Sílvio Tito/Secom
Feira de Santana ganha oficialmente nesta segunda-feira, 15, a primeira etapa do Museu Parque do Saber Dival da Silva Pitombo. O prefeito José Ronaldo de Carvalho descerra a placa de inauguração às 15 horas. O planetário instalado no Teatro Virtual é um dos sete existentes no mundo e o primeiro da América do Sul.
Estarão prestigiando o ato, personalidades políticas como o governador reeleito de São Paulo Gilberto Kassab, ex-governador e presidente do DEM Paulo Souto, senador César Borges, deputados federais Fernando de Fabinho e ACM Neto, prefeito eleito Tarcízio Pimenta, Alfred Lang, dirigente da empresa Carl Zeiss, que vem da Alemanha, empresário Norberto Odebrecht, deputados estaduais, prefeitos de municípios da região, vereadores e autoridades.
Trata-se de uma importante realização do Governo Municipal, que coloca a cidade em privilegiada posição no contexto da ciência, tecnologia e lazer. O Museu Parque do Saber conta com o equipamento mais moderno do gênero e existente em apenas mais seis países: Alemanha, Áustria, Coréia do Sul, Estados Unidos (dois), Kuwait e Turquia. A cúpula tem diâmetro de 13 metros e é a maior entre os demais planetários em funcionamento no mundo e permite o acesso a 165 pessoas sentadas em poltronas com diferentes graus de inclinação.
"A capacidade de enxergar através das linhas do tempo torna-se possível graças ao esforço do governo José Ronaldo de Carvalho, que através deste projeto coloca Feira de Santana no topo das cidades mais importantes do país, atraindo para si as atenções de outras cidades e estados", afirmou Augusto Cézar Orrico, presidente da Fundação Cultural Municipal Egberto Tavares Costa, entidade de Administração Municipal Descentralizada, ao qual o equipamento é vinculado.
Na inauguração será feita apresentação resumida dos programas mostrando desde aspectos do fundo do mar até o desvendar do cosmos, vislumbres do mundo. O Teatro Virtual, já apresentado aos jornalistas, radialistas e publicitários feirenses, se constitui em um espaço sem similar entre as áreas de cultura, ciência, turismo, lazer, descoberta, aventura, que tem como objetivo principal transmitir conhecimento, com fins educacionais, recreativos e culturais.
O planetário, modelo ZKP4 Quinto, da Carl Zeiss, possui um sofisticado sistema de projeção por fibras ópticas, possibilitando a mais alta perfeição e qualidade na reprodução do céu estrelado com diversos efeitos especiais, como a cintilação e a tonalidade de cor das estrelas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário