Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

Lançamento nacional - Orient CinePlace Boulevard

Lançamento nacional - Orient CinePlace Boulevard
15 - 18 - 21 (Dublado)

quinta-feira, 12 de junho de 2008

Visibildade do Ipac e conceituações didáticas na mostra que abre nesta sexta


Feira de Santana está presente na mostra do Ipac no Salão Nobre do Paço Municipal
Basílio Fernandez
Na exposição "Ipac 40 Anos", que será aberta nesta sexta-feira, 13, às 17h30, no Paço Municipal Maria Quitéria, pelo diretor geral do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia, arquiteto Frederico Mendonça, e pelo prefeito municipal José Ronaldo de Carvalho, 30 painéis com textos, fotos e ilustrações diversas que promovem visibilidade e conceituações didáticas para despertar interesse e compreensão dos públicos de variadas faixas etárias. A população de Feira de Santana, que representa um dos principais territórios de identidade do Estado, o Portal do Sertão, detentor de significativo número de bens tombados pelo Ipac, terá oportunidade de ver o que há de mais representativo dos bens tangíveis e intangíveis na Bahia.
O Paço Municipal Maria Quitéria, local do evento em seu Salão Nobre, foi recentemente restaurado pela Prefeitura de Feira de Santana com fiscalização do Ipac e é um dos bens culturais tombados pelo Estado neste município.
De acordo com o diretor geral da autarquia estadual, Frederico Mendonça, a exposição traz retrospectiva das atividades que marcaram a trajetóriado órgão no processo de salvaguarda do patrimônio material e imaterial da Bahia. "A montagem segue temáticas históricas, abordando desde a criação da Cidade do Salvador, no século XVI, até os dias de hoje, nesta primeira década do século XXI", explica Mendonça.
"Esta exposição é estratégica para a compreensão da história da salvaguarda no nosso Estado", relata Frederico Mendonça. Durante o período da mostra itinerante, até 6 de julho, entidades locais, como faculdades, escolas de Ensino Médio e instituições culturais poderão desenvolver trabalhos educativos e visitas guiadas para a compreensão completa dos dados e fotos expostas.
Segundo Frederico Mendonça, o público terá acesso também a informações sobre os acervos museológicos estaduais já que o Ipac administra, atualmente, 13 espaços museológicos e artístico-culturais.
VIDEOS DOCUMENTÁRIOS
Durante a exposição o público poderá assistir ainda ao vídeo de apresentação "Ipac 40 Anos" que aborda a trajetória do órgão e explica em linhas gerais quem são os agentes responsáveis pela preservação do patrimônio. Produzido este ano (2008), o vídeo tem depoimentos do dirigente do órgão, Frederico Mendonça, e do renomado antropólogo e escritor Raul Lody, com roteiro e direção de Mateus Torres, atual gerente de Pesquisa Legislação Patrimonial e Patrimônio Intangível do Ipac.
Mais duas obras videográficas terão exibições ininterruptas na mostra: o documentário "Axé do Acarajé ou Quizila de Oxalá", de 2006, com roteiro de Mateus Torres e Raul Lody, e direção de Mateus Torres e do cineasta Póla Ribeiro, além do documentário "Retratos de um Tempo", com roteiro e direção do escritor Antônio Risério e Floro Freire.
(Com informações do jornalista Geraldo Moniz, da Assessoria de Comunicação do Ipac)

Nenhum comentário: