Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir


Pré-venda de ingressos

Pré-venda de ingressos
Pré-estreia no dia 02/10: 18 - 18h30 - 19h30 - 20h30 - 20h50 - 21h20; semana de lançamento de 3 a 9/10: 15h20, 17h50, 18h10, 20h40 e 21 horas

Lançamento nacional - Orient CinePlace Boulevard

Lançamento nacional - Orient CinePlace Boulevard
14 - 16h15 - 18h30 - 20h40 (Dublado)

quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Tudo que você gostaria de saber sobre o Museu Parque do Saber


O Museu Parque do Saber Dival da Silva Pitombo, em Feira de Santana, é um dos sete existentes no mundo e o primeiro da América do Sul. Foi concebido de acordo com projeto arquitetônico pós-moderno, para abrigar um teatro virtual e espaço para exposições multidisciplinares, como mais uma importante realização do Governo Municipal, que coloca a cidade em privilegiada posição no contexto da ciência, tecnologia e lazer. Um projeto que vai permitir ao feirense e ao visitante olhar as estrelas e tudo que nos cerca, e o que precisa ser estudado ou apreciado.
O Museu Parque do Saber conta com o equipamento mais moderno do gênero e existente em apenas mais seis países: Alemanha, Áustria, Coréia do Sul, Estados Unidos (dois), Kuwait e Turquia.
A capacidade de enxergar através das linhas do tempo torna-se possível graças ao esforço do governo José Ronaldo de Carvalho, que através deste projeto coloca Feira de Santana, com seus quase 600 mil habitantes e sede de macro-região com mais de um milhão e meio de habitantes no topo das urbes mais importantes do interior do país, atraindo para si as atenções de outras cidades e estados.
O equipamento é vinculado à Fundação Cultural Municipal Egberto Tavares Costa, entidade de Administração Municipal Descentralizada.
TEATRO VIRTUAL
A cúpula do Teatro Virtual, também chamada de domo, cobre um auditório contendo poltronas fixadas, em semicírculos, as quais possuem diferentes graus de inclinação de acordo com o seu afastamento em relação ao centro do círculo. Tem diâmetro de 13 metros - o maior entre os demais planetários em funcionamento - e permite acesso a 165 pessoas sentadas.
As apresentações mostram desde aspectos do fundo do mar até o desvendar do cosmos, vislumbres do mundo. Elas podem ser complementadas com fotos e vídeos, equipamentos de efeitos especiais produzidos em mídias que permitem criações de programações diversificadas.
No Teatro Virtual, também chamado de cinema imersivo digital, é possível fazer apresentações de qualquer natureza, como aulas das diversas disciplinas do currículo escolar, exibição de vídeos, espetáculos multimídia, além das convencionais projeções astronômicas.
Este espaço pode ser usado para realização de eventos, como congressos, lançamento de produtos, seminários, cursos, conferências, teleconferências, entre outros.
Proporciona assim um verdadeiro passeio pelo universo do conhecimento. Por meio de um equipamento óptico pode-se visualmente obter conhecimento de tudo o que acontece a nossa volta, principalmente nas áreas de educação e cultura, história, turismo, meio ambiente, ciência e tecnologia, geografia, biologia, matemática, história, física e medicina.
O público sentado olha para cima e visualiza imagens em 360º acompanhadas de efeitos visuais e sonoros.
O Teatro Virtual se constituirá em um espaço único, sem similares entre as áreas de cultura, ciência, turismo, lazer, descoberta, aventura, que tem como objetivo principal transmitir conhecimento, com fins educacionais, recreativos e culturais.
Importante por incentivar o turismo e difundir a cultura, a ciência e o entretenimento, atendendo à comunidade feirense e atraindo visitantes das cidades circunvizinhas e de outros estados.
A instalação deste equipamento objetiva, ainda, dotar Feira de Santana e as cidades circunvizinhas de um importante centro de lazer cultural e cientifico direcionado para todas as camadas da população, de todas as faixas etárias e níveis sócio-econômicos.
A programação será constituída de sessões variadas, de forma a atender aos interesses dos diversos tipos de públicos, desde escolares em atividades de complementação curricular até aqueles em busca de lazer e entretenimento, estes últimos em sessões aos sábados, domingos e feriados.
ZKP4 QUINTO
O planetário SkyMaster, modelo ZKP4 Quinto, da Carl Zeiss, que é a maior empresa de óptica do mundo, é um equipamento totalmente novo, concebido para cúpulas de até 13 metros de diâmetro, como a instalada em Feira de Santana, a maior até agora.
Possui um sofisticado sistema de projeção por fibras ópticas, possibilitando a mais alta perfeição e qualidade na reprodução do céu estrelado com diversos efeitos especiais, como a cintilação e a tonalidade de cor das estrelas conforme observado na natureza.
Os demais equipamentos existentes no mundo, instalados a partir de 2006, quando foi lançado, são:
- Planetarium of the City Tower, Judenburg, Áustria (cúpula de 8.5 m)
- Minikosmos, Lichtenstein, Alemanha (12 m)
- Planetarium of the Kuwait Science Club, em Safat, Kuwai (10 m)
- Lakewiew Museum Planetarium, em Peoria, Illinois, EUA (11 m)
- Bays Mountain Planetarium, em Kingsport, Tennessee, EUA (12.2 m)
- Planetarium of the Bucheon City Library, Bucheon, Coréia do Sul (10 m)
- Planetarium im Wissenschaftspark, em Graziantep, Turquia (10.8 m).
EVOLUÇÃO E REFLEXOS ECONÔMICOS
Na astronomia clássica, planetas, órbitas planetárias e constelações são apenas alguns dos vários temas contemplados em um planetário. Eles continuam sendo essenciais, pois fornecem os fundamentos desta ciência, levando ao público até os limites do universo e ao interior das estrelas; exploram a questão da vida extraterrena e recontam as lendas heróicas da antiguidade clássica.
Resultados de novos acontecimentos culturais enriqueceram os programas com shows de laser, concertos e performances teatrais. Eventos que evoluíram e se distanciaram sensivelmente do sentido original do termo planetário, hoje com um sentido bem mais amplo já que mostram o mundo em que vivemos e contribuem para o entendimento do universo.
Com o equipamento, Feira de Santana dá um salto qualitativo em diversos aspectos: geração de emprego e renda, posicionamento da cidade como pólo de ciência, tecnologia e cultura.
Reflexos positivos imediatos advirão para a economia do município a partir da implantação desse empreendimento beneficiando setores da hotelaria, restaurantes, serviços associados à área turística e o comércio.
LOCALIZAÇÃO
O Museu Parque do Saber está edificado na rua Tumpinambá, s/nº, bairro São João, em um terreno localizado a 80 metros da construção do futuro complexo Teatro e Centro de Convenções e a 700 metros do Boulevard Shopping. Próximo ao centro da cidade e interligado pelas principais vias de acesso, com disponibilidade de amplo estacionamento, com cerca de 300 vagas.
ÁREAS DE ATUAÇÃO
O Museu Parque do Saber vai beneficiar alunos dos ensinos fundamental, médio e superior, além de dar apoio pedagógico aos professores e profissionais de todas as áreas de atuação, a exemplo de Antropologia, Aquecimento Global, Arqueologia, Arquitetura, Astronomia, Biologia, Botânica, Cinema, Comunicação, Ecologia, Educação, Efeito Estufa, Engenharia, Estatística, Física, Genética, Geografia, Geologia, Geometria, História, Informática, Matemática, Marketing, Medicina, Meio Ambiente, Mitologia, Música, Química, Religião, Tecnologia, Transportes, Zoologia.
FICHA TÉCNICA
O Museu Parque do Saber Dival da Silva Pitombo é um equipamento vinculado à: Fundação Cultural Municipal Egberto Tavares Costa
Rua Tupinambá, s/nº - Bairro São João - Feira de Santana - Bahia
Telefone: (75) 3624-5058
Site (em construção): http://www.museuparquedosaber.ba.gov.br/
Diretor do Departamento de Difusão Científica: Basílio Fernandez Fernandez
Projeto Arquitetônico: Arcênio Oliveira e José Reinaldo, arquitetos da Secretaria de Planejamento da Prefeitura de Feira de Santana
Cálculo Estrutural: Maria do Socorro Moreira Lima, da Secretaria de Planejamento
Construtora: Olímpia Serviços e Construções Ltda.
Início da Construção: outubro de 2007
Tempo de Construção: 14 meses
- Centrais (03) de ar condicionado de 300 mil BTUs adquiridas no Paraná e montadas em nove dias
- Dublagens de programas em estúdios em São Paulo e Nova York durante dois meses
- Desenvolvimento de softwares administração e agendamento em seis meses
- Cúpula adquirida nos Estados Unidos e montada por técnicos americanos em duas semanas
- Poltronas adquiridas no Paraná e montadas em nove dias
- Planetário adquirido na Alemanha e montado por técnicos alemães em 28 dias
- Equipamentos de sonorização adquiridos nos Estados Unidos e Japão montados em três dias
- Treinamento de planetaristas (operadores) por técnicos alemães em sete dias
- Computador central com capacidade de 1 Terabyte (equivalente a 1.000 computadores de 1 Gigabyte)
- Inserção de 3.000 fotos de alta resolução com imagens de inúmeros ramos do conhecimento humano
- Inserção de 2.000 sons e ruídos da fauna e de fenômenos naturais
- Toda programação operacional está elaborada até o dia 30 de dezembro, com sessões noturnas, sempre às 20 horas, especiais para segmentos da comunidade.
Normas de Conduta do Usuário no interior e entorno do equipamento
Não é permitido
- Fumar no foyer e no planetário
- Consumir e comercializar bebidas alcoólicas ou não
- Consumir e comercializar alimentos
- Utilizar câmeras fotográficas e filmadoras dentro do auditório
- Utilização de aparelhos celulares dentro do planetário
- Retorno para a mesma sessão após saída do auditório
- Reutilização de ingresso e utilização fora da data e horário previsto
- Entrada de pessoas sem camisa
- Entrada de homens vestindo shorts
- Entrada de pessoas portando armas e objetos cortantes

Um comentário:

Anônimo disse...

Valeu Dimas!
Essa é a 1ª etapa, certo? Então,o que está previsto para a segunda etapa?