quarta-feira, 25 de junho de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
ANO XVII - Blog independente do jornalista Dimas Oliveira que eleva Feira de Santana
Cubanos fazem uma sopa na rua em Havana Por Luis Dufaur Escritor, jornalista, conferencista de política internacional, sócio do IPCO...
2 comentários:
Educação universitária na América Latina registra atraso
da France Presse, em Cartagena
Em meio a uma crise, com baixos índices de qualidade e fuga de cérebros para países desenvolvidos, a educação universitária na América Latina está defasada em comparação a outras regiões, concluíram especialistas convocados pela Unesco para estudar o assunto em Cartagena, Colômbia.
"A América Latina está atrasada em relação a outras regiões, apesar de um aumento nos indicadores", diz o estudo "Mapa da Educação Superior na América Latina", que analisou a cobertura e a qualidade da educação em 1.231 universidades de 25 países da região.
Atualmente a taxa de cobertura educacional de nível universitário está próxima de 32% na América Latina, enquanto que o mesmo indicador registra 68% na Ásia e 87% na Europa, indica o informe, que também destaca a enorme desigualdade entre os países da região.
Entre os problemas detectados pela Unesco destaca-se o desequilíbrio na cobertura regional da educação. "É difícil pensar em políticas regionais diante da disparidade de realidades", enfatizou o informe.
Assim, Brasil, México, Argentina, Venezuela e Colômbia concentram 75% da cobertura educacional de nível universitário. Quanto ao tema da qualidade, a Unesco considerou que os governos da região não estabeleceram uma regulação clara.
"Em termos de cobertura, a educação superior na América Latina parece um doente terminal", disse a brasileira Ana Lúcia Gazzola, diretora do Instituto da Unesco para a Educação Superior para a América Latina e o Caribe, encarregado do estudo.
O estudo da Unesco pretende elaborar propostas concretas da região para o fórum mundial sobre educação que será organizado em outubro de 2009 em Paris.
Apesar do panorama sombrio, a Unesco destacou o aumento no número de matrículas e a maior presença de mulheres nas universidades públicas e privadas da América Latina. Mas lamentou que as taxas de deserção entre os homens esteja em crescimento.
"Outro enorme desafio para a região é a implementação de políticas de estímulo para que os graduados não deixem seus países em busca de oportunidades em nações desenvolvidas", enfatizou Gazzola.
E o "PRE SI DENTE" tomando sua cachacinha, seu "mé" ... coisas do Brasil... poupem-me desses escândalos diários que esse governo nos faz passar.. vergonha!!!
O Presidente Lula já disse e confirma.
O próximo Presidente dos EUA, que terá seu total apoio é o companheiro O brahma.
Alguém tem que dizer a ele que o nome certo é Barack Obama e não Barraca da ...
Ó, "xa quéto"!!!
ká ká ká
Postar um comentário