Por Fernando Munaretto
Na tarde de terça-feira, 27 de abril, a sessão de cúpula do Planetário do Museu Parque do Saber, inaugurou um novo modelo de apresentação, ministrada pelo astrônomo amador Fernando Munaretto, em conjunto com o planetarista Bruno Lemos.
O novo modelo de apresentação envolve a interação entre palestrante e planetarista (que é quem opera a máquina do planetário), possibilitando melhor dirigir o conteúdo pedagógico de cada apresentação e, assim, atendendo a diversas variantes do currículo acadêmico. Imagens e configurações celestes adequadas para cada tema vão sendo projetadas à medida que o assunto é desenvolvido pelo palestrante, o que permite uma melhor ilustração e compreensão da dinâmica dos astros e sua visualização em alta qualidade.
O trabalho integrado entre educadores e planetaristas, se mostra essencial neste primeiro momento, em que é necessário conjugar o conhecimento de ambos para desenvolver toda a capacidade do equipamento disponibilizado pelo Museu Parque do Saber. Privilégio de raras cidades, o planetário é um recurso pedagógico de alto rendimento, e é preciso aliar o manuseio do equipamento com o conhecimento de astronomia, para aplicar todo seu potencial. Além disso, mas não menos importante, é o fato de se estar buscando com este novo modelo de sessão ministrada e interativa, desenvolver uma mediação didática efetiva para a construção do conhecimento junto ao público interessado.
Nesse dia 27, demos um pequeno passo para desenvolver e aperfeiçoar este modelo mais didático de apresentação. O caminho é longo até a excelência, mas proporcionará novos horizontes. Em breve, será necessário estarmos formando constantemente novos planetaristas, capazes de atender a demanda que um centro de educação e entretenimento deste porte oferece.
A cidade agrega muito para si quando disponibiliza aos seus cidadãos a oportunidade de incrementar o valor imaterial do conhecimento de maneira tão democrática e acessível. A tendência é de que os próprios educadores se vejam na iminência de aperfeiçoar seus conhecimentos na medida em que cada vez mais alunos vivenciem estas experiências no Planetário do Museu do Parque do Saber, que por sua vez, deverá cumprir cada vez mais sua vocação pedagógica, oferecendo cursos direcionados a esta demanda e alimentando um ciclo virtuoso de divulgação científica.
O mais difícil, a cidade já conquistou, que foi a implementação de um planetário de alta tecnologia e qualidade. Agora cabe a nós, educadores, movimentar e desenvolver todo o potencial que esta aquisição oferece, proporcionando aos nossos jovens cada vez mais acesso ao conhecimento contemporâneo de vanguarda, alimentando um cenário fértil e acolhedor para os estudantes e interessados, de Feira de Santana e região, incluindo escolas da capital.
Neste processo, será fundamental a adesão das escolas e dos profissionais da área de educação, a exemplo de professores como Bruno Borges, de Feira, e a coordenadora Gabriela Azevedo, de Salvador, entre outros, que já estão comprometidos com a busca deste ideal.
Todo o investimento aplicado em educação de qualidade está no caminho certo para a construção de uma sociedade mais justa e desenvolvida. A necessária revolução no sistema educacional passa por iniciativas como esta.
Mais uma vez, parabéns a Feira de Santana. Visite o Planetário!
Fernando Munaretto é astrônomo amador
O novo modelo de apresentação envolve a interação entre palestrante e planetarista (que é quem opera a máquina do planetário), possibilitando melhor dirigir o conteúdo pedagógico de cada apresentação e, assim, atendendo a diversas variantes do currículo acadêmico. Imagens e configurações celestes adequadas para cada tema vão sendo projetadas à medida que o assunto é desenvolvido pelo palestrante, o que permite uma melhor ilustração e compreensão da dinâmica dos astros e sua visualização em alta qualidade.
O trabalho integrado entre educadores e planetaristas, se mostra essencial neste primeiro momento, em que é necessário conjugar o conhecimento de ambos para desenvolver toda a capacidade do equipamento disponibilizado pelo Museu Parque do Saber. Privilégio de raras cidades, o planetário é um recurso pedagógico de alto rendimento, e é preciso aliar o manuseio do equipamento com o conhecimento de astronomia, para aplicar todo seu potencial. Além disso, mas não menos importante, é o fato de se estar buscando com este novo modelo de sessão ministrada e interativa, desenvolver uma mediação didática efetiva para a construção do conhecimento junto ao público interessado.
Nesse dia 27, demos um pequeno passo para desenvolver e aperfeiçoar este modelo mais didático de apresentação. O caminho é longo até a excelência, mas proporcionará novos horizontes. Em breve, será necessário estarmos formando constantemente novos planetaristas, capazes de atender a demanda que um centro de educação e entretenimento deste porte oferece.
A cidade agrega muito para si quando disponibiliza aos seus cidadãos a oportunidade de incrementar o valor imaterial do conhecimento de maneira tão democrática e acessível. A tendência é de que os próprios educadores se vejam na iminência de aperfeiçoar seus conhecimentos na medida em que cada vez mais alunos vivenciem estas experiências no Planetário do Museu do Parque do Saber, que por sua vez, deverá cumprir cada vez mais sua vocação pedagógica, oferecendo cursos direcionados a esta demanda e alimentando um ciclo virtuoso de divulgação científica.
O mais difícil, a cidade já conquistou, que foi a implementação de um planetário de alta tecnologia e qualidade. Agora cabe a nós, educadores, movimentar e desenvolver todo o potencial que esta aquisição oferece, proporcionando aos nossos jovens cada vez mais acesso ao conhecimento contemporâneo de vanguarda, alimentando um cenário fértil e acolhedor para os estudantes e interessados, de Feira de Santana e região, incluindo escolas da capital.
Neste processo, será fundamental a adesão das escolas e dos profissionais da área de educação, a exemplo de professores como Bruno Borges, de Feira, e a coordenadora Gabriela Azevedo, de Salvador, entre outros, que já estão comprometidos com a busca deste ideal.
Todo o investimento aplicado em educação de qualidade está no caminho certo para a construção de uma sociedade mais justa e desenvolvida. A necessária revolução no sistema educacional passa por iniciativas como esta.
Mais uma vez, parabéns a Feira de Santana. Visite o Planetário!
Fernando Munaretto é astrônomo amador
Um comentário:
Sou educadora, e visitei o Parque do Saber em janeiro para conhecer a estrutura e o projeto pedagógico.
Este novo formato de trabalho é ousado, e conta com uma dinâmica que envolve os alunos de maneira muito provocativa.
Agora as sessões no planetário serão únicas, elas sempre poderão ser renovadas com imagens e conteúdos a partir dos objetivos de cada instituição de ensino.
Escolas de Feira, experimentem este novo formato.
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