Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

Pré-venda de ingressos - Orient CinePlace Boulevard

Pré-venda de ingressos - Orient CinePlace Boulevard
28/11 a 04/12: 14 - 16h10 - 18h20 - 20h30 (Dublado)

segunda-feira, 25 de dezembro de 2023

Um dos 100 Melhores Filmes Brasileiros de Todos os Tempos


Oscarito e Norma Bengell em "O Hmem do Sputnik"

Na tarde desta segunda-feira, a visão da comédia brasileira "O Homem do Sputinik", de Carlos Manga, 1959 Recebeu
Prêmio Associação Brasileira dos Cronistas Cinematográficos de Melhor Atriz Secundária para Norma Bengell. Também o Prêmio de Melhor Diretor para Carlos Manga e Melhor Argumento para José Cajado Filho no Festival do Distrito Federal. A trilha sonora é Radamés Gnatalli. Entre as canções, "Mademoiselle Bebè", de Bruno Marnet.
Em novembro de 2015, o filme, uma clássica chanchada,  entrou na lista feita pela Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine) dos 100 Melhores Filmes Brasileiros de Todos os Tempos.
O fato do famoso satélie russo Sputnik estar em órbita e que havia mesmo uma ameaça de que ele viesse a cair sobre a terra foi o mote para a realização do filme.
Na trama, um casal de caipiras comerciantes de ovos, Anastácio (Oscarito) e Cleci (Zezé Macedo), são surpreendidos por um estrondo em seu galinheiro. ele encontra entre suas galinhas um globo metálico. No dia seguinte, ela lê no jornal sobre acidente com o satélite russo Sputnik e reconhece na fotografia um objeto semelhante ao que caiu em seu quintal. Anastácio leva o globo à casa de penhores e mostra-o para a funcionária Dorinha (Neide Aparecida). Ela liga para o jornal onde trabalha seu namorado, Nelson (Cyll Farney) e lhe conta o fato. Alberto (Alberto Perez), jornalista inescrupuloso, ouve a conversa entre o casal e conta a novidade ao chefe do jornal. Nelson vai ao encontro de Anastácio e pede a ele que esconda o objeto. Anastácio coloca-o dentro do poço. A notícia de que o Sputnik caiu no Brasil vira primeira página dos jornais. Anastácio e Clecy se transformam em celebridades. Hospedam-se no Copacabana Palace, onde recebem propostas de grupos de russos, americanos e franceses que tentam seduzir Anastácio, apresentando-lhe a cantora francesa BB (Norma Bengell), uma alusão a Brigitte Bardot. Os interesses desmedidos dos estrangeiros pelo satélite levam os dois à loucura. Anastácio é raptado pelos franceses e Nelson pelos americanos. Fogem e voltam para a casa de Anastácio. Russos, americanos e franceses os seguem, disputando o valioso troféu, que ninguém sabe onde está. Anastácio revela o local onde o Sputnik se encontra e todos se alvoroçam. Não encontram nada no poço. Ao passar pelo local, o sacristão diz que pegou o Sputnik e transformou-o em pára-raios para a igreja. Os agentes estrangeiros partem decepcionados e Anastácio e Cleci voltam para casa, mas se deparam com o verdadeiro Sputnik que acabara de cair no galinheiro.
Jô Soares, então Joe Soares, aparece como espião americano. Aparecem ainda Heloísa Helena, Nestor Montemar, César Viola, Abel Pêra, Fregolente, Hamilton Ferreira, João Labanca, Riva Blanche e Tutuca.

Nenhum comentário: