A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) colocou em audiência pública, no dia 16 passado, a minuta do edital da licitação, que, pelos planos do Governo Federal, será realizada em setembro.
A minuta de edital prevê que o vencedor do leilão - ainda sem data marcada - poderá instalar cinco pedágios na BR-116 e dois pedágios na BR-324. A expectativa é de que o futuro concessionário invista R$ 2 bilhões nas duas rodovias ao longo dos 25 anos de concessão.
Ao todo, serão oferecidos aos investidores 667 quilômetros de rodovias, sendo 554 quilômetros na BR-116, de Feira de Santana até a divisa do Estado com Minas Gerais, e 113 quilômetros da BR-324, de Salvador a Feira de Santana.
Inicialmente, o governo pretendia realizar uma parceria público-privada (PPP) nesses trechos de rodovias na Bahia. Há quase um ano, em julho de 2007, o Ministério dos Transportes anunciou que, considerando o volume de tráfego, essas rodovias comportariam uma concessão - o modelo da PPP, no qual o Estado entra com contrapartidas, deve ser aplicado apenas em rodovias que não têm volume de tráfego suficiente para viabilizar a exploração direta pela iniciativa privada.
Além de colocar a minuta do edital em seu site para consulta até o dia 30 deste mês, a ANTT realizará duas audiências para debater o leilão das rodovias baianas. A primeira reunião estava prevista para ser realizada em Salvador nesta quinta-feira, 26, e a segunda, em São Paulo, no dia 30 deste mês.
Ao todo, serão oferecidos aos investidores 667 quilômetros de rodovias, sendo 554 quilômetros na BR-116, de Feira de Santana até a divisa do Estado com Minas Gerais, e 113 quilômetros da BR-324, de Salvador a Feira de Santana.
Inicialmente, o governo pretendia realizar uma parceria público-privada (PPP) nesses trechos de rodovias na Bahia. Há quase um ano, em julho de 2007, o Ministério dos Transportes anunciou que, considerando o volume de tráfego, essas rodovias comportariam uma concessão - o modelo da PPP, no qual o Estado entra com contrapartidas, deve ser aplicado apenas em rodovias que não têm volume de tráfego suficiente para viabilizar a exploração direta pela iniciativa privada.
Além de colocar a minuta do edital em seu site para consulta até o dia 30 deste mês, a ANTT realizará duas audiências para debater o leilão das rodovias baianas. A primeira reunião estava prevista para ser realizada em Salvador nesta quinta-feira, 26, e a segunda, em São Paulo, no dia 30 deste mês.
Como o Blog Demais já comentou antes, a cada dia uma nova informação sobre a intervenção nas duas rodovias federais.
(Com informações da CNT - Confederação Nacional do Transporte)
(Com informações da CNT - Confederação Nacional do Transporte)
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