Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard
9 a 15 de maio - 14 - 17 - 20

quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

"A fauna e a flora da bandalheira: 'Tigrão, Melancia e Eucalipto'. Ou: Francis Ford Coppola no Brasil!"



Por Reinaldo Azevedo
Augusto Ribeiro de Mendonça Neto, o executivo da Toyo Setal que afirmou que parte da propina paga ao PT foi registrada como doação legal, fez outras revelações que chegam a assumir certo tom jocoso, mas que dão conta do grau de delinquência a que chegaram as relações da Petrobras com empreiteiras e partidos políticos.
Três homens, disse ele, passavam para recolher a propina em dinheiro vivo. Atendiam pelas alcunhas de "Tigrão", "Melancia" e "Eucalipto". A Polícia Federal tem tentando chegar a esses senhores, mas, até agora, não conseguiu.
"Tigrão", segundo o executivo, é "moreno, 1,70m a 1,80m de altura, meio gordinho e com idade aproximada de 40 anos". Júlio Camargo, o segundo diretor da Toyo Setal que fez delação premiada, descreveu os dois outros deste modo: "Um deles era mulato, forte, 1,85m, idade aproximada de 55 anos, e outro era de estatura baixa, bem branco, idade aproximada de 60 anos".
Pronto! Suponho que o segundo fosse o "Melancia", e o outro, o "Eucalipto". Nessa zoologia criminosa, é evidente, falta identificar os ratos, as raposas, as baratas, as hienas não faltam ratos, raposas, cães ladravazes e baratas.
Como é mesmo aquele trecho de uma música dos Titãs, do tempo ainda em que certo partido pregava a ética na política?
Bichos!
Saiam dos lixos
Baratas!
Me deixem ver suas patas
Ratos!
Entrem nos sapatos
Do cidadão civilizado
O clube
Mendonça Neto também sintetizou as regras do chamado "Clube das Empreiteiras", que operaria em parceria com a quadrilha instalada na Petrobras e os políticos que lhe davam suporte, segundo informa a Folha:
- Reuniões eram convocadas por mensagens de celular ou por telefone. A frequência variava conforme as oportunidades de negócio oferecidas pela Petrobras
- Quem participava das reuniões não tinha a entrada registrada e recebia um crachá já na portaria
- Cada empresa atribuía um grau de interesse, de 1 a 3, às obras que seriam licitadas pela estatal
- Em caso de conflito e coincidência de prioridades, as empresas interessadas resolviam entre si quem ficaria com a obra. Se a disputa persistisse, o caso era arbitrado pelo clube’, que redistribuía contratos para acomodar interesses
- A empresa ou consórcio escolhido para "vencer" a licitação tinha que informar previamente sua proposta de valor
- As empresas do clube’ que participariam da licitação para simular uma concorrência poderiam contestar o valor, caso achassem exagerado.
Isso é que é organização!
A ser tudo verdade, precisamos chamar Francis Ford Coppola, Robert De Niro e Al Pacino para filmar a versão nativa de "O Poderoso Chefão". Só não vai dar para contar com Marlon Brando! Que pena!
Fonte: "Blog Reinaldo Azevedo"

Nenhum comentário: