Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

Na Aprisco Church - Quarta-feira, 18 de junho - 18 horas

Na Aprisco Church - Quarta-feira, 18 de junho - 18 horas
CLIQUE MA IMAGEM PARA COMPRAR INGRESSOS

Lançamento nacional

Lançamento nacional
14 - 16h05 (Dublado)

domingo, 12 de janeiro de 2025

Morre jornalista e memorialista Adilson Simas


O jornalista e memorialista Adilson Simas Rodrigues faleceu na tarde deste domingo, 12, por volta das 15 horas, aos 77 anos, de insuficiência respiratória. Ele estava internado no Mater Dei Emec, na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI). 
Adilson era um dos decanos da imprensa feirense em atividade, com mais de 50 anos em atividade.
Na sexta-feira, 10, ele completou de 55 anos de casamento com a professora Anita Leocádia. São três os filhos do casal: professora Ana Paula, advogado Alexandre e lojista Andrezza, e são três os netos: João Vitor, Ana Clara e Maria Júlia.
Natural de Itaberaba, nascido em 24 de agosto de 1947, Adilson Simas tinha longa experiência em jornalismo em Feira de Santana, onde residia há cerca de 60 anos. Como repórter geral, editor de esportes, colunista e editor geral, passou pelos jornais "Situação" (coluna 'Tiro Indireto', final dos anos 60), "Feira Hoje" (era editor da página de esportes, assinava as colunas 'Bola na Trave', com o pseudônimo Samis, e 'O Plá Estudantil', a partir de 1971), "Folha do Norte" (assinava a coluna 'Musitvdisco', com o pseudônimo de  Noslida Samis), "Diário de Notícias" (ingressou em 1974), "Tribuna da Bahia" (foi editor da sucursal Feira de Santana, entre 1978 e 1985), "Diário da Feira" (coluna 'Memória', a partir de 1998), "Folha do Estado" (coluna 'Túnel do Tempo'), "Tribuna Feirense" (coluna 'Feira Ontem'). Antes, no Ginásio Municipal, em 1963, criou o jornal "A Verdade", em no Instituto de Educação Gastão Guimarães (IEGG), em 1966, o jornal mural "O Tigre". Também participou de programas na Rádio Sociedade e Rádio Povo. É autor dos livros "A História do Fluminense de Feira (1954-1972)" e "Túnel do Tempo".
Adilson Simas publicou vários trabalhos ligados a Feira de Santana, entre os quais "Os Prefeitos de Feira", "Os Secretários Municipais", "Os Vereadores de Feira", "Micareta - 66 Anos de Folia", "Feira de Santana: Passado e Presente", "Lembranças da Festa de Santana", "61 Anos de Rotary em Feira de Santana", "Folha do Estado: Dez Anos Vivendo a Cidade", "O Fluminense Campeão Baiano de 1963" e tantos outros apontados como fonte de consulta.
 Além do Ginásio Municipal e do Instituto de Educação Gastão Guimarães (IEGG), ele cursou o primário na Escola João Florêncio e também estudou no Colégio Santanópolis.
Foi militante do MDB, depois PMDB, e participante ativo dos bastidores do partido, inclusive como presidente. Foi chefe de Relações Públicas da Prefeitura (hoje, Secretaria de Comunicação Social) em dois períodos, assessor parlamentar do deputado estadual Colbert Martins (pai), e assessor do deputado federal Colbert Martins Filho. Foi candidato a vereador nas eleições de 2008.
Mantinha desde 2009, o prestigiado Blog Por Simas - lincado no Blog Demais.
Em 2010, foi agraciado com a honraria Ordem do Mérito de Feira de Santana, dentro da programação alusiva ao Dia da Cidade.

Um comentário:

Marcelo Fonseca disse...

Perda irreparável para o jonalismo baiano e brasileiro. O jornalismo feirense ficou mais pobre.
Que o Espírito Santo de Deus Conforte à família, amigos e nós, colegas. Amém!