Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

quinta-feira, 28 de novembro de 2024

Desenvolvimento no Brasil

Por Paulo Cesar Bastos
O Brasil precisa fomentar e desenvolver a cultura de que país desenvolvido precisa e possui adequada infraestrutura. O nosso país deve preservar, mas produzir e construir para progredir.
Lembrando um saudoso poeta extraordinário, vale uma paródia: os atrasados que me desculpem, mas desenvolvimento é fundamental. A fundação é o princípio, a base, a sustentação de toda construção. Do mesmo modo, o projeto de qualidade é o princípio fundamental de um empreendimento, essa é a óbvia verdade. Sem um bom projeto é mais difícil chegar ao objeto certo.
Uma solução eficiente para um desenvolvimento inteligente começa pela elaboração dos projetos coerentes por meio da valorização tanto das técnicas inovadoras bem como dos profissionais experientes. Precisamos valorizar as ações, os produtos e processos, e não somente as palavras.
Além da brilhante locução, são imprescindíveis a forte atitude e a decisiva ação. Experiência e conhecimento são patrimônios e valem muito. Esse patrimônio, que foi construído no dia a dia, pedra por pedra, pode ser inovado e adequado ao momento contemporâneo por meio do estudo, da prática e do engenho. A necessária urgência de maior velocidade no processo de desenvolvimento brasileiro exige um retorno à atividade dos engenheiros experientes e outros profissionais de tecnologia, detentores de um saber que não pode ser adquirido de uma noite para um dia. A jovial modernidade do novo conhecimento, junto com a madura e experiente capacidade. Essa união precisa acontecer de uma forma coerente e competente para o adequado avanço do Brasil. Assim, para o desejado desenvolvimento, a melhor garantia é a gestão eficaz e eficiente utilizando a capacidade da engenharia com a inovadora tecnologia. Sustentabilidade rimando com prosperidade.
Óbvio e elementar, mas vale despertar, acreditar e aplicar.
Paulo Cesar Bastos é engenheiro civil
Publicado no Estadão/Opinião/Fórum dos Leitores em 27/11/2024

Nenhum comentário: