Nesta quinta-feira, 18, a revisão de "Intriga Internacional" (North By Northwest), clássico de Alfred Hitchcock, 1959. Assisti ao filme quando foi reapresentado no Cine Santanópolis, em 1968 - o 910º filme visto. Nominado a três prêmios Oscar: Melhor Roteiro (Ernest Lehman), Melhor Edição (George (Tomasini) e Melhor Direção de Arte.
Está incluído na lista de 1998 do American Film Institute dos 100 Maiores Filmes Americanos.
Em 2007, o mesmo American Film Institute o classificou como o 55º Melhor Filme de Todos os Tempos.
Classificado em sétimo lugar na lista do American Film Institute dos 10 maiores filmes do gênero "Mistério", em junho de 2008.
Também é considerado o melhor entre os thrillers do "homem errado" de Sir Alfred Hitchcock.
O título do filme é uma referência a uma frase de Hamlet, Ato 2, Cena II: "Eu sou louco de norte-noroeste. Quando o vento sopra de sul, eu conheço um falcão de um serrote."
Na trama, o publicitário Roger Thornhill Cary Grant) é lançado no mundo dos espiões quando é confundido com um homem chamado George Kaplan. O espião estrangeiro Philip Vandamm (James Mason) e seu capanga Leonard (Martin Landau) tentam eliminá-lo, mas quando Thornhill tenta entender o caso, ele é acusado de assassinato. Agora fugindo da polícia, ele consegue embarcar em trem com destino a Chicago, onde conhece a bela loira, Eve Kendall (Eva Marie Saint), que o ajuda a fugir das autoridades. Seu mundo vira de ponta cabeça mais uma vez quando descobre que Eva não é a inocente que ele pensava que ela era. Nem tudo é como parece, no entanto, levando a um dramático resgate e fuga no topo do Monte Rushmore.
É baseado na ideia sobre uma agência governamental criando um agente chamariz inexistente para tirar os vilões do encalço de um agente governamental de verdade.
Na mitologia grega, o herói, muitas vezes em uma viagem, é salvo três vezes. No filme, Roger Thornhill é salvo por Eve três vezes em sua jornada . Ele se esconde em um banheiro do trem enquanto ela manda a polícia na outra direção, ela o esconde em seu beliche em sua cabana e lhe dá seu kit de barbear para disfarçar o rosto no banheiro da estação.
Tem sido referienciado como "o primeiro filme de James Bond" devido às semelhanças com cenários coloridos, agentes secretos e um protagonista elegante, ousado e brincalhão ao lado de um vilão sinistro, mas charmoso. Em "Moscou Contra 007" (1963) a cena de perseguição de helicóptero é inspirada nesse filme.
A música que o protagonista assobia enquanto toma banho é "Singin 'in the Rain". A música que está tocando no saguão do hotel antes de Roger entrar no bar é "It's a Most Unusual Day", que foi cantada por Jane Powell no musical "O Príncipe Encantado" (1948).
Como diretor que aparece em seus filmes, Alfred Hitchcock, por volta de dois minutos, ele é o homem chega em um ponto de ônibus durante os créditos iniciais, mas chega um instante tarde demais e a porta se fecha em seu rosto e perde o transporte.
Para satisfazer os censores, a atriz Eva Marie Saint teve que mudar uma fala. A frase original era "Nunca faço amor com o estômago vazio", mas foi alterada para "Nunca discuto o amor com o estômago vazio". Mas, a cena final, depois que ela e Cary Grant estão se abraçando, aparece um trem entrando em um túnel, que é uma referência sexual.
Nenhum comentário:
Postar um comentário