Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard
9 a 15 de maio - 14 - 17 - 20

terça-feira, 7 de junho de 2011

Oposição em Conceição de Coité culpa prefeito por fechamento de hospital

Os principais líderes da oposição em Conceição do Coité responsabilizaram nesta terça-feira, 7, o prefeito Renato Souza (PP) pelo fechamento do Hospital Almir Passos, ocorrido na sexta-feira, 3. Eles lembraram que, em 2010, a Prefeitura Municipal recebeu R$ 4,8 milhões de transferências constitucionais do Governo Federal somente para a saúde, e que esses recursos seriam mais que suficientes para manter aberto o hospital, mantido por uma entidade filantrópica ligada ao grupo político do ex-prefeito Hamilton Rios (DEM).
O presidente municipal do PT, Francisco de Assis, mais conhecido como Assis da Caixa, lembrou que o orçamento de 2011 para a área da saúde em Coité é de R$10,8 milhões. "O prefeito está dizendo que a responsabilidade pelo fechamento do hospital não é dele. Mas a gestão da saúde em Coité é municipal, ou seja, a Prefeitura recebe dinheiro diretamente do Governo Federal. Portanto, ele é o responsável sim", disse o petista.
"O problema é que o Sr. Renato Souza preferiu utilizar boa parte dos recursos transferidos pela União para bancar os correligionários dele que ganham uma fortuna transportando doentes para Salvador, ao invés de investir no hospital e nos postos de saúde", acrescentou Assis da Caixa.
Presidente municipal do PMDB, Alex Lopes, popularmente conhecido como Alex da Piatã, destacou que foi o grupo de Hamilton Rios, do qual Renato Souza faz parte, que repassou a administração do Hospital Almir Passos para uma entidade filantrópica, em 1992. "Naquele ano, o grupo do prefeito havia perdido a eleição para a oposição e não quis perder o hospital, por isso apelou para essa manobra mesquinha. Essa associação, chamada de Santa Casa de Misericórdia, sempre foi presidida por gente ligada ao grupo do prefeito", frisou.
"Não adianta o prefeito tentar se fazer de vítima nesse episódio. Ele deveria assumir sua responsabilidade. No sábado passado, um dia após o fechamento do hospital, o prefeito, ao invés de estar em Salvador procurando resolver o problema com a urgência que o caso diz, procurando o governador, o secretário estadual de Saúde, estava foi no povoado de São Roque dançando forró. Não estamos comemorando essa tragédia. Estamos apenas é cumprindo com nosso papel de cobrar da Prefeitura", complementou Alex da Piatã.
O Hospital Almir Passos foi fechado após um auditoria da Secretaria de Estado da Saúde, que encontrou uma série de irregularidades, inclusive na área da higiene. Não há previsão de quando a unidade de saúde vai ser reaberta. Enquanto isso, o Hospital Regional, que também fica em Coité, está sobrecarregado e segue semreceber um centavo da prefeitura, informaram os oposicionistas.

(Com informações de Alexandre Reis, da Assessoria de Imprensa)

Nenhum comentário: