Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

No Domingo de Páscoa

No Domingo de Páscoa

segunda-feira, 26 de fevereiro de 2007

Em lembrança do engenheiro das avenidas de Feira

Por Adilson Simas

Perto de completar 92 anos - nasceu em 22 de maio de 1915 -, faleceu domingo, 25, em Salvador, José Joaquim Lopes de Brito, ou simplesmente “Doutor Brito”, feirense que em 1938, concluiu o curso de Engenheiro Civil, na Capital do Estado.
“Doutor Brito” foi professor de várias gerações, na Escola Normal, Colégio Santanópolis e Instituto de Educação Gastão Guimarães e doador dos terrenos onde estão edificadas as escolas João Durval e da Obra Promocional de Santana. Mas não existe na cidade nenhuma escola com o seu nome.
“Doutor Brito”, engenheiro da Prefeitura, concebeu a primeira planta do município, com ela surgindo as largas e longas vias públicas que tanto engrandecem a cidade. Mas não se encontra nenhuma dessas avenidas oficializada com seu nome.
“Doutor Brito”, depois de implantada a nova estrutura administrativa da Prefeitura foi a segunda personalidade a assumir a Secretário de Viação e Obras Públicas - o primeiro foi Colbert Martins (1963/1964) - tendo comandado grandes obras na gestão do prefeito Joselito Amorim. Mas não se conhece uma só edificação publica batizada com seu nome.
“Doutor Brito” foi um dos fundadores do Fluminense de Feira, seu presidente no tempo do amadorismo e influente conselheiro na era profissional. Os velhos livros de atas do clube registram sua presença em todas as reuniões. Mas o seu querido Fluminense, por seus dirigentes, não estava oficialmente presente no dia de sua “viagem”.
“Doutor Brito” foi muito mais além de engenheiro, professor, servidor público e desportista. Foi um apaixonado pela sua Feira de Santana que ajudou a construir e crescer. Mas a Câmara Municipal, da Comenda Maria Quitéria outorgada àqueles com serviços prestados a cidade, e de tantas outras medalhas e honrarias especificando categorias, nunca oficializou qualquer condecoração para o ilustre feirense.
“Doutor Brito” do inseparável cachimbo, partiu para o “andar de cima” deixando aqui, nas terras de Santana, um rosário de ações. Para a nova geração, entretanto, ele está identificado apenas em um conjunto residencial batizado com seu nome entre os bairros Sobradinho e Pampalona e que não se tratar de uma obra pública.

Um comentário:

Anônimo disse...

Fazendo registros como esse sobre Dr. Brito, Adilson Simas permanece como um dos jornalistas memorialistas de Feira de Santana. Parabéns ao Blog Demais por dar espaço a ele.