Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard
9 a 15 de maio - 14 - 17 - 20

quarta-feira, 15 de maio de 2013

Rocky Lane - um caubói ainda lembrado




Por Zadir Marques Porto


Os aficionados do cinema, em particular dos bons westerns, entre as décadas de 50 e 70, devem lembrar perfeitamente da figura alta, esguia e simpática do intrépido caubói Rocky Lane na constante luta contra bandidos que infestavam o velho oeste das estórias produzidas por Hollywood e que encantavam a garotada e os adolescentes da época.  No seu valoroso cavalo Tufão, ele corria pelas pradarias norte-americanas cheias de perigo e ciladas perpetradas pelos inimigos da lei, mas no final sempre saia vitorioso para a alegria do publico.  O antigo Cine Íris, na avenida Senhor dos Passos era o reduto do oeste americano e lá na grande tela, corria Allan Rocky Lane, com a sua camisa de listras verticais, em películas inesquecíveis como "Rustlers On Horseback (O Rancho da Discórdia), 1950.
Mas quem foi o saudoso Rocky Lane? Harry Leonard Albershardt nasceu no Estado de Indiana, filho de William Albershardt e Linnie Anne. Mudou-se para Grand Rapids no Estado do Michigan para completar os estudos e retornou a Indiana, onde estudou na Universidade de Notre Dame, destacando-se como jogador de basquetebol, beisebol e futebol. A partir dos 20 anos tornou-se fotógrafo, modelo e ator de teatro. O executivo da 20th Century Fox, Winfred Sheenan, convidou-o para fazer o filme "Not Quiet Decent" (Braças Vazios) ao lado de atriz  June Collyer em 1929.
Lane atuou até 1953 em muitos filmes, inclusive várias comádias como "Maid's  Night Out" (A Criadinha) ao lado de Joan Fontaine  e Hedda Hopper, "Having Wonderful Time" (O Mundo Se Diverte) e "Fifty Roads To Town" (Cupido ao Volante), com Ginger Rogers, Lucille Ball, Ann Miller e Douglas Fairbanks.
No entanto sua maior presença foi em filmes de faroeste que marcaram a vida de crianças e adolescentes. Em 1938, Rocky Lane fez o primeiro western "The Law West of Tombstone"  (A Lei da Terra dos Bandoleiros) pela RKO Picture atuado com  Harry Carey,  Tim Holt, Tom Tyler e Ward Bond. Nesse filme Lane foi um fora da lei morto por Tim Holt na metade da estória.
Mas deixou de ser bandido e se tornou um símbolo de defensor da lei. Em 1940 foi o ator principal do filme "King of the Royal Mounted" (O Rei da Polícia Montada) baseado nos quadrinhos do famoso Zane Gray que, devido ao sucesso tornou-se um seriado. Fez em seguida o seriado  "Daredvils of the West" (A Tribo Misteriosa) em 1943 e  "The Tiger Woman" (A Mulher Tigre) em 1944. A partir dai até 1946 estrelou seis filmes para Republic Pictures substituindo o astro Don "Red" Barry. 
"Silver City Kid" (A Procura do Assassino) foi o primeiro desses filmes em 1944. Lane "herdou" de Barry o traje e os coadjuvantes cômicos, que na linguagem dos garotos da época em Feira de Santana eram "os maluquinhos".
Também na Republic Pictures em 1946 Rocky Lane substituiu Bill Elliott na série "Red Ryder". Com traje idêntico aos da revista de quadrinhos, o parceiro Little Beaver (Pequeno Castor) interpretado por Bob Black e o cavalo Thunder, o ator fez seis filmes dirigidos por  R. G. Springsteen. A partir dai passou a ser conhecido mesmo por Rocky Lane. Fez 36 filmes entre 1947 e 1953 ao lado de Eddy Waller cavalgando o cavalo "Black Jack" e em 28 desses filmes o vilão foi sempre Roy Barcroft. Em 1953 fez o último western para a Republic Pictures e a partir dai alguns papéis secundários para a Universal Pictures. Em 1962 fez para a Rank "Geronimo's Revenge" (A Vingança do Pele Vermelha).
Entre 1960 e 1966 fez a voz do cavalo em "Mister Ed" seriado norte-americano, que lhe deu o prêmio, em 2003 da TV Land Award na categoria Favorite Pet-Human Relationship. Seu sucesso extrapolou as telas do cinema e da tv ganhando revista de quadrinhos que circulou durante muitos anos no Brasil pela Rio Gráfica e Editora.  Rocky Lane, o "grande cowboy" da Republic Pictures, com mais de 125 filmes e shows na TV, numa longa carreira de êxito entre 1929 a 1966, faleceu em Woodiawn, California, em 27 de outubro de 1973, mas permanece vivo na memória dos que tiveram a oportunidade de vê-lo em ação.
Matéria publicada no jornal "Folha do Norte", edição de 3 de maio.

Um comentário:

Anônimo disse...

Excelente matéria. Jamais esqueci esse mocinho de cibema. Era adolescente e suspirava fundo. Pensei jamais encontrar algo sobre o ator. Parabéns