"Um Certo Capitão Lockhart" (The Man From Laramie), 1955, revisto na noite desta segunda-feira, 29, foi o último dos cinco westerns em que trabalharam juntos o diretor Anthony Mann e o ator James Stewart .
O primeiro foi "Winchester '73" (Winchester '73), em 1950 e os demais foram "E o Sangue Semeou a Terra" (Bend of the River), 1952, "O Preço de um Homem" (The Naked Spur), 1953, e "Região do Ódio" (The Far Country), 1954.
Na trama, inspirada na peça "Rei Lear", de William Shakespeare, o barão de gado Alec Waggoman (Donald Crisp) como Gloucester no drama do bardo inglês, fica cego e seus filhos, Dave (Alex Nicol) e Vic Hansbro (Arthur Kennedy), ilegítimo, que é capataz da vasta extensão de terras do barão, se enfrentam mortalmente.
O capitão Will Lockhart (James Stewart) do título, é destacado pelo Exército para descobrir que está contrabandeando armas para os apaches. Ele chega na isolada cidade com suprimentos para a loja de Barbara (Cathy O'Donnell). Em pouco tempo, se envolve com o sádico Dave e provoca mudanças na vida das pessoas, na sua busca de alguém que não conhece.
Foi considerado o western mais violento dos anos 50, pelas fortes cenas. James Stewart afirmou que de todos os westerns que fez, este era o seu favorito. Foi o primeiro western filmado no processo CinemaScope.
"Um Certo Capitão Lockhart" está incluído entre os "1001 Filmes Que Você Deve Ver Antes de Morrer", livro editado por Steven Schneider.
Nenhum comentário:
Postar um comentário