Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard
9 a 15 de maio - 14 - 17 - 20

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

João Durval alerta iminente colapso na área energética


O senador baiano João Durval (PDT) fez na tarde de quinta-feira, 20, um alerta às autoridades sobre os riscos que o Brasil enfrenta, diante da escassez de água e do iminente colapso na área energética, que essa situação pode proporcionar. Ao mesmo tempo, apresentou ao plenário o Projeto de Lei 112 - já em tramitação -, que obriga condomínios e prédios públicos a providenciar sistemas de captação das águas das chuvas para evitar o uso de água potável para limpeza de calçadas, irrigação de áreas verdes urbanas e descargas sanitárias, entre outras formas impróprias de utilização.
No discurso, o senador fez um raio-X da situação atual do País, com o baixo nível dos reservatórios e as conseqüências da falta de água na questão elétrica. Apresentou também os números que os cofres públicos estão cobrindo, com o aumento no custo da energia, em função do uso de usinas a óleo diesel utilizadas como alternativa para a redução da capacidade das hidrelétricas.
Dentre as soluções apresentadas, João Durval citou a necessidade de uma campanha de esclarecimento e incentivo à economia de luz junto à população. O senador baiano criticou o aparente receio do governo em admitir a crise, sob o risco de "esvaziamento do seu discurso político de bonança eterna, caso um pedido de cooperação do público seja associado a planos de racionamento de governos anteriores".
Ao fim, apresentou ao plenário o Projeto de Lei, de sua autoria, que obriga prédios públicos e condomínios a providenciar sistemas de aproveitamento das águas das chuvas. Pelo projeto, João Durval sugere que a água pluvial captada seja utilizada para economizar água potável, necessária à saúde e muito cara, devido ao tratamento. Com a água captada das chuvas será possível lavar calçadas, irrigar jardins e áreas verdes, além de sua utilização em esgotamento sanitário. O projeto prevê redução na taxa de esgoto desses prédios, especialmente porque a água captada poderá auxiliar também na prevenção de enchentes, com a diminuição no volume que passará pelo sistema de drenagem.
(Com informações de Silvio Romero, da Assessoria do Senador João Durval)

Nenhum comentário: