Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir


Telefones: (71) 3634-6194/ 6197/ 6060 - (71) 99965-4537 * E-mails: cpl@construtorapereiralima.com.br - construtoraplima@terra.com.br * Site: https://construtorapereiralima.com.br/

quarta-feira, 31 de dezembro de 2025

Votos de José Ronaldo


 

Cinema na véspera de Ano Novo no Orient CinePlace Boulevard

Por Dimas Oliveira e Milena Batista

CONTINUAÇÕES

AVATAR: FOGO E CINZAS (Avatar: Fire and Ash), de James Cameron, 2025. Com Sam Worthington, Zoe Saldana, Oona Chaplin. Ação e fantasia. Depois de uma perda devastadora, a família de Jake e Neytiri enfrenta uma tribo Na'vi hostil, os Ash, liderada pela implacável Varang, à medida que os conflitos em Pandora se intensificam e surgem novos dilemas morais. Segunda semana. Cópia dublada. Duração de 195 minutos (três horas e quinze minutos). Não recomendado para menores de 14 anos. Horários: 13h30 e 14 horas. 

ZOOTOPIA 2 (Zootopia 2), de Jared Bush e Byron Howard, 2025. AnimaçãoAgora parceiros inseparáveis, a coelha Judy Hopps e a raposa Nick Wilde enfrentam o desafio mais perigoso de suas carreiras: solucionar os rastros deixados por Gary, uma serpente misteriosa. Quinta semana. Cópia dublada. Classificação: LivreDuração: 108 minutos. Horários: 13h05,13h50 e 15h20. 

Programação - sujeita a alteração - desta quarta-feira, 31 de dezembro.

Um ano cinematográfico

Neste ano que de finda, o jornalista e memorialista Dimas Oliveira manteve suas atividades de tratar sobre cinema. Viu filmes, escreveu sobre cinema para os jornais "Folha do Estado" e "NoiteDia", além deste Blog Demais.


Agosto, 1 - Palestra "Quem Foi Olney São Paulo, no Projeto Cinema no Casarão, no Casarão Fróes da Motta.


Agosto, 28 - Palestra "Vida e Obra de Olney São Paulo", no Instituto Histórico e Geográfico, na Casa de Cultura do Casarão dos Olhos d"Água. Recebimento de Certificado de Participação e Medalha dos 20 Anos do IHGFS.


Outubro, 10 - A
nunciada pelo presidente da Fundação Senhor dos Passos Péricles Marques a nominação de Sala Dimas Oliveira ao espaço que acolhe o projeto Cinema no Casarão.


Novembro, 11 - Palestra "Panorama do Cinema Brasileira: O Ontem e o Hoje", no Rotary Club de Feira de Santana, na Churrascaria Los Pampas. 
Recebimento de Certificado Amigo do Rotary.



Novembro, 28 - Palestra sobre o filme "Ser Tão", de José Umberto, após exibição. A
fixada pelo presidente da Fundação Senhor dos Passos Péricles Marques a placa com a nominação de Sala Dimas Oliveira ao espaço que acolhe o projeto Cinema no Casarão.

Demais participações


Março, 14 - Foi um dos 70 homenageados com a Comenda Jubilar de Jornalismo Oydema Ferreira. Tambem foi mestre de cerimônias do evento organizado pelo jornalista.


Maio, 8 - Presença no lançamento de "O Tabaréu Urbano", de Ícaro Oliveira e Asa Filho, no Orient CinePlace Boulevard.


Setembro - Publicação no
 site da Academia Feirense de Letras (AFL) de Biografia de Olney São Paulo, patrono da Cadeira 36.


Setembro, 4 - Presença no lançamento de "Feiraguai", de Francisco Gabriel Rego, no Teatro da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL).


Setembro, 5 - Presença no relançamento de "Lucas da Feira", de Aderaldo Miranda e Joel Auves, no Casarão Fróes da Motta.


Dezembro, 10 - Presença no lançamento de "100 Anos - Casarão Fróes da Motta", de Reinaldo Bacelar, no Casarão Fróes da Motta.


Em parceria com a Orient Cinemas fez promoção de convites para assistência de filmes no Orient CinePlace Boulevard e outros cinemas da rede.


terça-feira, 30 de dezembro de 2025

Algo mais sobre a Biblioteca Municipal


Reaberta na noite de segunda-feira, 29 de dezembro de 2025, a Biblioteca Municipal Arnold Ferreira da Silva (Foto: Washington Nery/ Secom) foi totalmente revitalizada e com climatização em seus espaços.

Antes do descerramento de placa e falas do prefeito José Ronaldo e do secretário de Cultura Cristiano Lobo, a cantora Talitha Costa, acompanhada do pianista Júnior Silva e o violinista Neemias Cruz, entoou maviosamente "Emoções", de Roberto Carlos: "Quando eu estou aqui/ Eu vivo esse momento lindo/...", prenunciando emoções e instantes mamoráveis. Ela também cantou o Hino Nacional Brasileiro.

Na reabertura, o prefeito José Ronaldo contou satisfeito que "eu me lembro quando eu vinha aqui pesquisar no início dos anos 70, e era um calor enorme. Isso aqui, no horário das duas horas, fazia um calor gigantesco. Mas isso não tem mais. Agora está tudo climatizado”.

Ele prometeu que vai fazer uma grande doação de livros pessoais para a Biblioteca. "Eu vou presentear a Biblioteca com cerca de 150 livros que eu tenho em minha casa. São variados livros, que, ao longo da vida, nós adquirimos ou ganhamos". 

"O prefeito José Ronaldo dá um presente de final de ano à população feirense com a reinauguração do equipamento, que está de portas abertas para receber o usuário - leitores, estudantes, pesquisadores e curiosos", disse Cristiano Lobo, secrerário de Culturea.

Presentes, familiares - entre netos (como Arnold Silva Neto e Itala Pitombo). e bisnetos de Arnold Silva -, deram testemunhos da história da Biblioteca, que "foi inicialmente construída com 'sobras de recursos' de final de ano da administração municipal, quando o homenageado foi prefeito de Feira de Santana."

A Biblioteca Municipal Arnold Ferreira da Silva agora está vinculada à Secretaria de Cultura. Não mais à Fundação Egberto Costa.

Modernização também no acervo. Além dos milhares de livros físicos, são mais de um mil livros digitais - e-books fornecidos por 70 editoras (www.feiradesantana.tocalivros.com) - que podem ser acessados nos computadores da Biblioteca como na residência ou em aparelhos móveis dos usuários cadastrados.

A acessibilidade também está garantida, com elevador e pista tátil para acesso de deficientes. Além disso as placas de identificação dos espaços contam com sinalização em braille.

O funcionamento será das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas, inicialmente.

Novos servidores serão colocados para o funcionamento satisfatório do equipamento.

Primeiro dia tranquilo





Após ser reaberta, na noite de segunda-feira, 29, a Biblioteca Municipal Arnold Ferreira da Silva teve um primeiro dia tranquilo.
Pelo período de festas e de fárias escolares, durante o mês de janeiro próximo o funcionamento vai ser em horário especial, das 8 às 12 e das 13 às 17 horas. 
A expectativa do secretário de Cultura Cristiano Lobo é que a partir de fevereiro o atendimento ao público seja ampliado até parte da noite, pois com a volta às aulas a demanda será grande. 

segunda-feira, 29 de dezembro de 2025

Adilson Simas em memorial na Biblioteca





No início da noite desta segunda-feira, 29 de dezembro de 2015, a reinauguração da Biblioteca Municipal Arnold Ferreira da Silva, pelo prefeito José Ronaldo.

No equipamento público, o Memorial de Feira de Santana: Jornalista Adilson Simas. Uma homenagem mais que merecida. O prefeito José Ronaldo atendeu indicação do vereador Jorge Oliveira. No espaço, peças do arquivo pessoal do homenageado.

Quem chefia a Biblioteca


A Biblioteca Municipal Arnold Ferreira da Silva, reinaugrada nesta segunda-feira, 29 de dezembro de 2025, pelo prefeito José Ronaldo, conta na direção com a bibliotecária Maura Rúbia Lima Cedraz de Almeida.
Antes de ser nomeada chefe de Divisão de Bibliotecas da Secretaria de Cultura, ela atuou por cerca de 20 anos no equipamento.

No acervo da Biblioteca


O livro "O Processo de Cassação da Rádio Cultura", organizado pelo jornalista e memorialista Dimas Oliveira para o Núcleo de Preservação da Memória Feirense Rollie E. Poppino, lançado em 13 de julho de 2018, na Biblioteca Municipal Arnold Silva, está em prateleira de estante no equipamento reinaugurado nesta segunda-feira, 29 de dezembro de 2025.

Momento importante




A Biblioteca Municipal Arnold Ferreira da Silva, após quase seis anos de fechada para reforma, foi reinaugurada na noite desta segunda-feira, 29 de dezembro de 2025, pelo prefeito José Ronaldo e pelo secretário de Cultura Cristiano Lobo.
Um momento importante para a vida cultural de Feira de Santana.

Reencontro



Nos anos 1970, Renato Silvestre atuou em teatro em Feira de Santana - quando Feira de Santana tinha movimento teatral.
Em 1971, junto com Almiro Vasconcelos, Naron Vasconcelos, Geraldo Lima, Edna Batista, Edson Batista, Ideval Alves, Maria das Graças, Ronaldo Santos e Dimas OIlveira, atuou em "Ezuma", espetáculo dirigido por Antonio Miranda, montado pela Sociedade Cultural e Artística de Feira de Santana (Scafs), no Teatro Margarida Ribeiro, então existente na rua Carlos Gomes. Foi o último espetáculo a ser apresentado no local, na noite de um domingo. Na segunda-feira seguinte, o teto do espaço estava no chão.
Depois, Renato atuou em "Compra-se um Marido", ao lado de Margarida Gother, Ruy Barcellos, Luis Pimentel, Suzana Barreto e Emanoel Freitas, encenada no Teatro Margarida Ribeiro, nos Capuchinhos; e em "Viagem ao Faz de Conta", ao lado de Gastão Correia, Helio Porto, Margot Mangabeira e Vailda Macedo, também no espaço dos Capuchinhos.
Na noite desta segunda-feira, 29 de dezembro de 2025, ele surgiu na reinauguração da Biblioteca Municipal e se reencontrou, após mais de 50 anos, com Dimas Oliveira, Angelo Pinto, Emanoel Freitas, Luluda Barreto e Naron Vasconcelos. Renato reside em Salvador.

Biblioteca Municipal - VIII


Em março de 2020, a Biblioteca Municipal Arnold Ferreira da Silva (Foto: Ney Silva/ Acorda Cidade) foi fechada para reforma, no governo Colbert Martins. Agora, quase seis anos depois, a reabertura.

Biblioteca Municipal - VII


Dimas Oliveira com os jornalistas Helder Alencar, José Carlos Teixeira e Adilson Simas
Foto: Larissa Carmo

Em 13 de julho de 2018, o lançamento do livro "O Processo de Cassação da Rádio Cultura", organizado pelo jornalista e memorialista Dimas Oliveira para o Núcleo de Preservação da Memória Feirense Rollie E. Poppino, em ação promocional da Fundação Municipal Egberto Costa. na Biblioteca Municipal Arnold Silva.

Biblioteca Municipal - VI


Em 26 de março de 2007, o professor e escritor Muniz Sodré, então presidente da Fundação Biblioteca Nacional, visitou com o prefeito José Ronaldo a Biblioteca Municipal.

Foto: ACM - Secom

Biblioteca Municipal - V


Biblioteca Municipal Arnold Ferreira da Silva reformada no primeiro governo do prefeito José Ronaldo, em 2004.

Foto: Secom

Biblioteca Municipal - IV


Em março de 1978, promoção de mostra póstuma com exibição de filmes de Olney São Paulo, no auditório da Biblioteca Municipal Arnold Silva.

Foto: Folha do Norte - Arquivo Dimas Oliveira

Biblioteca Municipal - III


Biblioteca Municipal Arnold Silva, inaugurada em 26 de abril de 1966, pelo então prefeito Joselito Amorim.

Foto: Elydio Azevedo - Acervo IBGE

Bibliotheca Municipal - II


Leitores na Bibliotheca Pública Municipal, em 1919

Foto: Maximiano Cecílio Soledade - Fundação Casa de Rui Barbosa


Bibliotheca Municipal - I



Bibliotheca Pública Municipal, na Praça João Pedreira, esquina com a Avenida Senhor dos Passos. A primeira de Feira de Santana, inaugurada em 6 de novembro de 1890, pelo intendente Coronel José Freire de Lima.

Foto: Maximiano Cecílio Soledade - Fundação Casa de Rui Barbosa

domingo, 28 de dezembro de 2025

Ano XIX do Blog Demais


O Blog Demais completou 19 anos neste mês de dezembro. Quase duas décadas de existência e resistência, sofrendo censura, com independência. Este espaço na blogosfera, reitera-se, é a tribuna diária do jornalista Dimas Oliveira. Um espaço para postagens artísticas e culturais, principalmente, onde ideias são colocadas.

Tem o formato e leiaute escolhido e mantido sem alterações nesse longo período, sem seguir regras impostas, como a de que as que postagens devem ser com textos curtos.

Blog Demais, como um jornal on line, continua tendo conteúdo. Empreende na blogosfera um espaço onde são destacados fatos que elevam Feira de Santana.

Como jornalista antenado, Dimas Oliveira procura escrever direito sempre, buscando a qualidade da informação e das opiniões emitidas, com o viés empregado.

As postagens próprias ou não do Blog Demais refletem a visão de mundo do jornalista Dimas Oliveira. Tem quem goste e quem não goste.

No Blog Demais o jornalista Dimas Oliveira escreve atualmente sem restrição de horários. Visitantes fazem ou não comentários que são ou não aceitos, pois existe a necessária moderação.

Nem todos os comentários enviados pelos leitores são publicados. Por critério estabelecido pela editoria, eles sofrem moderação, para necessária desconsideração de mensagens ofensivas, anônimas e que contenham xingamentos. Também é recusada a maioria das mensagens cujos autores não possam ser contatados.

Blog Demais nunca teve receio, diferentemente de outros veículos, de colocar a ferramenta "Hit Counter", que assinala o número de visitantes - está com mais de 9 milhões e 500 mil. 

Por fim, o Blog Demais agradece aos leitores, parceiros e incentivadores pela manutenção deste trabalho, que tem sido muito gratificante. Continuem lendo e comentando as postagens. E fica o apelo:


Morre atriz francesa Brigitte Bardot


Faleceu neste domingo, 28, a atriz francesa Brigitte Bardot, aos 91 anos. Era importante ícone da cultura popular. 
BB tinha como marcas registradas a voz grave e sedutora, dentes da frente separados, penteado volumoso e a franqueza política. 
Aposentou-se da atuação em 1973, aos 39 anos, e desde então se envolveu com diversas causas em defesa dos animais. 
Foi Marianne de France, considerada a mulher mais bonita da década; Foi também símbolo da liberdade e da República, entre 1969 e 1978.
Foi condecorada com a Legião de Honra francesa em 1985, mas recusou a honraria.
Em Búzios, no Rio de Janeiro, foi erguida uma estátua em sua homenagem, reconhecendo sua influência na popularização do lugar.
Ela estreou no cinema com 18 anos, em "Manina, A Moça Sem Véu", em 1952.
Entre seus filmes: "Se Versalhes Falasse..." (1954), o primeiro filme dela assistido por Dimas Oliveira, no Cine Íris; "A Mais Linda Vedete", "A Noiva do Comandante" e "As Grande Manobras", em 1955, "Helena de Troia", "Mademoiselle Pigalle", "Desfolhando a Margarida", "Brotinho do Outro Mundo" e "E Deus Criou a Mulher", em 1956, "Babette Vai à Guerra" (1959), "A Verdade" (1962), "Amores Célebres" (1961), "Vida Privada" (1962), "O Desprezo" (1963), "As Malícias do Amor" (1964), "Minha Querida Brigitte" e "Viva Maria!", em 1965, "Masculino-Feminino" (1966), "Eu Sou o Amor" (1967), "Histórias Extraordinárias" e "Shalako", em 1968, "As Mulheres" (1969), "As Noviças" (1970), "As Petroleiras" (1971), e "Se Don Juan Fosse Mulher" (1973).

sábado, 27 de dezembro de 2025

Liberdade sem chance de erro não é liberdade

De um País irreverente, que proibiu a censura a biografias, vamos admitindo mais e mais a tutela do Estado sobre a cultura. 

Fernando Schüler para o Estadão:


Retratações públicas por "incorreção política" são uma espécie de marca universal das autocracias. Nos tempos duros da União Soviética, uma crítica a Stalin rendia uma expiação pública, e depois coisa pior. Em Cuba, nos anos setenta, ficou famosa a "retratação" do poeta Heberto Padilla, por suas críticas à ditadura castrista, que levou a ruptura de tantos intelectuais com Fidel, como Llosa e Octavio Paz.
Me lembro disso quando vejo o País bizarro em que vamos nos convertendo. País que exige uma retratação pública de uma cantora de Axé, a Claudia Leitte, por cantar "meu rei Yeshua", ao invés de "rainha Iemanjá", na música "Caranguejo", num show de verão. Retratação e multa de 2 milhões.
Claudia trocou as palavras por sua religiosidade. Porque fazer isso é um direito seu, garantido pela Constituição. Se os autores quisessem mover um processo de direitos de autor, ok. Mas não o Estado. O Brasil não tem religião oficial, e nem o Estado um mandato para se intrometer nas escolhas religiosas das pessoas.
Este caso vai em linha com a ação movida pela AGU contra uma produtora de vídeos pelo documentário sobre o julgamento de Maria da Penha. Cidadãos são livres para produzir suas interpretações sobre a história. O próprio Supremo foi nesta linha quando garantiu a liberdade para as biografias. É evidente que qualquer pessoa que se sentir ofendida pode mover um processo. São os crimes contra a honra. O absurdo é o Estado congelar uma visão da história, num exercício à la Orwell, no 1984, e mandar punir qualquer desviante.
Se a moda pega, qualquer releitura histórica seria um crime em potencial. Que tal contar a história de Tiradentes de um jeito pouco respeitoso? E um filme satirizando Carlota Joaquina? Alguém se lembra de uma coisa dessas? De um País irreverente, em que mesmo a sátira politicamente incorreta fazia algum sentido?
Caso similar ocorreu no sul do País. A Universidade de Caxias, privada, fez um memorial com um acervo do ex-presidente Geisel. Não era proselitismo político, mas uma exposição histórica, na biblioteca. Adivinhem? Ação do Ministério Público para proibir, multa de R$ 1 milhão e obrigação de colocar no lugar uma mostra sobre as vítimas da ditadura. Muita gente acha ótimo estas coisas. Um leviatã gigante pairando sobre o País, higienizando nossa cultura de tudo que é coisa ruim. A história errada, palavra errada, piada errada, exposição errada, filme errado, religião errada. Um belo país, vamos nos tornando. O País da liberdade sem erro. Do Estado tutor da nossa cabeça.
Como gosto de história, me lembrei da França de Luiz XIV, depois de Fontainebleau. O catolicismo oficial, os reformados e outros errados celebrando seu culto às escondidas. Quem sabe seja nosso destino. Cantar o "Caranguejo" baixinho, do jeito que se deseja, à luz de velas, pra ninguém notar. De minha parte, quero distância desse destino. Liberdade sem a chance do erro não é liberdade. Que a gente possa refletir sobre isso são meus votos, neste quase 2026.

sexta-feira, 26 de dezembro de 2025

viagem sem retorno



por josé umberto
ele viajou a Vitória da Conquista pra assistir ao lançamento de 'Rastros de Ódio' (The Searchers, 1956, EUA), de John Ford na nobre sala do Cine Madrigal
a fita ainda não tinha sido lançada, na capital da Bahia, isso ainda na graça de 1963
- mas rapaz, você não poderia ter esperado mais um pouco?
tentando fazê-lo entender não se passar de uma ansiedade
- quem espera se desespera, sempre assim me respondia o estóico, irônico e tímido André Setaro, figura carioca cavalheiresca por hora abaianado embora, a essas alturas da vida já militante diário da crítica de cinema no jornal Tribuna da Bahia
ele se dirige à antiga Estação Rodoviária de Salvador {nas imediações do Mercado das Sete Portas}, para adquirir as passagens, passando por bondes onde os trilhos brilhantes circundavam os paralelepípedos descompostos das ruas
são 518 km e à época, em estrada de barro, os surrupiados ônibus interestaduais faziam o longo percurso em dez horas aproximadamente
uma senhora viagem! mas ele fazia qualquer sacrifício para assistir e se deliciar com o caubói tão badalado internacionalmente do mestre Ford e com a presença no elenco de John Wayne galopando pelo deserto mítico do Monument Valey, no Arizona, em Technicolor e no panorâmico Vistavision
era um atrativo, sem dúvida
e o meu amigo enfrentou a odisséica viagem sertão à dentro com bravura, disposição e coragem: um périplo de aventura extracinematográfica que poderíamos classificá-lo, em metalinguagem, de um 'filme' existencial dentro de uma marinete
André Setaro comeu o pão que o diabo amassou nesse trânsito, a maior parte noturno; teve dor de barriga, insônia, incidentes e conheceu passageiros, alguns divertidos, outros insuportáveis, podendo inclusive serem 'personagens' de uma dramaturgia picaresca, bizarra e licenciosa; padeceu em companhias desarmoniosas (para seu estilo cosmopolita soteropolitano) até despontar no nevoeiro gélido de Conquista (e André só levara cueca, meias e seu indefectível guarda-chuva), foi um sofrimento climático
passou à base de sanduíches e refrescos de caju
até chegar o instante magno de adentrar, enfim, o templo do Cine Madrigal, na sua imponência majestosa, no seu acolhimento e no seu sossego; buscou uma poltrona ao centro da sala, distanciado de poucos espectadores estranhos, ao que a seguir, segundo o ritual previsto, as luzes do ambiente começam a apagar paulatinamente enquanto o gongo bate com gravidade e a cortina diante da tela vai-se abrindo, se abrindo até a atmosfera do breu quase total
há um relaxamento de fundo similar ao onírico
a tela se projeta sobre o público na narrativa melancólica de um western moderno em que o personagem, anti-herói da jornada de nascimento de uma nação, se desloca no deserto carregando a sua sombra similar ao condenado Sísifo, antigo mito grego
josé umberto é cineasta e escritor

As postagens mais lidas do Blog Demais em dezembro

1. Juazeiro, verde amigo 

https://oliveiradimas.blogspot.com/2025/12/juazeiro-verde-amigo.html

2. Kim Paim e o maior registro recente da história brasileira

https://oliveiradimas.blogspot.com/2025/12/kim-paim-e-o-maior-registro-recente-da.html 

3. Teatros sem teatro 

https://oliveiradimas.blogspot.com/2025/12/teatros-sem-teatro.html

4. Blog Demais ano XIX

https://oliveiradimas.blogspot.com/2025/12/blog-demais-ano-xix.html

5. Lançado documentário "100 Anos do Casarão Fróes da Motta"

https://oliveiradimas.blogspot.com/2025/12/lancado-documentario-100-anos-do.html

6. Estreia de "Jesus, A Luz do Mundo"  

https://oliveiradimas.blogspot.com/2025/12/estreia-de-jesus-luz-do-mundo.html 

7. Ceia de Rua do Abraço Fraterno

https://oliveiradimas.blogspot.com/2025/12/ceia-de-rua-pelo-abraco-fraterno.html

8. Encerramento do ano acadêmico da Academia Feirense de Letras

https://oliveiradimas.blogspot.com/2025/12/encerramento-do-ano-academico-da.html

9. "Retratos de uma Cidade: Memórias e Personagens de Feira de Santana: 180 livros adquidiros em 24 horas

https://oliveiradimas.blogspot.com/2025/12/retratos-de-uma-cidade-memorias-e_25.html

10. Feira de Santana e o cinema em 2025

https://oliveiradimas.blogspot.com/2025/12/feira-de-santana-e-o-cinema.html

11. Calendário com telas de Gil Mário

https://oliveiradimas.blogspot.com/2025/12/calendario-com-telas-de-gil-mario.html

12. "Vou começar com o pé direito e com os dois pés em outra marca"

https://oliveiradimas.blogspot.com/2025/12/vou-comecar-com-o-pe-direito-e-com-os.html

Ranking da CBF sem Fluminense de Feira

Clube feirense não aparece na lista de 235 clubes

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgando seu ranking Nacional de Clubes. A relação conta com 235 clubes, entra eles nove baianos. O Fluminense de Feira não aparece na lista.

O Bahia pulou do 11º lugar, em 2024, para o 9º e é o melhor clube do Nordeste.  Já o Vitória saiu do 23º lugar, no ano passado, para o 20º.

Dos clubes do interior, cinco caíram de posição: Juazeirense (83º), Jacuipense (94º), Bahia de Feira (118º), Atlético de Alagoinhas (123º) e Itabuna (150º). O Jequié (132º) e o Barcelona de Ilhéus (132º) não estavam no ranking no ano passado. Enquanto isso, o Vitória da Conquista, presente no ano passado, não entrou neste ano de 2025.

McLanche Feliz traz máscaras inspiradas em vilões da Disney

Nova campanha celebra personagens icônicos do cinema




Neste mês, o McLanche Feliz e a Disney unem forças novamente para proporcionar momentos especiais para toda a família! A nova campanha convida pais e filhos a se divertirem com personagens que atravessam gerações, conectando diferentes públicos pela mesma paixão pelo universo Disney. 
As máscaras, que celebram a parceria de sucesso entre as marcas, combinam imaginação e nostalgia para oferecer momentos de brincadeira em família e entre amigos. Com um total de 6 modelos, os clientes terão a oportunidade de entrar no clima de personagens icônicos dos filmes da Disney. 
Cada máscara acompanha um cartão ilustrado com mais informações sobre o vilão. Estão disponíveis máscaras de: Malévola, Cruella De Vil, Rainha Má, Rainha de Copas, e Dr. Facilier. 
As novidades já podem ser encontradas nas unidades do McDonald’s em todo o Brasil, por tempo limitado, por meio do Peça e Retire, Drive-Thru ou no próprio restaurante (pelos totens de autoatendimento e no balcão). Também é possível garantir os brinquedos sem sair de casa, basta pedir pelo app do Méqui e aproveitar o McDelivery! 
Para mais informações sobre essa e outras iniciativas, acesse a página do McLanche Feliz
Enviado por ComunicAtiva Associados

Filmes em Exibição no Orient CinePlace Boulevard

Por Dimas Oliveira e Milena Batista

PRÉ-ESTREIA

BOB ESPONJA: EM BUSCA DA CALÇA QUADRADA (The SpongeBob Movie: Search For Square Pants), de Derek Drimon, 2025. AnimaçãoNa esperança de provar sua bravura ao Seu Sirigueijo, Bob Esponja segue um misterioso e aventureiro pirata fantasma conhecido como Holandês Voador em uma aventura marítima que o leva às profundezas do oceano. Cópia dublada. Classificação: LivreDuração: 96 minutos. Horários: 14 horas, 16h05, 18h10 e 20h15. 

LANÇAMENTO NACIONAL

AVATAR: FOGO E CINZAS (Avatar: Fire and Ash), de James Cameron, 2025. Com Sam Worthington, Zoe Saldana, Oona Chaplin. Ação e fantasia. Depois de uma perda devastadora, a família de Jake e Neytiri enfrenta uma tribo Na'vi hostil, os Ash, liderada pela implacável Varang, à medida que os conflitos em Pandora se intensificam e surgem novos dilemas morais. Segunda semana. Cópia dublada. Duração de 195 minutos (três horas e quinze minutos). Não recomendado para menores de 14 anos. Horários: 12h20, 12h50, 16h10, 16h40, 20 horas e 20h30. 
CONTINUAÇÃO

ZOOTOPIA 2 (Zootopia 2), de Jared Bush e Byron Howard, 2025. AnimaçãoAgora parceiros inseparáveis, a coelha Judy Hopps e a raposa Nick Wilde enfrentam o desafio mais perigoso de suas carreiras: solucionar os rastros deixados por Gary, uma serpente misteriosa. Quarta semana. Cópia dublada. Classificação: LivreDuração: 108 minutos. Horários: 13h20, 15h40. 18 horas e 20h20. 

Programação - sujeita a alteração - até terça-feira, 30 de dezembro.