Na tarde desta terça-feira, 2, a visão do drama "A Descarada" (The Revolt of Mamie Stover), de Raoul Walsh, 1956, realização da 20th Century Fox. Trata-se de um quase filme noir em cores. Como pano de fundo a intensificação da Segunda Guerra Mundial, em meados dos anos 40. Busca de ascenção social e ambição são temas do filme, pessimista em relação ao amor.
"Por que Mamie Stover teve que deixar São Francisco?" é a frase de efeito da divulgação do filme, que começa com uma cena em uma esquina de San Francisco, em que a bela e ambiciosa prostituta Mamie Stoven (Jane Russell) é sugerida pelo policial (Hugh Beaumont) que saia da cidade. Na viagem em um navio cargueiro para Honolulu, no Havaí, ela conhece o escritor Jim Blair (Richard Egan), que a trata com o respeito. O romance a bordo é interrompido quando Mamie percebe Jim sendo recebido em terra por sua namorada, Annalee Johnson (Joan Leslie). Ele ainda empresta-lhe 100 dólares para ajudá-la a construir uma carreira.
Na esperança de começar uma nova vida e ter reconhecimento, Mamie fala todo o tempo em ganhar dinheiro e fazer fortuna. Ela visita a amiga Jackie Davis (Jorja Curtright), que a apresenta à Bertha Parchman (Agnes Moorehead), a proprietária do clube noturno Bungalow, cujo gerente é Harry Adkins (Michael Pate). Mamie se candidata ao cargo, embora as regras que restringem o trabalho de prostitutas em Honolulu não lhe permitam ter um namorado, visitar Waikiki Beach, ou abrir uma conta bancária. Ela, com o apelido de "Flamejante Mamie", cumprimenta os clientes com o slogan: "Você está esperando Mamie, querido?". Isso sugere que sua vida continuará da mesma maneira de sempre: motivada por dinheiro a qualquer custo, apesar de um estilo de vida menos que respeitável?
Ao ocorrer o bombardeio de Pearl Harbor, Jim se alista na infantaria e convence Mamie a se casar com ele após a guerra e a deixar o clube noturno. Retornando ao clube para anunciar sua renúncia, Mamie descobre que Harry foi demitido. Bertha, temendo a perda da maior atração do clube, promete fazer de Mamie uma estrela e lhe oferece a metade dos lucros.
Mamie não consegue se afastar da prostituição e
fornece serviços para os marinheiros estacionados na cidade. Buscando outros
meios de segurança financeira, com a guerra ela investe em vários imóveis e se
torna bastante rica, mesmo com sua má reputação.
No final, Mamie retorna a San
Francisco apenas para dizer à polícia, que a encontra no cais, que ela desistiu
de fazer fortuna e agora está voltando para sua cidade natal de Leesburg,
Mississippi.
O Havaí é retratado em meados
dos anos 50 com todo o seu charme, em belas locações. O vestuário, os locais, os
diálogos e o estilo de vida dão uma visão romântica do Havaí.
Nenhum comentário:
Postar um comentário