se o governo passado era condenado por fazer uso desta prática, em larga escala, mais ainda o atual governo que chegou ao poder justamente por se colocar como porta voz de idéias mais justas e avançadas na promoção do bem-estar e na melhoria da qualidade de vida dos baianos.
Urge a necessidade de que medidas sejam adotadas tendo como objetivo maior corrigir os desvios administrativos do atual governo. Erros que podem comprometer seriamente as perspectivas e aspirações de reeleição de Wagner. E se este partir para disputar a Presidência como anda propondo o deputado Sérgio Carneiro, chances remotas, a situação poderá se complicar ainda mais.

Formação do secretariado de Tarcízio Pimenta

Além da indicação de Wagner Gonçalves para a Secretaria da Fazenda, o prefeito eleito Tarcízio Pimenta anunciou nesta terça-feira, 30, mais dois secretários: Antônio Carlos Borges Júnior para a Secretaria de Habitação e Artur Andrade para a Secretaria de Desenvolvimento Econômico. Assim, está formado o primeiro escalação - faltando os nomes de titulares para secretarias ainda a serem criadas.
O secretariado
Milton Brito, chefe de Gabinete
João Marinho Gomes Júnior, secretário da Administração
Ozeny Morais, secretário de Agricultura
Edson Borges, secretário de Comunicação Social
Alcione Cedraz, secretário da Cultura, Esporte e Lazer
Artur Andrade, secretário de Desenvolvimento Econômico
Maurício Carvalho, secretário de Desenvolvimento Social
José Pinheiro, secretário de Desenvolvimento Urbano
Anaci Paim, secretária da Educação
Wagner Gonçalves, secretário da Fazenda
Geraldo Sampaio, secretário de Governo
Antônio Carlos Borges Júnior, secretário da Habitação
Antonio Carlos Coelho, secretário do Meio Ambiente
Carlos Brito, secretário do Planejamento
João Carlos Cavalcante, secretário da Saúde
Luiz Araújo, secretário de Serviços Públicos
Flailton Frankles, secretário de Transportes e Trânsito

Tarcízio indica Wagner Gonçalves para Secretaria da Fazenda

O auditor fiscal Wagner Walter Gonçalves dos Santos foi confirmado na manhã desta terça-feira, 30, pelo prefeito eleito Tarcízio Pimenta para a Secretaria da Fazenda. Desde a segunda-feira, 29, que este nome vinha sendo falado nos programas de rádio. Ele substitui a Joaquim Bahia, que não aceitou continuar no cargo. Trata-se de um técnico substituindo outro técnico. Ele foi diretor da Diretoria de Administração Tributária da Região Norte (DAT Norte) da Secretaria da Fazenda (Sefaz), cargo mais importante da estrutura do Estado em Feira de Santana.
Wagner Gonçalves, 44 anos, é natural de Itapetinga. Mora em Feira de Santana desde 1968, sendo graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), com especialização em Gestão Tributária. Ingressou na Sefaz há 21 anos, tendo antes de Feira de Santana, a partir de 1996, trabalhado em Serrinha e Itapetinga. Também atuou como coordenador de Fiscalização das Empresas de Grande Porte (Cofep/Norte).
Na Administração Regional sediada em Feira - uma das três do Estado -, que tem jurisdição sobre 229 municípios e coordena 16 inspetorias fazendárias, Wagner Gonçalves passou três anos no cargo, período em que colocou o órgão com os melhores índices indicadores, de metas e de arrecadação na Secretaria da Fazenda, quando promoveu também o aumento da qualidade do gasto público para atingir plenamente o equilíbrio fiscal do Estado.

Convocados do Ceteb - Informática Vespertino

JANDERSON LIMA DAS VIRGENS
LÍRIS GHEIZE TENÓRIO DOS SANTOS
MARY JANE SOUZA EVANGELISTA SANT''ANA
CAMILA DE OLIVEIRA ALVES
THAYANE MATOS DA SILVA
MARISE SILVA DE CARVALHO
CARLOS AUGUSTO DOS ANJOS SANTANA
ROSILDA DA SILVA BRITO
CRISTIANE BARBOSA SANTOS
SILAS RAFAEL DE OLIVEIRA CARDOSO
NATÁLIA OLIVEIRA NASCIMENTO
NOEMY SILVA DE OLIVEIRA
NAIAARA DOS SANTOS LOPES
PATRICIA MINEIRA REIS
GIDAIANE SANTOS OLIVEIRA
DANIELA SOUZA MINERVINO DA SILVA
SHAYANNE CERQUEIRA ALMEIDA
ADRIANA ELOIZA DA SILVA
ROGÉRIO COSTA RIBEIRO
ALINE DA SILVA CRUZ
MIRIAN DE FIGUEREDO ESTRELA
JULIANA AZEVEDO DA CRUZ
FRANCISLEIDE DA CONCEIÇÃO PINHEIRO
JULIANA DA CONCEIÇÃO RODRIGUES SILVA
HEVELY SANTANA SANTOS
TAMILLES DE LIMA CERQUEIRA
TAMIS SILVA DE MENEZES
JAQUELINE BARRETO SANTANA
DANIELA SANTOS DE SOUSA
KHAYOANA LIMA SOUZA SANTANA
AILDA BORGES DALTRO FILHA
CAMILA DE JESUS LIMA
CLAUDIO DOS SANTOS CONCEIÇÃO
DAYANA SANTOS DA MACSSENA BRANDÃO
SIMAO DOS SIMÃO DOS SANTOS
BRUNA LORENA DE SOUZA ALVES
TÁSSIO NÓBREGA SANTOS
LAÉRCIO SILVEIRA ARAÚJO
MONIQUE CORREA ROCHA
ANA CLÁUDIA JESUS DOS ANJOS
JULIANNA PEREIRA LIMA
TAISE DAS VIRGENS ESTRELA
BÁRBARA SANTOS GOMES
ALAN DA SILVA JESUS
DÉBORA SOUZA DOS SANTOS
ROBERTA RIBEIRO TRABUCO
ALEXANDRA ASSUNÇÃO DE JESUS
ANA KARLA DE JESUS SANTOS
GEISA DOS SANTOS FIGUEREDO
EDILANE PEREIRA DOS SANTOS PINHEIRO
EMELAINE DOS SANTOS BRITO
GILMARA SANTOS DA CRUZ SANTIAGO
DANIELLE FERREIRA SANTANA
JANE PASSOS DE SOUZA
HELOISA DE MELO BARRETO
ROBERTA BEZERRA FONSÊCA
RAFAELE SOUZA RIBEIRO
ELAINE BATISTA GONÇALVES
JOSIMERE LIMA PEDREIRA
HERLÂNDIA SANTANA VIEIRA
NOÉLIA EVANGELISTA LEITE
ISRAELITA VENANCIO DE SANTANA
SILENE SERRA DOS SANTOS
REGIANEDE JESUS FAUSTINO
VIVIANE DA COSTA SOARES
DIEGO HENRIQUE SANTOS DE QUEIROZ
VICTOR JOSÉ GOMES PIMENTA
JOSUÉ NUNES DIAS
SUZANA ASSIS SOARES
JULYANE OLIVEIRA DE LIMA
KELLY CRISTIANE PEDROSO SOARES
ELISANDRA DOS SANTOS CARDOSO
RENATA SANTANA MELO ARAÚJO
IZABEL DA CRUZ SANTOS
LAÍS REGINA DA SILVA SANTOS OLIVEIRA
DIEGO TRINDADE DOS SANTOS
FABIANA ALVES MORAIS
ELANE CERQUEIRA BATISTA PEREIRA
IVANA CARVALHO LEITE
GLAUCIA LOPES SANTOS
LUCIMERE FALCÃO LAFITE LEITE
ELAINE JESUS DE ASSIS
PATRICIA PEREIRA SIMÕES
RICARDO SILVA CERQUEIRA
EDILENE AMORIM DA SILVA
SIDNEI BISPO DA CRUZ
ADRIANA SALES DA SILVA
DOMINGAS DE JESUS
BRUNO MIRANDA LIMA
JACILANDE LIMA CERQUEIRA
KÁTIA SOARES MOREIRA DOS SANTOS
ALINE COSTA MIRANDA
MIRLLANDYS ARAÚJO VITÓRIO
EMANOELA ROSA VALVERDE
JULIANA DE LIMA RIBEIRO
MARTA CÉLESS MELO MORAIS
VÂNIA DOS SANTOS SERRA NOGUEIRA
RAFAEL DE SOUZA LEAL
PATRÍCIA DE SOUZA SILVA
JIVANETE DE SANTANA SANTOS
(Com informações do Ceteb Áureo de Oliveira Filho)

Convocados do Ceteb - Informática Matutino

RAFAELA DE SENA SANTOS
ÉRICA CATARINE SANTOS GOMES
GERSILINE BEATRIZ SILVA OLIVEIRA
ALAILTON RODRIGUES SANTOS
DÉBORA DE LIMA SODRÉ
ANTONIO MARCOS LIMA ALVES
SIMONE DA SILVA FERREIRA
CAMILLA MENDES CARNEIRO SANTANA
BRUNO CUNHA MENEZES
SOLANGE SANTANA SANTOS
FÁTIMA DA PAIXÃO DA HORA DE CRISTO
FABICIANA DA HORA DE CRISTO
JOSILDA CONCEIÇÃO DOS SANTOS
MARCUS VINICIUS DA SILVA ALMEIDA
JODSON BATISTA OLIVEIRA
EDVANESA BARROSO
HUGO ALEX CONCEIÇÃO SILVA
ROQUE CARDOSO DA SILVA
VERÔNICA DE ARAÚJO CARNEIRO
LIVIA TENÓRIO DOS SANTOS
EDUARDO COSTA LIMA
DANIELE DE FIGUEIREDO
RAILDA DA PURIFICAÇÃO AMORIM RIBEIRO
IVANILDES SANTOS DE JESUS
ANA CRISTINA DE JESUS SANTOS
AMANDA DE JESUS FERREIRA
SUENE MOREIRA DE OLIVEIRA
EDILENE DA CRUZ MATOS
JADSON JOSE NERI GONZAGA
JOÃO PAULO SILVA VIEIRA
VALDIRENE SANTOS SANT´ANA OLIVEIRA
ROSEMARY DE ALMEIDA GONÇALVES
JAQUELINE PEREIRA PAIVA
JESSYCA DOS SANTOS CAVALCANTE
LETÍCIA AMORIM ALMEIDA SALES
VINICIUS LIMA OLIVEIRA
CLEIDE ANNE ALVES TRINDADE
NAUMAR ALCÂNTARA DE SENA
SUZANA CARVALHO SANTOS
CAROLINE SILVA CRUZ
ALAN GOMES RAMOS
JACILENY BASTOS SANTOS
FERNANDA GOMES DE SOUZA
IZANA ALVES DOS SANTOS OLIVEIRA
JAMILE SANTANA DA CRUZ
PATRICIA DA SILVA PEREIRA
SIANNY XISTO AQUIMINO
LEONAIARA MARIANO SANTOS
MARIA CECÍLIA DE SOUZA BARBERINO
WILLIANE DE OLIVEIRA LEITE
DANIELLE DE OLIVEIRA CARNEIRO
MARCOS VINIVIUS DE SOUSA MOREIRA
CLAUDINEY DE JESUS SOUZA
ROSENI RAMOS EVANGELISTA
AILZA ARAÚJO NASCIMENTO
ALINE CORTES SANTOS
VALMIR QUEIROZ ALVES
ANA PAULA DE ÁVILA GABRIEL SANTOS
MILENA LAURA SILVA OLIVEIRA
THAÍSE SOUZA AMORIM
DANIELA DA SILVA CERQUEIRA
ERIDIANE VIANA COSTA
PAULA PRICILA SOUZA SANTOS
DANIELE RODRIGUES MOREIRA PEREIRA
TARCÍSIO CERQUEIRA DE OLIVEIRA
RAYLAM DE ANDRADE ROCHA
DIEGO ADORNO DE AZEVEDO
HERBELIN DOS SANTOS OLIVEIRA
LÍVIA FREITAS DE SOUSA
JOADILOSN CARDOSO OLIVEIRA
MARCELA DA SILVA OLIVEIRA
MABEL COSTA VENTURA
LYDYANE BRITO DE ALMEIDA
DÉBORA FERREIRA DE ALMEIDA
ANDREIA SANTOS DE JESUS
DANIELE DIAS SANTANA
MARLETE DA SILVA BRITO
TAMIRES DE SOUZA SANTOS
YURI SANTOS DA CONCEIÇÃO
THAISE SANTANA PINHEIRO
SERGIO RICARDO SOUZA DA CRUZ
MARILSA GONÇALVES SANTOS SACRAMENTO
EDUARDA ANGÉLICA DA SILVA
JEFFERSON OLIVEIRA SANTOS
FÁBIO OLIVEIRA DA SILVA
JESIANE STEFANIA LIMA OLIVEIRA DURÃES
ANDRESSA BENICIO DE ARAÚJO
FRANCISLEIDE ROCHA SANTOS
NOEMIA FERREIRA DE BRITO
ADRIANA COSTA SANTANA
ARNON DA SILVA DA SILVA
MARIANA GOMES DA SILVA
IRENE DA SILVA PEREIRA
LUCIO MAURO GOMES SANTANA
DANIELA DE MACEDO SANTANA
LIVIA DE OLIVEIRA FERREIRA
JAMILE DA COSTA BRAZ
LAI BRITO DE OLIVEIRA
GEOVAN DE OLIVEIRA LOPES JÚNIOR
TIAGO OLIVEIRA DOS SANTOS
(Com informações do Ceteb Áureo de Oliveira Filho)

Ceteb convoca candidatos em sexta chamada

Através da Portaria 136/2008, o diretor superintendente da Associação Centro de Educação Tecnológica do Estado da Bahia (Asceteb), Claudenir Moreira Machado, considerando a existência de candidatos habilitados por curso no processo de seleção 2008.1 e a existência de vagas, para a educação profissional técnica de nível médio nos cursos técnicos do Centro de Educação Tecnológica do Estado da Bahia (Ceteb) Áureo de Oliveira Filho, resolve convocar a sexta chamada de candidatos habilitados do curso de Técnico em Informática do Processo Seletivo 2008 para complementação de vagas na unidade do Ceteb em Feira de Santana.
Estão sendo convocados candidatos habilitados conforme a seqüência de classificação em cada curso apresentada na relação anexa a esta Portaria. Os candidatos convocados deverão efetuar suas matrículas na Secretaria Escolar do Ceteb durante o período de 7 a 9 de janeiro de 2009, das 8 às 12 e das 14 às 17 horas, conforme cronograma. Os candidatos convocados que não efetivarem sua matrícula até a data prevista, perderão sua vaga, podendo a Asceteb fazer nova convocação obedecendo a ordem de classificação dos habilitados.
Os candidatos deverão comparecer a Secretaria Escolar do CETEB munidos dos seguintes documentos: a) Fotocópia do Histórico Escolar de Conclusão do Ensino Médio (2º Grau); b) Fotocópia da Carteira de Identidade Civil ou da Certidão de Nascimento ou Casamento; c) Fotocópia do Título de Eleitor e comprovante de votação da eleição anterior; d) Fotocópia do CPF; e) três fotos 3x4; f) Cópia da conta de energia elétrica mais recente para comprovação de residência; g) Pasta Individual do Aluno.
A Secretaria Escolar do Ceteb convocará os candidatos por via telefônica a partir do banco de dados de inscrição, não se responsabilizando pela incorreção dos dados que impeçam o contato com o candidato.

Deputado solicita melhorias nos bombeiros


Eliedson Ferreira: Indicação ao Executivo
Divulgação
Com a finalidade de melhorar o serviço do 2º Grupamento de Bombeiros Militares de Feira de Santana, o deputado estadual Eliedson Ferreira (DEM) indicou ao governador do Estado, Jaques Wagner, que solicite a aquisição de equipamentos de proteção e segurança, e que sejam feitas medidas no sentido de capacitar esses bombeiros para ampliar o quadro já existente.
Segundo Eliedson, a aquisição desses equipamentos de proteção e segurança irá garantir a integridade física dos bombeiros militares que, toda vez que são convocados a agir, não apenas entram em ação, mas colocam sua própria vida em risco para salvar outras vidas e proteger pessoas e o patrimônio de outrem.
"Nada mais justo que equipar de forma digna e dentro dos padrões de segurança estes servidores públicos que precisam dispor de todos os meios necessários para que o combate a sinistros seja sempre bem sucedido", afirma o deputado.
Ainda segundo Eliedson Ferreira, Feira de Santana tem população de quase 600 mil habitantes, e o contingente atual de bombeiros é insuficiente para atender as necessidades do município e de regiões circunvizinhas, levando também em consideração que as ocorrências de incêndios nesses locais têm aumentado.
Para o democrata, dentre essas circunstâncias, há necessidade urgente de preparar policiais militares bombeiros com as técnicas necessárias para o enfrentamento das situações que sempre são emergências.
(Com informações do caderno "Legislativo" do "Diário Oficial do Estado")

segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

Tarcízio renuncia ao mandato de deputado estadual



Tarcízio Pimenta (foto, ACM/Secom) comunicou nesta segunda-feira, 29, à Mesa da Assembléia Legislativa, em Salvador, sua renúncia ao mandato de deputado estadual - foi reeleito em 2006 -, para assumir o cargo de prefeito municipal de Feira de Santana.

Boulevard Shopping funciona das 9 às 17 horas na quarta-feira

O Boulevard Shopping estende o seu horário especial de funcionamento deste mês de dezembro até o réveillon. Nesta quarta-feira, 31, lojas e praça de alimentação estarão abertas das 9 às 17 horas. O Multiplex terá sessões iniciadas até às 17 horas.
Na quinta feira, 1º de janeiro de 2009, o shopping estará fechado. Mas os cinemas manterão programação normal de exibição.
(Com informações de Ludimila de Oliveira, do Departamento de Marketing do Boulevard Shopping)

2009 começa com mesmos filmes de 2008

Quinta-feira que vem já é ano novo e 2009 começa no Orient Cineplace com a mesma programação de filmes que estão em cartaz e que terminam esta temporada. A única alteração é que a comédia brasileira "Se Eu Fosse Você 2" (cartaz), que está em pré-estréia aberta ao público em apenas um horário, às 21h20, entra em cartaz, normalmente.
Assim, os filmes a partir de 1º de janeiro e até o dia 8 são: “Coração de Tinta”, em segunda semana; “Sete Vidas”, também em segunda semana; "Crepúsculo", em terceira semana; e “Madagascar 2”, em quarta semana.
Todos os filmes são com cópias dubladas.

Inaugurado Complexo Poliesportivo Oyama Pinto da Silva

"Trata-se de um espaço público esportivo à altura de Feira de Santana, com condições para sediar grandes eventos, regionais ou nacionais”. A declaração, em tom de satisfação, foi do prefeito José Ronaldo de Carvalho, durante o ato de inauguração do Complexo Poliesportivo Oyama Pinto da Silva, no domingo, 28. Para tanto, “nos esforçamos muito para dotar a cidade com um equipamento deste porte”. O complexo foi construído com recursos do Município e do Governo Federal, através do Ministério dos Esportes.
O prefeito José Ronaldo fez um agradecimento especial ao deputado federal Fernando de Fabinho, que fez uma emenda ao Orçamento da União no valor de R$ 1,5 milhão. O complexo custou R$ 4,5 milhões, sendo R$ 3 milhões do município. “Graças também ao empenho do deputado, que sempre atuou em prol do nosso município, Feira de Santana passar a contar, a partir de agora, com um moderno Complexo Poliesportivo”, acrescentou o prefeito, ressaltando o esforço de Fernando de Fabinho nesta empreitada.
José Ronaldo revelou, ainda, o empenho de Fernando de Fabinho ao fazer também emendas ao orçamento da União com a finalidade de canalizar recursos para a realização de obras nos bairros Santa Mônica II, Gabriela, Fraternidade, além do lançamento do Projeto Esporte para a Juventude, no Feira VII. “São obras importantes que proporcionarão mais qualidade de vida para aquelas comunidades”, observou o prefeito.
Ainda sobre o Complexo Esportivo Oyama Pinto da Silva, localizado às margens da rodovia BR-116 Norte, trecho do Campo Limpo, o prefeito José Ronaldo fez, também, um agradecimento a direção da Associação Feirense de Assistência Social (Afas), entidade que cedeu o terreno para a construção do equipamento. No dia da inauguração, foram realizadas várias competições, além de homenagens a inúmeras pessoas que contribuem ou contribuíram para o com o esporte feirense.
O Complexo Poliesportivo é dotado de um ginásio de esportes com capacidade para 2,5 mil pessoas, campo de futebol e pista de atletismo. “Este é mais um local que a cidade precisava e que há muito os gestores postergavam a sua construção”, afirmou José Ronaldo.
O campo é cercado por alambrados e tem refletores. A pista de atletismo tem oito raias, com aproximadamente 400 metros de extensão. As arquibancadas têm capacidade para acomodar mais de 800 pessoas. O espaço também tem quiosques. A segunda fase do complexo prevê a construção de uma piscina de dimensões olímpicas.
No ginásio foram construídas cabines que serão usadas pela imprensa esportiva. Na área sob os lances das arquibancadas foram construídas salas que terão usos diversos, como espaço para escola, que atenderá cerca de 250 alunos, em dois turnos, por exemplo. Lá, também ficarão os sanitários e as salas que serão usadas pela administração do complexo.
(Com informações da Secretaria de Comunicação Social)

Mais de 20 mil pessoas na inauguração dos viadutos


José Ronaldo diante da multidão na entrega de viadutos
ACM/Secom
“Um dia que ficará marcado na história de Feira de Santana”. Esta foi a frase final do discurso do prefeito José Ronaldo de Carvalho ao dar por inaugurados os viadutos que fazem parte do Complexo Viário, erguidos no cruzamento das avenidas Maria Quitéria com a Fraga Maia e na rotatória da Cidade Nova. O evento aconteceu na noite de sexta-feira, 26, reunindo mais de 20 mil pessoas.
O ato inaugural, que contou com a presença do ex-governador Paulo Souto e do deputado federal José Carlos Aleluia, além de prefeitos e políticos de cidades da região de Feira de Santana, teve início no viaduto situado entre a avenida Maria Quitéria e avenida Fraga Maia, sobre a avenida Eduardo Fróes da Motta, que faz homenagem póstuma ao ex-deputado federal Wilson da Costa Falcão.
Representando a família do homenageado, Paulo Falcão, prefeito do município de Amélia Rodrigues, na microrregião de Feira, agradeceu pela distinção ao pai dele, destacando a importância de um empreendimento "digno de um prefeito que encerra uma administração arrojada com a realização e inauguração de grandiosas obras que, por certo, proporcionam a melhoria da qualidade de vida e bem-estar da sociedade". Quanto a Wilson da Costa Falcão, Paulo disse que “sempre foi um homem também preocupado com as coisas públicas de Feira de Santana”.
ESTRUTURA
Depois, o prefeito José Ronaldo e comitiva seguiram para o Complexo Viário da Cidade Nova, que leva seu nome. Inicialmente, ele descerrou a placa comemorativa, juntamente com o ex-governador Paulo Souto. Durante o discurso, já no palanque armado entre as pistas que ligam a avenida José Falcão à Transnordestina, o prefeito disse que os viadutos foram construídos com recursos próprios do Município. Para tanto, tomou um empréstimo de 11 milhões de dólares à Comissão Andina de Fomento (CAF), entidade formada por vários países sul-americanos e sediada na Venezuela. “Foi um dinheiro muito bem aplicado, porque os viadutos mudaram para sempre a estrutura urbana viária da cidade”, disse José Ronaldo. “São obras que ficarão marcadas na história de Feira de Santana”, completou.
Por sua vez, o prefeito eleito Tarcízio Pimenta denominou como magníficas as obras de construção dos viadutos e garantiu que irá erguer o quinto equipamento (no trecho da avenida João Durval Carneiro sobre a avenida Eduardo Fróes da Motta). “São obras importantes para o município, que passou por um processo de retomada do crescimento e desenvolvimento nos últimos oito anos, no governo José Ronaldo, um homem que elevou o nome de Feira com uma administração arrojada, que faço questão de afirmar que darei continuidade com muito afinco”.
“O município, que é conhecido nacionalmente por ser o maior entreposto rodoviário do norte e nordeste, a partir de hoje vai ficar conhecido por ter um dos mais bonitos e funcionais complexos viários do país”, completou o ex-governador Paulo Souto, durante o descerramento da placa comemorativa, que foi afixada debaixo do viaduto, às margens da pista que liga Feira de Santana a Serrinha.
TRÊS NÍVEIS
O Complexo Viário da Cidade Nova tem três níveis. O mais baixo liga as avenidas José Falcão da Silva e a Transnordestina (início da BR-116 Norte). O intermediário é composto por dois viadutos, que são usados pelos veículos que seguem do Sobradinho, sentido à Maria Quitéria - e o contrário. O maior, com mais de 260 metros de extensão, liga a BR-116 e BR-324 - tem mão única.
Os motoristas que, vindos do Sobradinho, e que desejam pegar a avenida José Falcão da Silva, seguirão por uma via especialmente construída - na lateral da principal. O mesmo procedimento é tomado pelos condutores que, a partir da José Falcão, desejam chegar à Maria Quitéria. A pista foi construída paralela a principal.
(Com informações da Secretaria de Comunicação Social)

Carta aberta ao secretário de Educação

Senhor Secretário,
No momento em que chegamos ao meio do Governo Wagner e ante a inexistência de ações concretas e eficazes no que diz respeito à democracia nas escolas, e o relacionamento deste órgão com os servidores, demonstram que esta equipe veio para enriquecer currículo e ocupar espaços; isto é lamentável! Com relação à democracia nas escolas, logo que o senhor assumiu, trocou indiscriminadamente a maioria dos diretores das escolas - na verdade, não sabemos quais os critérios que foram adotados naquele momento; no entanto, o que sabemos, é que verdadeiros embustes foram empurrados para assumir os cargos de diretores.
Confiantes no retorno da esperança depositada nas urnas que consagrou Jaques Wagner governador da Bahia, ainda no primeiro turno, esperávamos que no mínimo vocês tivessem noção de quem estavam colocando tanto nos cargos da Secretaria, como na direção das escolas. O mais hilário nisto tudo, é que quando as direções das escolas foram trocadas, vocês anunciavam que esta equipe faria a transição democrática! Contudo, só quando estas pessoas começaram a andar, falar e se manifestarem nas escolas, é que tomamos conhecimento que, a maioria, eram pessoas truculentas, completamente avessas à democracia; não faltam denúncias na Ouvidoria e na própria Secretaria sobre estes comportamentos, que em vez de serem investigados, os algozes eram consultados sobre tais denúncias; e ficava o dito pelo não dito!
E a imprensa tomou conhecimento! Algumas escolas foram destacadas; no entanto, outras a coisa continuou como se fosse comum o assédio moral que campeava em muitas escolas. Por outro lado, este comportamento encontrava suporte no interior da Secretaria, principalmente nas figuras de dois elementos: Sodré e Remy. Quem procurou a Secretaria ou quem conhece alguém que procurou sabe disto; afinal, a fama destes dois vai longe! Mas chegamos ao momento das eleições; e como era de se esperar, muitos destes trogloditas que o senhor trouxe para as escolas, perderam na prova - não faltou escola que fizesse festa! Afinal, o galo cantou e ruiu a mordaça... Ledo engano! A perspectiva de a Secretaria indicar diretores para as escolas que não houvesse eleições, abriu uma brecha para a bandidagem, a politicalha - a política de canalha, e esta turma que vocês colocaram nas escolas estão fazendo de tudo para que não haja eleições ou para que esta não atinja o quorum; afinal, assim podem permanecer no poder.
Falei de tudo! E a grande lição que estão dando aos alunos e pais de alunos é que: as regras foram feitas para serem cumpridas até o momento em que estivermos sendo beneficiados! E com esta lógica, tem candidato ou candidata que chega nas escolas corridos ou corridas com medo de agressões inimagináveis!
E no caso das mulheres candidatas a truculência do machismo, da misógina fascista relação tem merecido destaque; e aguardar denúncias das comissões é muito pouco para as dimensões do quadro estabelecido nas escolas - é preciso que a secretaria se posicione, ocupe os canais da imprensa para dialogar com a sociedade, coloque propagandas.
Permitir apenas que os interessados pelo processo realizem isto é muito pouco, dado a gravidade dos problemas que a própria Secretaria criou para as escolas quando indicou sem conhecimento pessoas sem o menor escrúpulo para o cargo de direção escolar.
Para que se tenha uma noção, tem diretor(a) que já afirmou que só sai morto(a)! Isto quer dizer que tem vidas em jogo; e se estas pessoas chegaram a textualizar este absurdo é possível imaginar o que pode vir a ocorrer com aquelas pessoas que estão resolvendo encarar o arbítrio e a prepotência nas escolas. A Secretaria já passou da hora de ter se reunido com estes e estas diretores(as), e convocá-los a responsabilidade, aliás, convocar todos e passar a filosofia do processo e o que espera de cada um deles - tem um detalhe, é verdade que é a primeira vez que tem este tipo de eleição e que ainda estamos aprendendo; porém, o grande entrave para que o processo ocorra de forma tranqüila, são as pessoas que vocês colocaram nas direções e agora vocês lavam as mãos e ficam de parte esperando que as escolas resolvam.
O processo já é complicado, pois, uma eleição numa escola pública dia 17 de dezembro, bem no Natal, é proibitiva para muitos pais e alunos do noturno que vivem do comércio. Muitos alunos já foram aprovados e até rematriculados! É como se a coisa tivesse sido feita já para não funcionar... Ou, legitimar as indicações.
E lá se vai mais um ano e nada de concreto sobre a Lei 10.639 e 11.645; por Deus não estou falando de cursos para professores! Afinal, a escola não é composta só por professores, e a vida escolar não se resume na escola. Portanto, cabe o desenvolvimento de um processo transversal com as várias secretarias para que estas leis venham ser realidade - na verdade, a SEC está como uma nau desgovernada sem rumo e sem direção.
Por Eloi Boaventura - Um servidor indignado

Multiplex Iguatemi é primeiro lugar em público no Brasil

O Multiplex Iguatemi, em Salvador, teve o maior público no Brasil em 2007, de acordo com ranking divulgado pela Filme B.
O empreendimento baiano recebeu exatos 1.288.391 espectadores e faturou o primeiro lugar numa lista de 20 complexos de cinemas. Salvador ficou à frente de grandes capitais como Rio de Janeiro e São Paulo, que alcançaram a segunda e terceira colocações respectivamente.
Em relação à taxa de ocupação, o Multiplex Iguatemi figurou na quarta colocação, com 30,59% das salas ocupadas. No Brasil, uma sala de multiplex, em média, tem capacidade de 221 pessoas por sessão.
Em breve, o primeiro complexo de cinemas de Salvador vai passar por uma grande revitalização e promete mais uma vez ser pioneiro na cidade.
(Com informações do Departamento de Marketing da Orient Filmes)

"Feirense" é um dos alvos

"Essas pessoas deveriam ter dignidade de entregar esses cargos para dar lugar a outras". "Eles deveriam botar a mão na consciência. Acho que deveria fazer um balanço neste segundo ano". Falas da primeira-dama do Estado Fátima Mendonça sobre os assessores do governador Jaques Wagner, em entrevista na edição da "Muito", do jornal "A Tarde", edição de domingo, 28.
Ela não deu nome aos bois, mas comenta-se nos bastidores que o secretário "feirense" é um dos alvos.

Belas imagens noturnas do Complexo Viário da Cidade Nova

















Complexo Viário da Cidade Nova, momentos antes de ser entregue oficialmente à comunidade pelo prefeito José Ronaldo de Carvalho, na noite de sexta-feira, 26.
Fotos: ACM/Secom

sábado, 27 de dezembro de 2008

Revisão de filme que faz homenagem à Cuba dos anos 50

Inés Sastre e Andy Garcia em “A Cidade Perdida”
Divulgação

Com roteiro do escritor cubano Guillermo Cabrera Infante (vítima da revolução de Fidel Castro), “A Cidade Perdida”, primeiro longa de Andy Garcia (outra vítima) faz homenagem à Cuba dos anos 50.
Filme visto no Orient Cineplace, em 2006, e que acabo de rever em DVD, para confirmar sua qualidade.
Temas como drama familiar e romance impossível estão no filme, que retrata a cultura da época, a dança, a música. Tudo com uma bela fotografia e figurino apropriado. É um filme que emociona e faz pensar sobre o que é tirania. É ambientado em Havana, final dos anos 50, no momento da turbulenta transição do opressivo regime de Fulgencio Batista para o governo marxista de Fidel Castro. Os horrores da revolução cubana são mostrados, assim como a realidade histórica, mas não do ponto de vista comunista. Mostra também que toda ditadura é ruim, seja de direita ou principalmente de esquerda. Numa cena, Che Guevara, sem o romantismo da mídia, informa que eliminou mais um dos 55 prisioneiros, muitos dos quais ele próprio acionando o gatilho. Ele fala que “os fins justificam os meios”.
Andy Garcia, também ator principal, interpreta o dono de um clube de sucesso nessa época e que acaba exilando-se em Nova York. Ele considera seu filme como um tributo histórico à sua terra natal. Além de Andy Garcia, o elenco tem Bill Murray, Dustin Hoffman, Tomás Milian, Millie Perkins, Richard Bradford e Inés Sastre.
A homenagem agridoce de Andy Garcia à Cuba levou 16 anos para ser realizada. Utilizando a música, literatura e a dança, o filme captura Havana em sua florescência tropical. Aborda o momento em que músicos eletrificavam audiências com o ritmo feito em Havana daquela época.
A trilha sonora é composta por 40 canções diferentes, entre mambos, cha-cha-chas, rumbas, danzones, boleros. Juntas, criam uma história oral de Cuba. São canções de amor a uma cultura indomável, que se revela na música, mas também na dança, na poesia, nas heranças européia e africana, na revolução, no tabaco e no azul do céu e da água que circunda a ilha.
Enfim, trata-se de uma aula da história de Cuba, bem diferente do que a mídia e as universidades ensinam. Tanto que "A Cidade Perdida" não recebeu a divulgação que merece.

Lula: egoísmo e irresponsabilidade

Está no "Blog 25: Democratas":
Para que serve a popularidade do presidente Lula? Deveria servir para ajudar a população a se proteger da crise econômica que eliminou o crédito, está atingindo duramente os níveis de emprego e reduzindo a renda dos brasileiros.
É totalmente fora de propósito o comportamento do presidente Lula que finge não enxergar a gravidade dos fatos, tampouco o potencial destrutivo de uma crise que poderá se alongar até 2010.
Do alto de elevados índices de popularidade, que foram garantidos pelos bons ventos da economia que deixaram de soprar em meados deste ano, Lula pede que a população continue gastando, como se a crise não existisse.
Podem gastar, podem se endividar, diz a lenga-lenga presidencial. Trata-se de um erro. E a popularidade eventual do presidente Lula não altera fatos e não lhe dá o direito de induzir ninguém a erro.
Todos sabemos que ninguém deve se endividar, a não ser em caso de emergência. E todos, menos o presidente Lula da Silva que finge nunca saber de nada, sabemos que os tempos são de cautela e de preocupação.
Na mensagem de Natal aos fiéis, o Papa Bento 16 dedicou boa parte de sua fala à preocupação com demissões e falências. Segundo ele, o mundo "certamente irá se arruinar" se o egoísmo continuar prevalecendo sobre a solidariedade em tempos de crise global.
A carapuça serve ao presidente Lula. De forma egoísta e irresponsável, ele segue aconselhando o povo a gastar sem pensar no dia de amanhã e sem levar em conta as conseqüências da crise. Isto não se faz. Isto é falta de amor e de solidariedade ao próximo.

Mais vereadores só em 2012

A Câmara Municipal de Feira de Santana está livre de ter mais quatro vereadores em 2009. Com a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de adiar para o próximo ano, o exame da PRC-20 só ocorrerá após a posse dos eleitos neste ano. Assim, mesmo que ela seja aprovada, só vai valer para 2012. O município contará com 21 vereadores.

Participação no rádio

Na sexta-feira, 26, pelo feriado de Natal, a última participação neste ano de 2008 do jornalista Dimas Oliveira no programa "Rádio Repórter", na Rádio Subaé AM, com a "Dica Cultural". Neste sábado, 27, a vez da derradeira participação falando de cinema da temporada no programa "Bom Dia, Feira", na Rádio Princesa FM. Agradecimentos à Renato Ribeiro e à Dilson Barbosa pela parceria.

sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

Informações incorretas

O Blog Demais desde a quinta-feira, 25, está com postagem da programação correta de filmes em cartaz no Orient Cineplace. Quem se arriscar ir ao cinema pelas programações divulgadas em outros sites e blogs quebra a cara, pois estão incorretas.

2008: ano agônico para o filme "Revoada"

Transcrito do "Setaro's Blog":
Em primeiro lugar, mandar, daqui deste blog, um grande abraço pela passagem de mais um aniversário, hoje, sexta, 26 de setembro, a Tuna Espinheira, realizador baiano que teve, neste 2008, lançado, em boa sala do Multiplex, o seu Cascalho, baseado em romance homônimo de Herbeto Salles. Quantas primaveras? Em segundo, publicar o seu artigo de indignação sobre o que padeceu José Umberto com a retalhação de Revoada, seu segundo longa que, retirado das mãos de seu montador original, Severino Dadá, foi completamente desfigurado pelos produtores, resultando, com isso, num filme-frankenstein. O affair Revoada, com honrosas exceções de poucos cineastas, entre eles o próprio Tuna, Kabá, e Edgard Navarro, recebeu da cooperativa chamada Cinema Baiano um silêncio tumular. Num momento em que a criação cinematográfica é vítima de ato autoritário (podendo, inclusive, atingir outros filmes baianos), onde se pode ouvir a voz rouca da classe cinematográfica, que se cala, sempre também atenta a seus interesses imediatistas e particulares? Há uma conduta pusilânime por parte da Associação Baiana de Cinema e Vídeo (ABCV) no imbroglio. Por que não se manifestou? Bem, aqui vai a indiganação de um bravo cineasta, que, como sempre mostrou aqui e alhures, não tem medo e não possui papas na língua.
"O roteiro cinematográfico é uma peça técnica, mesmo urdido em nível de excelência, será sempre um produto sem vida própria. Andar por aí com este tipo de escrito debaixo do braço, via de regra, metamorfoseia o cineasta em uma barata tonta, Zumbi, alma penada.
É que, esta brasa viva, o texto maldito, precisa ser filmado, para então, sair da condição de uma espécie de assombração.
Não é nada incomum a convivência incômoda, do autor com o roteiro por anos, décadas, ou mesmo a vida inteira e mais cem anos... labutando pelos meios necessários de produção para germiná-lo em filme.
No caso especifico do chamado “filme de autor”, o norte mesmo, é apostar na loteria da vida e dos concursos bissextos de roteiros.
Zé Umberto foi por este caminho, fez sua “fezinha” numa Licitação do MINC e foi sorteado com uma verba carimbada a prover a vida seca de uma obra de baixo orçamento. Exorcizado daquele peso da condição de Zumbi. Como não poderia deixar de ser, ecoaram-se muitos gritos de Aleluia!.. Despachou-se o Exu, foram rendidas as reverencias devidas à Corte Celeste de plantão... Com bom humor e alma lavada. Roda-se o filme: REVOADA, sob a direção de José Umberto...
Até aí, pelo sim e pelo não, as coisas andaram nos trilhos. Foram captadas as imagens necessárias, recolhido o satisfatório material bruto a ser lapidado na mesa de montagem.
No Rio de Janeiro, o montador Severino Dada, sob a supervisão de Zé Umberto, segue trabalhando os cortes e a edição. Severino já havia estado na Bahia, percorridos a locações, ajudado na preparação do Plano de Filmagem, portanto bem sincronizado, lépido e fagueiro, com o material.
A mesa de montagem é o espaço sagrado da urdidura do filme, é o momento crucial, quando a obra, em estado bruto, passa a ser lapidada, tomar forma, adquirir o sopro de vida, sob a batuta imprescindível, inexorável, do seu criador: o roteirista/diretor.
Eis que, uma arapuca do destino, acomete o principal autor do filme com uma doença grave, carecendo de tratamento delicado e urgente. Aí começaria o período tristemente agônico do filme. Preposto da produção, em decisão sinistra, à revelia do diretor, hospitalizado, arranca o material de montagem das mãos do montador escolhido e o repassa para um outro, paulistano da gema, com grande experiência em colar planos e seqüências na modalidade cinematográfica que, um dia foi chamada de “papai/mamãe” (definição atribuída a Glauber), sem nenhuma familiaridade com a idéia do filme.
Foi trombeteado, aos quatro ventos que o filme está pronto. Com cópias, cartazes, etc. O caso está na Justiça, portanto ao Deus dará do andar de cágado. Ou como diria Vinicius: “Quem dos amigos, tão amigo, para ficar no caixão comigo?”
Resta enfatizar que, o filme em questão foi financiado com dinheiro público, resultado de um concurso de roteiros do MINC, o ganhador foi o “script” de autoria de José Umberto, dono do direito autoral da obra premiada.
Cassaram o diretor, deixando-o à margem da montagem e edição final do filme. Com certeza, fizeram um outro filme, provavelmente do tipo: “filme do crioulo doido”, quem sabe!? (O saudoso “Lalau”vai saber disto). Vade retro... Triste Bahia!"(
tunaespinheira@terra.com.br ) Tuna Espinheira.

Morre Eartha Kitt



A cantora e atriz americana Eartha Kitt (foto) morreu no dia de Natal nos Estados Unidos aos 81 anos de idade. Ela sofria de câncer e vinha se tratando em um hospital de Nova York. Ela atuou nos filmes "A Marca do Gavião", com Sidney Poitier; "Lamento Negro", com Nat King Cole; "Anna Lucasta", com Sammy Davis Jr.; e "Boomerangue", com Eddie Murphy.
Eartha Kitt ficou conhecida por sua interpretação de Mulher Gato na série de TV "Batman", produzida na década de 60 e que foi exibida no Brasil. Sua voz sensual se tornou uma marca registrada.
Figura conhecida nas casas de espetáculos de Nova York, ela continuou ativa até os 80 anos de idade.

Autores selecionados no Prêmio CDL de Literatura lançam livros


Os cinco autores selecionados pelo Prêmio CDL de Literatura lançarão seus livros no dia 7 de janeiro de 2009, no Teatro da Câmara de Dirigentes Lojistas, às 19 horas. Realizado com patrocínio da Lei Rouanet e da empresa Borrachas Vipal S.A. o objetivo do projeto cultural era realizar a impressão de três obras literárias inéditas escritas por autores residentes em Feira de Santana. Quarenta obras foram inscritas e ao invés de três, quatro obras foram selecionadas por uma comissão julgadora de notório saber na área literária. A CDL ainda escolheu uma obra à parte escrita pela professora Lélia Vitor Fernandes que reúne frases de pára-choques de caminhões em homenagem a empresa patrocinadora do projeto cultural.
Foram selecionados dois livros de poesia, um de contos e outro de literatura infantil. Este último foi escrito por uma menina de 11 anos de idade. Os livros selecionados foram: “A Moça Pintada no Tempo e o Eu Indefinido”, de Markus Vinícius Borges dos Santos; “Escondedouro do Amor e Outros Versos Sob A Espera”, de Nívea Maria Vasconcellos; “O Ulisses no Supermercado”, de José de Assis Freitas Filho, “13 viagens no dia 13 - As Aventuras de Emily”, de Daniela Santos Moris e “Sabedoria na Estrada” de Lélia Vitor.
Os autores receberão 60% dos um mil exemplares impressos, os outros 40% serão distribuídos gratuitamente beneficiando principalmente estudantes da rede pública de ensino.
(Com informações de Carla Matos, da Assessoria de Comunicação da CDL)

Mais filmes vistos e revistos


Brad Pitt como Jesse James
Divulgação
Continuo assistindo à filmes nesses dias, como "Sete Vidas", drama com Will Smith e Rosario Dawson, no cinema. Também a revisão, em DVD, do polonês "Kanal"; e a visão de "O Assassinato de Jesse James Pelo Covarde Robert Ford", com Brad Pitt; "E Aí, Meu Irmão, Cadê Você?", de Joel Coen, com George Clooney, comédia que reconta "A Odisséia"; "Johnny Reno", com Dana Andrews e Jane Russell; "São Francisco de Assis", com Bradford Dillman e Dolores Hart, épico do início dos anos 60; e o clássico "O Ladrão de Bagdá"
Ainda na fila, esperando vez para visão e revisão em DVD, os filmes "Meus Dois Carinhos", de George Sidney, com Frank Sinatra, Rita Hayworth e Kim Novak; Elizabeth" com Cate Blanchett e Joseph Fiennes; "Cidade Perdida", de e com Andy Garcia, um retrato sobre Cuba e a transição de ditaduras; e "Os Indomáveis", com Russell Crowe e Christian Bale.

Um dia histórico para Feira de Santana

Complexo Viário e viaduto serão inaugurados nesta sexta-feira

A partir desta sexta-feira, 26, motoristas de todo o país que passarem por Feira de Santana rumo ao outros estados nordestinos ou nortistas, não mais enfrentarão problemas de fluxo de trânsito quando passar à altura da Cidade Nova. O complexo viário, composto por três viadutos, vai ser inaugurado, em dia de grande festa, pelo prefeito José Ronaldo de Carvalho. Vai ser um dia histórico para o município.
Também vai ser aberto ao tráfego o viaduto das avenidas Maria Quitéria e Fraga Maia, sobre a avenida Eduardo Fróes da Motta. “O município que é conhecido nacionalmente por ter ser o maior entreposto rodoviário do norte e nordeste, a partir de sexta-feira vai ficar conhecido por ter um dos mais bonitos e funcionais complexos viários do país”, considera o prefeito José Ronaldo de Carvalho. A solenidade está marcada para as 19 horas.
Todos os dias, milhares de veículos, de todos os portes, cruzam o território da Princesa do Sertão. “Como todos se lembram, naquele local existia o problema de congestionamento ou retração acentuada do fluxo de veículos. Mas, a partir de agora, são situações que farão parte do passado. Não mais haverá perda de tempo em longas filas, nem as pessoas enfrentarão situações de perigo ao passar pelo local”, disse o prefeito.
Para ele, foi construída a solução para os problemas do tráfego no local. “Este complexo viário foi objeto de estudos e observações técnicas. A rótula que aqui existia era um dos nós no nosso trânsito. Agora, quem vai pegar a BR-116 Norte, bem como a BR-324, e venha de qualquer dos sentidos, não mais vai enfrentar engarrafamentos ou perda de tempo”.
Os recursos investidos são próprios do Município. Para tanto, tomou um empréstimo de 11 milhões de dólares à Comissão Andina de Fomento (CAF), entidade formada por vários países sul-americanos e sediada na Venezuela. “Foi um dinheiro muito bem aplicado, porque os viadutos mudaram para sempre a estrutura urbana viária da cidade”, diz José Ronaldo.
Já foram inaugurados dois viadutos: o da Getúlio Vargas e João Durval Carneiro e o da Getúlio Vargas/Noide Cerqueira e Eduardo Fróes da Motta. O quinto vai ser construído na intersecção formada pelas avenidas João Durval Carneiro, Ayrton Senna e Eduardo Fróes da Motta, na Conceição I.
O complexo viário da Cidade Nova tem três níveis. O mais baixo liga as avenidas José Falcão da Silva e a Transnordestina (início da BR-116 Norte). O intermediário é composto por dois viadutos, que serão usados pelos veículos que virão do Sobradinho, sentido à Maria Quitéria - e o contrário. O maior, com mais de 260 metros de extensão, ligará a BR-116 e BR-324 - terá mão única.
Os motoristas que, vindos do Sobradinho, e que desejam pegar a avenida José Falcão da Silva, seguirão por uma via especialmente construída – na lateral da principal. O mesmo procedimento deverá ser tomado pelos condutores que a partir da José Falcão, desejam chegar à Maria Quitéria. A pista foi construída paralela a principal.
(Com informações da Secretaria de Comunicação Social da Prefeiura de Feira de Santana)

quinta-feira, 25 de dezembro de 2008

Cópias dubladas

Rosario Dawson e Will Smith no drama "Sete Vidas", em cópia dublada
Divulgação


Todos os filmes em cartaz no Orient Cineplace são com cópias dubladas, inclusive o drama "Sete Vidas". Os outros filmes sem legendas são: "Coração de Tinta", "Crepúsculo" e Madagascar 2". Ainda tem a comédia brasileira "Se Eu Fosse Você 2".

Deu no "Blog do Noblat"


Menção Honrosa na Olimpíada Brasileira de Física 2008

Primeiro colocado e Medalha de Ouro na Olimpíada Baiana de Química (Feirense é Medalha de Ouro na Olimpíada Baiana de ... ), Vinicius Adorno Gonçalves, 15 anos, aluno da 1ª série do Ensino Médio do Colégio Nobre, conquistou Menção Honrosa na Olimpíada Brasileira de Física 2008, que é um programa da Sociedade Brasileira de Física (SBF).
O programa tem os seguintes objetivos: despertar e estimular o interesse pela Física; proporcionar desafios aos estudantes; aproximar a universidade do ensino médio; identificar os estudantes talentosos em Física, preparando-os para as olimpíadas internacionais e estimulando-os a seguir carreiras científico-tecnológicas.

quarta-feira, 24 de dezembro de 2008

Programação de filmes da última semana do ano






















Período de 25 a 31 de dezembro

PRÉ-ESTRÉIA
SE EU FOSSE VOCÊ 2
, de Daniel Filho, 2008. Com Tony Ramos e Gloria Pires. Comédia. Nem bem se recuperaram da experiência em que trocam de corpo um com o outro (como no primeiro filme), Cláudio e Helena novamente passam pela transferência corpórea. O que motivo é que o casal está em crise, resolve se separar e ainda descobre que a filha vai se casar e está grávida. Não recomendado para menores de 10 anos. Duração: 105 minutos. Horário: 21h20. Sala 3 (167 lugares).
LANÇAMENTO MUNDIAL
CORAÇÃO DE TINTA
(Inkhearth), de Iain Softley, 2008. Com Brendan Fraser, Andy Serkis, Paul Bettany e Helen Mirren. Aventura e fantasia. Meggie é uma garota cujo pai tem a secreta habilidade de trazer à vida os personagens dos livros que lê em voz alta. Numa dessas leituras um vilão poderoso, saído de uma rara fábula infantil, é libertado e o seqüestra para que ele liberte outros vilões da ficção. Cópia dublada. Não recomendado para menores de 10 anos. Duração: 105 minutos. Horários: 14h30, 16h40, 18h50 e 21 horas. Sala: 1 (243 lugares).
LANÇAMENTO NACIONAL
SETE VIDAS
(Seven Pounds), de Gabrielle Muccino, 2008. Com Will Smith e Rosario Dawson. Drama. Homem que foge de uma culpa do passado salva vidas de completos desconhecidos. Ele decide ajudar sete pessoas a mudarem suas vidas. Cópia dublada. Não recomendado para menores de 14 anos. Duração: 122 minutos. Horários: 13h20 (somente neste sábado e no domingo), 15h50, 18h20 e 20h50. Sala 4 (264 lugares).
CONTINUAÇÕES
CREPÚSCULO
(Twillight), de Catherine Hardwicke, 2008. Com Kristen Stewart e Robert Pattison. Romance. Bella é uma adolescente que se muda para viver com o pai. Assim que chega ao local, ela fica sabendo de uma misteriosa família. A jovem acaba conhecendo um dos cinco irmãos e descobre que se tratam de vampiros. Bella fica assustada, mas decide encarar os riscos e seguir adiante com a paixão que a move pelo rapaz. Cópia dublada. Em segunda semana. Não recomendado para menores de 12 anos. Duração: 125 minutos. Horários: 13h40 (somente neste sábado e no domingo), 16h10, 18h40 e 21h10. Sala 2 (160 lugares).
MADAGASCAR 2 (Madagascar: Escape 2 Africa), de Eric Darnell e Tom McGrath, 2008. Animação. O leão Alex, a zebra Marty, a girafa Melman e a hipopótamo fêmea Glória se aventuram no meio da savana africana. Em terceira semana. Classificação indicativa: Livre. Duração: 89 minutos. Horários: 13h30 (somente neste sábado e no domingo), 15h25, 17h20 e 19h20. Sala 3.

Observação: Na quinta-feira, 31, véspera de Ano Novo, somente haverá sessões iniciadas até às 17 horas.

ENDEREÇO E TELEFONES
Orient Cineplace - Multiplex do Boulevard Shopping, telefax 3225-3056 e telefone 3610-1515 para saber informações sobre programas e horários.
(Com informações do Departamento de Marketing da Orient Filmes)

Duas das "previsões" do Professor Alicate

O "Blog Sempre Livre", de Cristóvam Aguiar, fecha o ano com "Previsões (im)previsíveis" do Professor Alicate, "o homem que sabe o que corta e corta o que sabe". Escolhemos duas das "previsões":
1. De “porre” desde as eleições de 2006, Jaques Wagner vai continuar sem saber que é ele o governador da Bahia. Maria Del Carmem vai continuar representando ele no cargo.
5. Após bater o recorde de encalhe com o livro “Política e Corrupção na Saúde”, o Dr. Eduardo Leite vai tentar entrar para Guinness (o livro dos recordes), com o “Maior Encalhe do Mundo” com o livro “Quem é Quem na Saúde do Piauí”.

Vislumbres de um criador

Por Abraão de Almeida
O elefante é o único animal cujas pernas dianteiras se dobram para a frente. Por quê? Porque de outra forma seria difícil para esse animal levantar-se, por causa do seu peso.
Por que os cavalos, para se erguerem, usam as patas dianteiras, e as vacas, as traseiras? Quem orienta esses animais para que ajam dessa maneira?
Deus. Esse mesmo Deus que coloca um punhado de argila no coração da terra, e, através da ação do fogo transforma-a em formosa ametista de alto valor. Esse mesmo Deus que coloca certa quantidade de carvão nas entranhas do solo, e, mediante a combinação do fogo e a pressão dos montes e das rochas, transforma esse carvão em resplandecente diamante, que vai fulgurar na coroa dos reis ou no diadema dos poderosos!
Por que o canário nasce aos 14 dias, a galinha aos 21, os patos e gansos aos 28, o ganso silvestre aos 35 e os papagaios e avestruzes aos 42 dias? Por que a diferença entre um período e outro é sempre de sete dias?
Porque o Criador sabe como deve regular a natureza e jamais comete engano. Ele determinou que as ondas do mar se quebrem na praia à razão de 26 por minuto, tanto na calma como na tormenta. Aquele que nos criou pode também nos dirigir. Somente aquele que fez o cérebro e o coração pode guiá-los com êxito para um alvo útil.
A insondável sabedoria divina revela-se ainda nas coisas que poucos notam: A melancia tem número par de franjas. A laranja possui número par de gomos. A espiga de milho tem número par de fileiras de grãos. O cacho de bananas tem, na última fila, número par de bananas, e cada fila de bananas tem uma a menos que a anterior. Desse modo, se uma fileira tem número par, a seguinte terá número ímpar.
A ciência moderna descobriu que todos os grãos das espigas são em número par, e é admirável que Jesus, ao se referir aos grãos, tenha mencionado exatamente números pares: 30, 60, e 100.
Pela sua maravilhosa sabedoria e graça, é assim que o Senhor determina à vida que cumpra os propósitos e os planos dele. Somente a vida sob o cuidado divino está a salvo de contratempos.
Outro mistério que a ciência ainda não descobriu: Enormes árvores, pesando milhares de quilos, apoiadas em apenas poucos centímetros de raízes. Ninguém até agora conseguiu descobrir esse princípio de sustentação a fim de aplicá-lo em edifícios e pontes.
Mas há maravilha ainda maior. O Criador toma o oxigênio e o hidrogênio, ambos sem cheiro, sem sabor e sem cor, e os combina com o carvão, que é insolúvel, negro e sem gosto. O resultado, porém, é o alvo e doce açúcar.
Esses são apenas alguns vislumbres de um Deus sábio e amoroso. Esse mesmo Deus que realiza tais maravilhas no mundo que ele criou, pode também
efetuar em nós um milagre ainda muito maior. Ele pode dar-nos um novo nascimento, fazendo novas todas as coisas.
Ele pode tomar nossa vida triste, inútil e insípida, e torná-la alegre, útil e plena de significado para a glória dele.
Portanto, amado, não se desespere. Não importa quão grave seja a sua condição física, moral ou espiritual. O Senhor Jesus, que "ontem e hoje é o mesmo, e o será para sempre", só ele tem a última palavra. Você pode experimentar um milagre! Tão somente creia nele, receba-o como seu único Senhor e Salvador, e coloque a sua vida nas mãos dele.
A Bíblia diz: "Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu único Filho, para que todo aquele que nele crer não morra, mas tenha a vida eterna".

Morre cineasta Robert Mulligan


Considerado um dos nomes mais importantes da primeira "Geração-TV", morreu no sábado, 20, o cineasta americano Robert Mulligan (foto), aos 83 anos. Seu filme mais importante é "O Sol É Para Todos" (To Kill a Mockinbird), 1963, com Gregory Peck, que ganhou o Oscar de Melhor Ator. O filme também ganhou o Oscar de Melhor Roteiro Adaptado e de Melhor Direção de Arte. Baseado em romance de Harper Lee, o filme trata sobre ética e dignidade.
Filmografia
"A Taberna das Ilusões Perdidas" (Thae Rat Race), 1960, com Tony Curtis e Debbie Reynolds
"O Grande Impostor" (The Great Impostor), 1961, com Tony Curtis
"Quando Setembro Vier" (Come September), 1961, com Rock Hudson e Gina Lollobrigida
"Labirinto de Paixões" (The Spiral Road), 1962, com Rock Hudson e Gena Rowlands
"O Preço de um Prazer" (Lover With the Proper Strange), 1964, com Steve McQueen e Natalie Wood
"O Gênio do Mal" (Baby, the Rain Must Fall), 1964, com Steve McQueen
"A Procura do Destino" (Inside Daisy Clover), 1966, com Natalie Wood e Robert Redford
"Subindo Por Onde Se Desce" (Up the Down Staircase), 1967, com Sandy Dennis
"A Noite da Emboscada" (The Stalking Moon), 1969, com Gregory Peck e Eva Marie Saint
"O Caminho da Felicidade" (The Pursuit of Happiness), 1970, com Michael Sarrazin e Barbara Hershey
"Houve uma Vez no Verão" (Summer of 42), 1971, com Jennifer O'Neill
"A Face Inocente do Terror" (The Other), 1972, com Uta Hagen
"Jogos do Azar" (The Nicked Ride), 1974, com Jason Miller
"Irmãos de Sangue" (Bloodbrothers), 1978, com Richard Gere
"Tudo Bem no Ano Que Vem" (Same Time, Next Year), 1978, com Ellen Burstyn e Alan Alda
"Meu Adorável Fantasma" (Kiss Me Goodbye), 1982, com Sally Fields e James Caan (versão americana de "Dona Flor e Seus Dois Maridos")
"Clara's Heart", 1988, com Whoopi Goldberg
"No Mundo da Lua" (The Man in the Moon), 1991, com Reese Witherspoon.

Despedida de Tarcízio Pimenta

Tarcízio Pimenta (DEM) renunciou na terça-feira, 23, ao cargo de deputado estadual na Assembléia Legislativa da Bahia. Ele fez um emocionado discurso de despedida, agradecendo aos demais deputados pelo tempo de convivência na Casa. No dia 1º de janeiro de 2009, o democrata toma posse como prefeito de Feira de Santana. Eliana Boaventura (PP) assume a vaga.

Sem recesso

O Blog Demais não vai entrar em recesso. Continua com suas postagens normais, inclusive no Natal e na passagem de ano.