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terça-feira, 5 de junho de 2012

O bê-a-bá da casa própria

Para que o sonho não se torne pesadelo, é necessário estar bem informado sobre os procedimentos necessários para conseguir o financiamento do imóvel

Está tudo pronto! O imóvel já foi escolhido, a família conseguiu a renda mínima para financiar a compra da casa própria, os documentos estão corretos e, agora, falta apenas pegar a chave e fazer a mudança. Mas será que está tudo certo mesmo? Todas as etapas foram cumpridas à risca? Muita gente acaba tendo surpresas indesejáveis no meio do caminho e o sonho da casa própria pode acabar adiado. Para evitar transtornos e tirar todas as dúvidas de como agir para que a aquisição de um imóvel se torne realidade, o consultor da Obbrasa, José Wilson, que trabalha em parceria com a Construtora Carrara, explica o passo a passo.
O primeiro deles é a escolha de um imóvel. Depois, é hora de reunir os documentos necessários. São eles: identidade, comprovante de renda, de residência, de estado civil e certidão negativa de débitos com a Receita Federal. Se a pessoa for utilizar o FGTS deve ser apresentada a cópia da carteira de trabalho e documento que comprove residência de no mínimo um ano em uma mesma cidade.
"Na Carrara, o cliente tem a opção de conversar direto com o consultor, agilizando o processo. Desta forma, não há o risco de ter todo o trabalho de ir ao banco, pegar fila e lá descobrir que faltam documentos", destaca José Wilson. Entre a documentação necessária, um item merece destaque: a comprovação de renda. "É necessário confirmar os rendimentos mensais que a pessoa usou para simular o financiamento, no entanto, não existe exigência de renda mínima", esclarece o consultor.
Campeão de dúvidas são os rendimentos extras. Sabe aqueles "bicos" ou freelance que quase todo mundo faz para complementar a renda? Dá para declarar esses valores também. "Rendimentos extras podem ser comprovados apresentando, durante entrevista com o gerente da Caixa, extratos bancários, faturas de cartão de crédito e até assinatura de periódicos, entre outros. Antes da entrevista, é feito na Construtora Carrara uma sondagem desses valores extras com o cliente, para se verificar o que deve ou não ser declarado", explica.
Depois de concluído todos esses passos, deve-se abrir uma conta poupança vinculada ao empreendimento escolhido, nela serão depositados recursos próprios ou da conta vinculada ao FGTS. A partir daí, basta assinar o contrato com o banco e começar a quitar as prestações. A Caixa Econômica financia até 90% do valor do imóvel.
(Com informações de Ana Paula Horta e Fernanda Pinho, da Mão Dupla Comunicação)

2 comentários:

Anônimo disse...

Além disso, tem-se que se certificar que o funcionário da Prefeitura vai estar pronto para cumprir o trabalho dele. No meu caso específico, o problema foi com a assinatura do HABITE-SE.
O sonho da casa própria sempre esbarra nos interesses de outrem.

Anônimo disse...

Gostei da postagem.
Porém, vale ressaltar que alguns processos na Caixa são bem demorados dependendo da demanda de pedidos. Uma vez aprovado o crédito, a pessoa tem 6 meses para encontrar um imóvel que se adeque às exigências.
Hoje, os processos para financiamento estão bem mais fáceis e "rápidos" se comparado há anos atrás.