Um dos filmes mais hilariantes vistos, "Deu a Louca no Mundo" (It's a Mad, Mad, Mad, Mad World), comédia - com ação e aventura - dirigida por Stanley Kramer, 1963, um grande sucesso de bilheteria nos cinemas. Em Feira de Santana foi exibido no Cine Santanópolis, em dezembro de 1966. Na noite de quinta-feira, 9, mais uma revisão.
O filme narra as peripécias enfrentadas por um grupo de pessoas - inicialmente oito -, testemunhas de um acidente de carro em uma rodovia no deserto, que, ao socorrer o acidentado, involuntariamente envolvem-se em uma grande caça ao tesouro. O acidentado é Smiler Grogan (Jimmy Durante), que está dirigindo em alta velocidade, rumo a um parque na Califórnia onde escondeu os 350 mil dólares roubados em um serviço feito 15 anos antes. Ele acidentalmente despenca de um precipício, tendo os ocupantes de quatro carros, que seguiam pela mesma estrada, como testemunhas. Ao tentar ajudar o motorista acidentado, o moribundo lhes dá detalhes de onde o tesouro está enterrado. Ao falhar na discussão de como fazer a divisão do dinheiro, todos começam uma louca, desenfreada e atropelada perseguição até o parque, com mais pessoas que foram se envolvendo na situação. O que o grupo não sabe é que a Polícia, liderada pelo Capitão Culpeper (Spencer Tracy), vinha seguindo Grogan para descobrir onde ele escondeu o dinheiro. Honesto, Culpeper sabe que os oito foram informados da localização do dinheiro e tudo que precisa fazer é seguí-los clandestinamente. Mas, perto de se aposentar, ele pode ter outras ideias sobre a melhor maneira de encerrar sua carreira na polícia.
São mais de três horas - tem até "intermission" (intervalo em filmes longos) - e risos e mais risos, que começam na apresentação animada dos créditos, de Saul Bass (Veja o vídeo: http://youtu.be/maOQkmi6Xeo). Tanto riso que o final é com gargalhadas de quase todos envolvidos na caça ao tesouro. Um comédia maluca (screwball), uma comédia pastelão (slapstick), que trata de ganância, competição e corrupção.
No elenco encabeçado por Spencer Tracy, tem em ordem alfabética nomes como Edie Adams, Milton Berle, Sid Caesar, Peter Falk, Buddy Hackett, Ethel Merman, Dorothy Provine, Mickey Rooney, Dick Shawn, Phil Silvers, Terry-Thomas, Jonathan Winters. Mais Jim Backus, Andy Devine, Paul Ford, Don Knotts, Charles McGraw, Carl Reiner, Zasu Pitts, Madlyn Rhue. E ainda Joe E. Brown, Buster Keaton, Jerry Lewis e Os Três Patetas (Joe DeRita, Larry Fine e Moe Howard), em pequenas aparições no decorrer do filme. Ganhou o Oscar de 1964 na categoria de Efeitos Sonoros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário