*

*

quinta-feira, 19 de maio de 2016

Visão de western noir



"Fúria Abrasadora" (Ramrod), de Andre de Toth, 1947, da coleção "Cinema Faroeste Volume 3", lançado pela Versátil, foi visto na noite desta quinta-feira, 19, em DVD. Trata-se de um western com elementos da estética do film noir - violência e muitas cenas noturnas, por exemplo -, uma simbiose bem construída e complexa.
Na ação, Connie Dickason (Veronica Lake) pretende se casar com Walt Shipley (Ian MacDonald), um criador de ovelhas. Ela contraria a vontade de seu pai interesseiro Ben Dickason (Charles Ruggles), pois este quer que a filha se case com o poderoso criador de gado Frank Ivey (Preston Foster). Com medo de Ivey, Walt abandona a região deixando sua propriedade para Connie, que passa a enfrentar Ivey. Ela conta com a ajuda do caubói Dave Nash (Joel McCrea) e de seu amigo Bill Schell (Don DeFore). Connie é ambiciosa, indomável e manipuladora - uma mulher fatal que remete ao título do filme - e enreda os dois amigos conforme seus interesses. A sua ambição leva à morte alguns homens que para ela trabalham, bem como capangas de Ivey. Ao final, ela fica sozinha pois Dave Nash descobre toda a maldade que a domina e está interessado na costureira Rose Leland (Arleen Whelan).
Ainda no elenco: Donald Crisp como o xerife Jim Crew, Lloyd Bridges como Red Cates, Ray Teal como Ed Burma, Nestor Paiva como Curley, e Sarah Padden como Mrs. Parks
Baseado em história original de Luke Short, tem fotografia de Russell Harlan e trilha sonora de Adolph Deutsch.


Nenhum comentário: