Pesquisa
nacional encomendada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil aponta o
perfil do consumidor brasileiro quanto ao uso do crédito. A pesquisa realizada pela Universidade
Federal de Minas Gerais em parceria com a CNDL e o SPC Brasil, foi aplicada em
todas as capitais.
De acordo com o SPC Brasil, O
país obteve ganhos qualitativos importantes nos últimos anos e parte destas conquistas
deve-se à expansão do crédito. O uso consciente do crédito é especialmente
importante para famílias de menor poder aquisitivo, pelo fato de poderem ter
acesso a bens e serviços que não teriam caso tivessem que fazer pagamentos à
vista. Mas por outro lado, é importante que a ânsia de adquirir seja dosada com
a educação a respeito de como pensar o futuro e cumprir os compromissos
assumidos.
A Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas
(CNDL) e o SPC Brasil têm alertado tanto varejistas como consumidores de que o
uso correto do crédito é um poderoso instrumento para auxiliar o
desenvolvimento do país e trazer mais bem estar para as famílias. "Tomar
crédito sem capacidade para avaliar as consequências desse ato pode levar um
país a crises como a que ocorreu em 2008, nos Estados Unidos. Naquele país, nos
anos que antecederam essa crise, quem ofereceu crédito para quem não podia tomá-lo,
agiu de forma irresponsável uma vez que sabia estar lidando com tomadores de
alto risco. As consequências repercutiram em todo mundo", avalia o economista do SPC Brasil, Nelson Barrizzelli.
(Com informações de Silvana Ferraz, da Assessoria de Comunicação da CDL Feira)
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