Por José Walter Lima
É louvável a iniciativa da cinemateca do MAM do Rio de Janeiro de realizar uma mostra de filmes do cineasta José Umberto Dias, onde serão exibidos os seus principais trabalhos.
Repito: é louvável a iniciativa nesse momento de desvalorização do artista do modo geral. Vide o caso do cineasta Sílvio Tendler que recebeu a pontuação nos editais de "CADEIRANTE", uma ação completamente desrespeitosa e desqualificadora, onde o mérito, a capacidade artística e cultural, não são valorizados. Uma política injusta, desumana e excludente.
Zé Umberto é um dos principais nomes do cinema independente. Com um percurso marcado pela inovação e pelo experimentalismo. Um realizador autoral que é uma referência importante para várias gerações.
Essa mostra será uma oportunidade para que o público descubra e redescubra a obra desse importante realizador, e aprecie os seus trabalhos que muito que contribuíram para o cinema baiano/ brasileiro.
A obra dele é marcada por uma forte influência de Glauber Rocha, que se reflete em sua abordagem inovadora à linguagem cinematográfica. Além disso, é conhecida a sua capacidade de criar personagens complexos, que são ao mesmo tempo universais e particulares.
Zé repede o padrão Glauberiano, um artista da imagem e da palavra.
Zé Umberto Dias é um cineasta, pesquisador, historiador, escritor e crítico cinematográfico. A sua contribuição é grandiosa para a cinematografia nacional.
A homenagem da Cinemateca é um reconhecimento importante da sua obra cinematográfica. Esperamos que o público possa desfrutar dos filmes desse importante realizador.
José Walter Lima é cineasta
Fonte: https://www.facebook.com/share/p/1AW1nHJFkZ/


Nenhum comentário:
Postar um comentário