Projeto Cinema no Casarão exibe "Um Crime na Rua" e "Como Nasce uma Cidade"
Será em nova data, na sexta-feira, 1 de agosto, às 19h30, a sequência do Projeto Cinema no Casarão, criado e promovido pela Fundação Senhor dos Passos e o Núcleo de Preservação da Memória Feirense Rollie Poppino, no Casarão Fróes da Motta. Os promotores adiaram em uma semana a realização do evento, que é gratuito aberto ao público em geral. Na oportunidade, a exibição dos filmes "Um Crime na Rua" e "Como Nasce uma Cidade", de Olney São Paulo.
O evento contará com a palestra "Quem foi Olney São Paulo", pelo jornalista e memorialista Dimas Oliveira sobre o cineasta Olney São Paulo (07.08.1936- -15.03.1978), autor dos dois filmes.
Um, em 1955, primeiro filme feirense, realizado junto com o fotógrafo Elydio Azevedo. Além do roteiro e direção, Olney atuou como ator, ao lado de Edson Campos, Fernando Ramos, Vera Campos e Miriam Arruda. Com uma filmadora Kodak 16mm antiga e coletando dinheiro entre os amigos, ele comprou os negativos. Filmou o roteiro em sequência linear, efetuando os cortes com as paradas na própria câmera, já que não dispunha de moviola.
Trata-se de um dos mais significativos registros resgatados sobre a história de Feira de Santana. O cineasta Henrique Dantas foi quem descobriu copião de "Um Crime na Rua" no Arquivo Nacional.
Outro, em 1973, realizado para marcar a comemoração do centenário (1873-1973) de Feira de Santana. Então, 16 de junho era o Dia da Cidade. Há quase 25 anos, desde 2000, que 18 de setembro é a data da cidade oficializada pela Câmara Municipal.
Os filmes foram resgatados e digitalizados em DVD pela Fundação Senhor dos Passos, através do Núcleo de Preservação da Memória Feirense Rollie E. Poppino, inseridos nas coleções números 03 e 06 "Fragmentos da História de Feira de Santana".


Nenhum comentário:
Postar um comentário