Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

quarta-feira, 31 de maio de 2023

Comunicadoras lançam 7ª temporada do Umbu Podcast sobre bicentenário do 2 de Julho

Apresentadoras Camilla França e Mirtes Santa Rosa convidam

professores e pesquisadores para debaterem um novo olhar

sobre a independência do Brasil na Bahia



O Umbu Podcast lança a sua 7ª temporada dia 31 de maio com uma série de seis episódios especiais sobre o bicentenário da Independência do Brasil na Bahia. Unindo conhecimento, criticidade e o humor agridoce característico das apresentadoras Camilla França e Mirtes Santa Rosa (Foto: Fernanda Maia), a temporada destaca o protagonismo de mulheres e do povo preto na história de libertação do Brasil como colônia de Portugal. Os episódios estarão disponíveis nas plataformas de áudio e no site: https:portalumbu.com.br

Entre os convidados confirmados para participar dos episódios estão professores e pesquisadores baianos como: Bárbara Carine, Ordep Serra, Moisés Frutuoso, Tamires Costa e Clissio Santana. Cada um trazendo perspectivas únicas acerca da luta pela independência, sob um ponto de vista geográfico, de gênero, social e racial. 

O primeiro episódio "O Sete de Setembro Flopou” recebe a professora e educadora Tamires Costa, que tem experiência na área de patrimônio, história e memória, e é responsável pelo projeto "Caminhadas Patrimoniais Passos da Independência da Bahia em Cachoeira". Na conversa, a convidada destaca o contexto histórico e personagens do sete de setembro, ressaltando os aspectos políticos e as conjecturas internacionais que antecederam ao Dois de Julho.

As apresentadoras explicam que a escolha do tema reforça o compromisso do Umbu como um canal democrático, inclusivo e plural. "Nós queremos trazer um contraponto da história que nos foi contada e mostrar o protagonismo e relevância de personagens importantes na luta pela independência. Não dá mais para ficarmos presos em uma história única, a partir do olhar da branquitude", ressaltam as comunicadoras. 

O Umbu Podcast vem se destacando no segmento entre as produções baianas com seu tom autêntico, divertido e de pensamento crítico. Recentemente as empresárias Camilla França e Mirtes Santa Rosa expandiram a marca e criaram a Umbu Comunicação & Cultura, portal de notícias e projeto que promove informação, planejamento e gestão voltados para cultura.

Acompanhe em:

Instagram: @umbupodcast

Spotify: Umbu Podcast

Youtube: Umbu Podcast


Sobre o Umbu Podcast

O Umbu Podcast nasceu em 2020 com a proposta de dialogar com elementos da identidade e cultura baiana em formato de uma resenha agridoce. O podcast acontece por temporada e é apresentado pelas comunicadoras Camilla França e Mirtes Santa Rosa. Em três anos já foram exibidos cerca de 40 episódios que falam sobre relacionamento, cultura, moda, literatura, negócios, culinária e futebol entre outros. Todos os episódios estão disponíveis nas plataformas de streaming de áudio e canal do Youtbe. Paralelamente ao podcast, o Umbu também já se apresentou na Rádio Metrópole com uma programação semanal de assuntos variados.


Sobre as podcasters

Camilla França  é jornalista e mestre em Cultura e Sociedade (Ufba). É uma das idealizadoras e hosts do Umbu Podcast e coordenadora de Comunicação da Fábrica Cultural. Trabalha com consultoria e coordenação de comunicação e produção executiva de projetos culturais. Sua especialidade é o campo cultural (de vida e de estudo), onde mescla conhecimentos empíricos e acadêmicos na gestão e concepção de conteúdos culturais, como o Festival Literário Nacional (Flin) e o Circuito Literário Nacional (Literatur). Também foi curadora e coordenadora da Flica 2022 e integrou a comissão curatorial de música do Salvador Capital Afro.

Mirtes Santa Rosa é publicitária, especialista em Comunicação e Gerenciamento de Marcas. É uma das idealizadoras e hosts do Umbu Podcast e colunista do Portal Soteropreta. Atua na consultoria e gestão de projetos comunicacionais e culturais, passando por agências como Via Mídia, Leiaute Propaganda, Tempo Propaganda, Objectiva Comunicação e Propeg Bahia, além de acumular vasta experiência na coordenação de contas e contratos publicitários na gestão pública. Foi produtora executiva do projeto Revista Laroyê, da campanha de financiamento coletivo "Sou Ilê o ano inteiro" e na live "Ilê Vivo do Bloco Afro Ilê Aiyê". Na comunicação também destaca-se como coordenadora de comunicação para a campanha de financiamento coletivo do livro "Reflexões-Escritas de Mãe Valnizia Bianch"

(Com informações de Gisele Santana)

Nenhum comentário: