Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard
9 a 15 de maio - 14 - 17 - 20

terça-feira, 2 de novembro de 2010

"Presidenta"

Enviado por Mariana Pereira
"Tenho notado, assim como aqueles mais atentos também devem tê-lo feito, que Dilma Rousseff e seus apoiadores, pretendem que ela venha a ser a primeira presidenta do Brasil, tal como atesta toda a propaganda política veiculada na mídia.
Presidenta? Mas, afinal, que palavra é essa totalmente inexistente em nossa língua?
Bem, vejamos: no português existem os particípios ativos como derivativos verbais. Por exemplo: o particípio ativo do verbo atacar é atacante, de pedir é pedinte, o de cantar é cantante, o de existir é existente, o de mendicar é mendicante.
Qual é o particípio ativo do verbo ser? O particípio ativo do verbo ser é ente. Aquele que é: o ente. Aquele que tem entidade.
Assim, quando queremos designar alguém com capacidade para exercer a ação que expressa um verbo, há que se adicionar à raiz verbal os sufixos ante, ente ou inte. Portanto, a pessoa que preside é presidente, e não "presidenta", independentemente do sexo que tenha. Se diz capela ardente, e não capela "ardenta"; se diz estudante, e não "estudanta"; se diz adolescente, e não "adolescenta"; se diz paciente, e não "pacienta".
Um bom exemplo seria:
'A presidenta se comporta como uma adolescenta pouco pacienta que imagina ter virado eleganta para tentar ser nomeada representanta. Esperamos vê-la algum dia sorridenta numa capela ardenta, pois esta dirigenta política, dentre tantas outras suas atitudes barbarizentas, não tem o direito de violentar o pobre português, só para ficar contenta'".

6 comentários:

SERGIO OLIVEIRA disse...

Maria, é que ela, em matéria de portguguês, é uma "indigenta".

Anônimo disse...

"Presidenta" esta certo. Tem em todos os dicionários. Parem de apelar, Deus do céu!!!!

Maria do Carmo Vieira disse...

Sinto muito Mari, mas tenho que concordar com esse Anônimo aí. Os dois termos podem ser usados sim: Presidente ou Presidenta.

Mariana disse...

Marta Suplicy acabou de usar "presidenta" no programa da Globonews, no programa "Entre Aspas". Realmente eu não sei, é a primeira vez que ouço alguém dizer assim, num programa de televisão...escrito, nunca vi, desculpem. Só se AGORA mudaram isto no dicionário. Quem escreveu o que enviei ao Dimas, é professora de Língua Portuguesa.

SERGIO OLIVEIRA disse...

Realmente está no dicionário, mas quase ninguém usa; quando a imprensa se refere à Cristina, da Argentina, diz presidente; já o feminino de anônimo e anônima.

Maria do Carmo Vieira disse...

Olha o que saiu no Blog da Feira:

Presidente ou presidenta?
Reunião deve formalizar uso do “presidenta”

Em seu primeiro pronunciamento depois de eleita, Dilma Rousseff se referiu a si mesma como presidenta. A petista já mostrou em outras ocasiões preferência pelo termo e declarou que, se ganhasse, gostaria de ser chamada assim.

Mas, por enquanto, a imprensa tem feito uso maior da palavra presidente, afastando de um consenso. O próprio presidente do PT, José Eduardo Dutra, referiu-se a Dilma sempre como “a presidente” nas entrevistas.

Para resolver a questão, uma reunião com a equipe de comunicação da petista deve formalizar o uso do “presidenta” na próxima segunda-feira.

O dicionário Aurélio define que a palavra “presidente”, por ser comum de dois gêneros, pode ser usada no masculino e feminino, mas também considera correto o uso de “presidenta”.

redacao@blogdafeira.com.br