"Feira de Santana: Uma Viagem ao Passado" é a exposição fotográfica permanente, que será aberta ao público na próxima sexta-feira, 3 de maio, às 19 horas no Casarão Fróes da Motta. O evento integra a série de atividades programadas pela Fundação Senhor dos Passos, através do Núcleo de Preservação da Memória Feirense Rollie E. Poppino.
A exposição é composta por vinte fotografias na dimensão 1,00mx0,60m cada, montadas em chassis de madeira e fixadas em cavaletes especiais de alumínio, no padrão fine art, impressas com pigmento mineral em ProCanvas Museum Canson Infinity e verniz UV, atendendo todos os requisitos de longevidade exigidos por museus e galerias.
Todas as fotografias pertencem ao acervo do Núcleo de Preservação da Memória Rollie E. Poppino e foram restauradas e ampliadas pelo professor e fotógrafo José Angelo Leite Pinto (Foto: Divulgação).
"Esta exposição ficará exposta permanentemente no Casarão Fróes da Motta e tem como objetivo compartilhar com todos os visitantes cenas importantes do cotidiano da cidade, fotografias estas feitas pelos antigos fotógrafos da nossa terra, a exemplo de Generoso Portela, Naftalino Vieira, Maximiniano Soledade, O. Caria, Joaquim Nogueira, dentre outros, no período de 1888 à década de 1950", relata Angelo Pinto. Segundo ele complementa, "estas fotografias são apenas alguns dos registros muito importantes e que, através das suas atividades como fotógrafos, não poderiam imaginar que elas se tornariam os principais registros da memória e história de Feira de Santana. Afinal, como afirmou o filósofo chinês Confúcio (552 e 479 a.C.), 'Uma imagem vale por mil palavras'. O significado deste ditado está relacionado com a facilidade em compreender determinada situação a partir do uso de recursos visuais, ou a facilidade de explicar algo com imagens, ao invés de palavras (sejam escritas ou faladas)". Por fim, Angelo Pinto convida: "Sejam todos bem-vindos e uma ótima viagem ao passado da nossa terra!"
Nenhum comentário:
Postar um comentário