Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard
9 a 15 de maio - 14 - 17 - 20

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Chopim, Chupim, Melro, Merro (Molothrus bonariensis)

Por Sérgio Oliveira

Em São Paulo e particularmente no Rio Grande do Sul, o chupim é mais conhecido como "vira-bosta". Da espécie Molothrus bonariensis, "este pássaro, totalmente preto com reflexos brilhantes, tem duas peculiaridades: sua associação com o gado comendo no chão, perto dele, e de cujo hábito adquiriu o nome deselegante; e o seu parasitismo notório nos ninhos de outros pássaros, pois nunca constroi ninhos próprios. Ao invés, as fêmeas, que são menores do que os machos e têm plumagem cinzenta opaca, depositam indiscriminadamente os seus ovos nos ninhos de outras espécies, dependendo assim dos pais adotivos para chocá-los e criar os filhotes. Isto explica um caso comum no verão: um pequeno pássaro, muitas vezes um tico-tico, é visto com um filhotão muito maior e inteiramente diferente, correndo atrás dele e pedindo comida. O vira-bosta é um residente permanente que pode ser encontrado em qualquer parte do Estado" - do livro "Aves Silvestres do Rio Grande do Sul", de William Belton e fotos de John Dunning. Editado pela Fundação Zoobotânica do Rio Grande do Sul.
O chupim deposita os ovos não apenas nos ninhos do tico-tico, mas também nos de outros pássaros como os da pombinha-das-almas, dos sanhaços, dos papa-cupins e dos canários-da-terra. O pesquisador Alexander Wetmore encontrou num ninho de sabiá laranjeira três ovos de Molothrus bonariensis, o que comprova o tipo de parasitismo do chupim.
Sergio Oliveira, aposentado, é de Charqueadas-RS

Nenhum comentário: