Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

Na Aprisco Church - Quarta-feira, 18 de junho - 18 horas

Na Aprisco Church - Quarta-feira, 18 de junho - 18 horas
CLIQUE MA IMAGEM PARA COMPRAR INGRESSOS

quarta-feira, 16 de abril de 2025

Como era o cinema na semana santa


Jennifer Jones em "A Canção de Bernadete", visto na Sexta-Feira da Paixão de 1962, no Cine Íris 

 
Com a semana santa, a Sexta-Feira da Paixão, a lembrança dos anos 50 e 60, com a visão anual do filme "Nascimento, Vida, Paixão e Morte de Nosso Senhor Jesus Cristo", ou simplesmente "Vida de Cristo", sempre com as mesmas cópias estragadas que pareciam pertencer aos cinemas de então - Madrid, Íris, Plaza, Santanópolis e Santo Antônio.
Eram sessões praticamente contínuas, a partir das 14 horas, que atraíam muita gente às salas (tanto o Cine Íris como o Cine Santanópolis possuíam mais de 1.000 lugares). Assistir ao filme religioso fazia parte da tradição do dia santo, antes, durante ou depois de participar da procissão do Senhor Morto.
O filme era mudo, sem créditos (de elenco, direção, roteiro), com entre-títulos, mas que causava comoção no público, mesmo sem mostrar a face de Cristo na crucificação.
De quando em vez um filme como "A Canção de Bernadete" (The Song of Bernadette), sobre a adolescente francesa que tem uma visão e os moradores consideram que a imagem é da Virgem Maria. Com direção de Henry King e Jennifer Jones ganhando o Oscar de Melhor Atriz em sua estréia no cinema. O filme também ganhou o prêmio nas categorias Melhor Fotografia, Trilha Sonora e Direção de Arte, em 1943. Foi visto na Sexta-Feira da Paixão de 1962, no Cine Íris. Outros filmes foram "O Beijo de Judas" (El Beso de Judas), de Rafael Gil, 1954, com Rafael Rivelles, e "O Mártir do Gólgota" (Golgotha), de Julien Duvivier, 1935, com Robert Le Vigan.
A tradição foi quebrada em 1972, com o Santanópolis passando a ser Cine Timbira. Na primeira semana santa, a programação de "O Passageiro da Chuva" (Le Passager de la Pluie), de Renè Clément, 1970, um filme de ação com Charles Bronson e Marlene Jobert. Desde então, quase que nunca mais um filme religioso como antigamente.
Neste ano de 2025, no Orient CinePlace Boulevard, a programação de dois filmes religiosos que tratam de Jesus Cristo: a animação "O Rei dos Reis" e "The Chosen: A Última Ceia" (Temporada 5, Episódios 1 e 2).
Esta matéria foi postada originalmente 4 de abril de 2007, depois em várias datas e agora revisada e ampliada em 16 de abril de 2025.

terça-feira, 15 de abril de 2025

Semana Santa com "O Rei dos Reis"

Assista ao trailer


Nesta quinta-feira, 17, na Semana Santa, a emocionante animação "O Rei dos Reis" chega exclusivamente aos cinemas brasileiros, trazendo uma nova perspectiva sobre a história de Jesus Cristo, com distribuição da Heaven Content, em parceria com a 360WayUp. 

O filme chega aos cinemas dos 26 Estados brasileiros, além do Distrito Federal. Em Feira de Santana, no Orient CinePlace Boulevard, com sessões às14 horas e 16h05. No sábado, 12, e no domingo, 13, ocorreu pré-estreia com sessões às 15 e 17 horas.

Nos Estados Unidos, de acordo com o portal Boxoffice PRO, o filme já ultrapassou 19 milhões de dólares em bilheteria e deixou para trás "O Príncipe do Egito", animação bíblica da Disney até então recordista com abertura de 14.5 milhões de dólares. 

Se essa performance se mostrar duradora, especialmente considerando o período da Páscoa, o longa poderá também garantir o título de maior estreia da história da Angel Studios, superando o sucesso anterior "Som da Liberdade", que estreou em julho de 2023 com 19  milhões de dólares e encerrou sua bilheteria nos Estados Unidos com 184 milhões de dólares, ultrapassando blockbusters como "Indiana Jones e a Relíquia do Destino" e "Missão: Impossível - Acerto de Contas".

Além do impacto nas bilheterias, a animação tem demonstrado um forte engajamento na internet: somando os dois trailers divulgados, são mais de 18 milhões de visualizações nas redes sociais oficial da Heaven Content.

Baseado em uma obra inédita de Dickens

Inspirado na obra do famoso escritor Charles Dickens ("Um Conto de Natal" e "Oliver Twist"), "A Vida de Nosso Senhor", escrita entre 1846 e 1849, o filme resgata uma história especial que permaneceu oculta por décadas. O renomado autor escreveu o livro exclusivamente para seus filhos, sem intenção de publicá-lo. O manuscrito foi um segredo familiar por mais de 85 anos, passando de geração em geração, até ser lançado postumamente em 1934. 

Agora, essa narrativa atemporal ganha vida nas telas com "O Rei dos Reis", trazendo a visão única de Dickens sobre uma das histórias mais marcantes da humanidade. O filme convida o público a redescobrir a jornada de Jesus Cristo pelos olhos de uma criança, que conhece a história contada por seu pai e descobre como uma simples narrativa para dormir se transforma em uma jornada de fé e descoberta, na qual o menino caminha ao lado de Jesus, testemunha seus milagres, enfrenta seus desafios e compreende seu sacrifício. 

Enviado por ww.360wayup.com

Convite para palestra no IHGFS


 

"NoiteDia", Página 2



 


Boulevard está com horário especial


 

Triste declínio

A Associação Brasileira de Imprensa (ABI) fez defesa pobre e burocrática de diploma, associou-se à "regulamentação" (censura, a rigor) das redes e "inovou": "sem jornalismo não há democracia". Quando lutou contra o autoritarismo, a ABI sustentava que não há democracia... sem liberdade.

Fonte: Claudio Humberto

segunda-feira, 14 de abril de 2025

Boulevard Shopping anuncia horário especial de funcionamento durante a Páscoa


Com o objetivo de garantir mais praticidade aos clientes que desejam aproveitar as ofertas do período de Páscoa, o Boulevard Shopping funcionará em horário especial entre os dias 18 e 21 de abril. As opções de compras, serviços e lazer estarão disponíveis durante o feriado, permitindo que os visitantes possam encontrar ovos de Páscoa, chocolates e demais itens da época. 

Na sexta-feira, 18, domingo, 20. e segunda-feira, 21, as lojas e quiosques abrirão das 14 às 20 horas, enquanto a praça de alimentação estará aberta das 12 às 21 horas. Já no sábado, 19, as lojas, os quiosques e a praça de alimentação funcionarão das 9 às 22 horas. O cinema seguirá com a programação normal.

Alguns serviços, como Farmácia Brito, Lotérica Boulevard e Sam's Club, terão horários diferenciados. Confira abaixo o detalhamento de todas as datas e horários: 

Sexta-feira (18) 

Lojas e quiosques: 14 às 20 horas 


Praça de alimentação: 12 às 21 horas 


Farmácia Brito: 14 às 20 horas 


Sam's Club: fechado 


Lojas Americanas: fechada 


Lotérica Boulevard: fechada 


Clínica Saúde Center: fechada 


Clinos: fechada 


Sábado (19) 


Lojas, quiosques e praça de alimentação: 9 às 22 horas 


Sams Club: 8 às 22 horas 


Farmácia Brito: 8 às 22 horas 


Lotérica Boulevard: 8h às 21h 


Clínica Saúde Center: 7 às 13 horas 


Clinos: fechada 


Domingo (20) 


Lojas e quiosques: 14 às 20 horas 


Praça de alimentação: 12 às 21 horas 


Sams Club: 8 às 20 horas 


Farmácia Brito: 8 às 20 horas 


Lotérica Boulevard: 14 às 20 horas 


Clínica Saúde Center: fechada 


Clinos: fechada 


Segunda-feira (21) 


Lojas e quiosques: 14 às 20 horas 


Praça de alimentação: 12 às 21 horas 


Sams Club: 8 às 21 horas 


Farmácia Brito: 8 às 21 horas 


Lotérica Boulevard: 14 às 20 horas 


Clínica Saúde Center: fechada 


Clinos: fechada.


Enviado por ComunicAtiva Associados


sábado, 12 de abril de 2025

"O Rei dos Reis": Pré-vendas já ultrapassam os 4 milhões de dólares nos EUA

Filme chega exclusivamente aos cinemas brasileiros para o feriado de Páscoa com estreia na quinta-feira, 17

Pré-estreia no Orient CinePlace Boulevard no sábado, 12, e domingo, 13, às 15 e 17 horas


A emocionante animação "O Rei dos Reis" chega exclusivamente aos cinemas brasileiros no dia 17 de abril, com distribuição da Heaven Content, em parceria com a 360WayUp. A estreia nacional acontece na véspera da Páscoa, reforçando a mensagem de fé e amor da produção. 
Com expectativa global em alta, nos Estados Unidos, as pré-vendas da animação já ultrapassam os 4 milhões de dólares, superando os números iniciais de sucessos de "Som da Liberdade" e "His Only Son", segundo informações divulgadas pelo Deadline. A marca representa uma das maiores aberturas da história da Angel Studios, que assina a produção e distribuição internacional.
No Brasil, o filme estreia em circuito nacional com exibições antecipadas nos dias 12 e 13 de abril, e os ingressos já estão à vendaEm Feira de Santana, no Orient CinePlace Boulevard, pré-estreia neste sábado e no domingo com sessões às 15 e 17 horas. 
A produção também tem mostrado forte engajamento nas redes sociais: o primeiro trailer ultrapassou 2 milhões de visualizações, enquanto o segundo - lançado há apenas 11 dias - já acumula mais de 2 milhões de visualizações no Instagram oficial da Heaven Content.
Baseado em uma obra inédita de Dickens
Inspirado na obra do famoso escritor Charles Dickens ("Um Conto de Natal" e "Oliver Twist"), "A Vida de Nosso Senhor", escrita entre 1846 e 1849, o filme resgata uma história especial que permaneceu oculta por décadas. O renomado autor escreveu o livro exclusivamente para seus filhos, sem intenção de publicá-lo. O manuscrito foi um segredo familiar por mais de 85 anos, passando de geração em geração, até ser lançado postumamente em 1934. 
Agora, essa narrativa atemporal ganha vida nas telas com "O Rei dos Reis", trazendo a visão única de Dickens sobre uma das histórias mais marcantes da humanidade. O filme convida o público a redescobrir a jornada de Jesus Cristo pelos olhos de uma criança, que conhece a história contada por seu pai e descobre como uma simples narrativa para dormir se transforma em uma jornada de fé e descoberta, na qual o menino caminha ao lado de Jesus, testemunha seus milagres, enfrenta seus desafios e compreende seu sacrifício. 
 
IMPRENSA

Enviado por www.360wayup.com

Primeira derrota do Botafogo


O Botafogo, campeão brasileiro de 2024, acaba de perder para o Bragantino por 1 a 0 na terceira rodada do Campeonato Brasileiro 2025, fora de casa. Foi a primeira derrota do Alvinegro na competição.
O Botafogo defendia invencibilidade de mais de oito meses em partidas da competição. A última derrota havia sido no dia 11 de agosto de 2024, para o Juventude na 22ª rodada daquela edição.

A seca continua

VALE LER DE NOVO


Por Paulo Cesar Bastos

A verdade nua e crua: a seca continua. Os sertanejos, fortes, agradecidos e pacientes, louvam as chuvas necessárias, mas que não foram suficientes. Uma seca verde, como uma triste visagem, desenha no semiárido uma inútil paisagem.

Diagnósticos recentes mostram uma situação preocupante para a Bahia, devido a mais uma forte estiagem, um flagelo secular. Agricultura estagnada, pecuária arrasada e toda a economia urbano-rural prejudicada. É fundamental, relevante e importante aprimorar essa reflexão sobre o semiárido, a seca e suas consequências sociais e econômicas para o Nordeste e todo o Brasil. É preciso, portanto, uma visão inteligente e competente para esse diagnóstico da realidade do Sertão, que não pode continuar sendo considerado como um folclórico cenário para obra de ficção.

O Grande Sertão, além do milagre das chuvas, precisa, também, das novas veredas da salvação. A estratégia para um PIB sempre crescente passa, também, por um plano de recuperação, prevenção e convivência com a seca, inteligente, coerente e competente. Evitar a seca é impossível, mas existem técnicas para a convivência possível. A ciência, tecnologia e inovação precisam ser aplicadas na produção em benefício do cidadão e, mais, junto com isso, a eficiente logística e uma estrutura adequada de novos créditos e renegociação. Assim, é preciso começar, indo além de toda a locução, com a boa vontade política mais uma forte atitude e decidida ação. Urge o Plano de Agrorecuperação do Sertão.

Paulo Cesar Bastos é engenheiro civil e produtor rural

Publicado no Blog Demais em 1 de junho de 2013

quinta-feira, 10 de abril de 2025

Morre diretor canadense Ted Kotcheff


Faleceu nesta quinta-feira, 10, o diretor canadense Ted Kotcheff, aos 94 anos. Em 1962, quando dirigiu seu primeiro filme, "O Aventureiro do Tahiti",  assinava William T. Kotcheff. Era conhecido por ter feito "Rambo: Programado Para Matar" (1982).
 

Outros filmes que dirigiu: "Leilão de Almas" (1965), "Pelos Caminhos do Inferno" (1971), "Matando Sem Compaixão" e "O Grande Vigarista", em 1974, "Advinhe Quem Vem Para Roubar?" (1977), "Quem Está Matando os Grande Chefes?" (1978), "Herois Sem Amanhã" (1979), "De Volta Para o Inferno" (1983), "Joshua Then and Now" (1985), "Aperte os Cintos, Estamos Falidos" (1986), "Troca de Maridos" (1988), "Conflitos no Inverno" e "Um Morto Muito Louco", em 1989, "Um Homem à Beira de um Ataque de Nervos" (1992), e "O Desafio Final" (1995).

Maap encena "O Impacto da Cruz" na Páscoa

 A história depois da história. Um convite para renovar a fé e refletir sobre o verdadeiro significado da Páscoa



O Ministério de Artes Aprisco (Maap) apresenta a peça "Impacto da Cruz", uma emocionante encenação que retrata os acontecimentos logo após a crucificação de Jesus, destacando o impacto da sua morte e ressurreição na vida dos discípulos, na sociedade da época e ainda hoje. A apresentação acontece no domingo, 20 de abril, às 18 horas, na Aprisco Church, e promete envolver o público com uma narrativa intensa e atual sobre fé, redenção e transformação.
Após a crucificação de Jesus, seus discípulos enfrentam medo, incerteza e desespero. Pedro carrega a culpa de tê-lo negado, João tenta manter a esperança, e Tomé se recusa a acreditar na ressurreição. Em meio à angústia, Maria Madalena surge com uma notícia que mudará tudo: o túmulo está vazio!
Enquanto isso, soldados romanos são subornados para espalhar mentiras sobre o desaparecimento do corpo, e Pilatos, atormentado, questiona se condenou realmente o Filho de Deus. Barrabás, o criminoso libertado no lugar de Jesus, se vê diante de um dilema: continuar sua antiga vida ou mudar seu destino.
No caminho de Emaús, dois discípulos têm um encontro inesperado que renova sua fé. E, finalmente, quando Jesus aparece aos seus seguidores, dúvidas se dissipam e uma nova missão é dada: levar sua mensagem a todas as nações.
A história não terminou no Calvário. O impacto da cruz atravessou os séculos e continua transformando vidas até hoje. A trama traz à tona dilemas, arrependimentos e a esperança que emergem diante da cruz.
Inspirada nos relatos bíblicos da crucificação e ressurreição, a peça reúne personagens marcantes como Pedro (Mateus Moura), João (Murilo Barbosa), Tomé (José Ferreira), Maria Madalena (Cristiane Victória), Soldado 1 (Kaique Santos), Soldado 2 (Keven Cerqueira), Pilatos (Gabriel Cabral), Cláudia (Amanda Guimarães), Barrabás (Ney Nascimento), Cleofas (Rodrigo Novais) e Jesus (Ney Albuquerque). 
A encenação é intercalada por momentos de dança e trilha sonora impactante, intensificando a experiência espiritual e emocional do público. O corpo de dança é composto por Aline, Amanda, Beatriz, Cylene,  Fernanda, Ivone, Kayzze, Laina e Lílian.

Academia de Educação promove debate sobre obesidade infantil


Na próxima quarta-feira, dia 16 de abril, às 9 horas, no Casarão dos Olhos d'Água, acontece uma palestra com a endocrinologista e pesquisadora Ana Mayra Oliveira sobre o tema "Obesidade Infantil: Aspectos de Saúde e Educação".
O evento está sendo promovido pela Academia de Educação, com o objetivo de dar continuidade a um processo de estudo e avaliação da obesidade infanto-juvenil em Feira de Santana, a partir de pesquisa que vem sendo coordenada pela Dra. Ana Mayra ao longo dos últimos 20 anos, através do Núcleo de Pesquisa em Endocrinologia de Feira de Santana (Nupefes).    
Trata-se de um evento aberto ao público, devendo reunir não só pessoas interessadas como também profissionais  da área, além de docentes, uma vez que o tema interessa à educação, considerando a concentração de crianças e jovens em nossas escolas, portadoras de excesso de peso.
Segundo a  endocrinologista, a obesidade vem alcançando crescimento significativo entre adultos e crianças e trazendo modificações no perfil de algumas doenças, por exemplo o diabetes tipo dois e a hipertensão arterial. Ela afirma que a medicina baseada em evidência científica é o caminho para a saúde.

Enviado pela Academia de Educação de Feira de Santana 

Morre maquiador Wilson D'Argolo


O maquiador Wilson D'Argolo faleceu nesta quinta-feira, 10, aos 62 anos, em Salvador. Ele atuou como maquiador no filme "Ó Paí, Ó" (2007) e nas séries de TV 
"Ó Paí, Ó" (2008) e "A Bicicleta do Vovô - A Série" (2017).

Em 1976, ele foi intérprete e co-roteirista de "Wa Okum", de Juraci Dórea e Fernando Lona, com montagem de Dimas Oliveira, Super 8 que foi selecionado para concurso na V Jornada Brasileira de Curta Metragem. 

Mais recentemente, ele foi premiado com o Troféu Cacto de Ouro no 10º Encontro Nacional de Cinema e Vídeo dos Sertões, em Floriano-PI, em novembro de 2015, na categoria Melhor Maquiagem pelo seu trabalho em "Revoada", de José Umberto.

Central de Outdoor da Bahia anuncia nova edição do Outdoor Universitário

Projeto busca conhecer novos talentos da publicidade e propaganda da Bahia

 


A Central de Outdoor Seccional Bahia anunciou a realização da edição de 2025 do Outdoor Universitário, projeto que tem como objetivo conhecer novos talentos da publicidade e propaganda na Bahia. O evento de lançamento ocorreu na capital baiana, na quarta-feira, 2, reunindo entidades do setor, agências e profissionais do segmento.

No projeto criativo, estudantes de Salvador e interior da Bahia de universidades parceiras da Central de Outdoor da Bahia vão criar peças de outdoor em formato de simples (9x3m), com tema e prazo definidos pela organização do concurso. Cada peça será avaliada por um júri especializado, de grandes instituições do setor na Bahia. Os vencedores de cada etapa terão suas artes veiculadas nas ruas e vão se classificar para a grande final.

A melhor arte será premiada com um notebook, veiculação nas ruas, certificados, troféus e indicação para estágio em agências parceiras que atuam em Salvador. "A cada duas semanas, que chamamos de bissemana, o melhor layout será escolhido. No final do ano, haverá uma final entre todos os vencedores, assim como ocorreu ano passado, e os primeiros colocados vão receber prêmios especiais", celebra o presidente da Central de Outdoor da Bahia, Vinícius Linhares.

Até o momento, oito instituições de ensino estão inscritas na campanha, que continua com inscrições abertas. Caso alguma universidade ou aluno deseje participar, basta entrar em contato através do e-mail centraldeoutdoorba@outdoor.org.br.

"Trata-se de um projeto que quer trazer para o mercado uma turma nova que está chegando cheia de talento e energia. E essa aproximação com as universidades vem trazendo um brilho nos olhos dos estudantes e uma vontade de contribuir ainda mais com o nosso meio, que é tradicional e influencia o setor em todo o Brasil", reforça Vinícius.

Ele acrescenta: "O objetivo do projeto Outddor Universitário é estimular a criação em grandes formatos e o pensamento crítico para temas atuais e relevantes, como tem sido a participação de cada um na sociedade, sua responsabilidade social fazendo que os jovens universitários saiam da sua zona de conforto e assumam, por meio de ideias, um papel relevante", finaliza.

Realizado em parceria com a agência Hike Crative Company, os trabalhos dos universitários serão recebidos e analisados por uma comissão fixa de jurados, composta por representantes da Associação Brasileira de Agências de Publicidade (Abap-BA), Associação Baiana do Mercado Publicitário (ABMP), Clube de Criação da Bahia (CCBA), Sindicato das Agências de Propaganda do Estado da Bahia (Sinapro-Bahia) e Grupo de Mídia da Bahia (GMBA).

Crédito da imagem: Marketing/Central de Outdoor Seccional Bahia.

Enviado por Bruno Ganem

Filmes em Exibição no Orient CinePlace Boulevard

Por Dimas Oliveira e Milena Batista

PRÉ-ESTREIA 


O REI DOS REIS
(The King of Kings), de Seong-ho Jang, 2025. Animação. O renomado contador de histórias Charles Dickens acha desafiador criar laços com seu filho imaginativo, Walter, em meio à sua carreira ocupada. Depois que a criança interrompe uma das leituras de Dickens ele decide compartilhar a história de Jesus Cristo com o filho, na esperança de preencher a lacuna entre eles. Enquanto Dickens conta a história, Walter fica cativado, vivenciando os eventos da vida de Jesus vividamente
. Através da jornada de Jesus, o relacionamento de Dickens e Walter se aprofunda, culminando em um vínculo de amor forjado com a narrativa. Cópia dublada. Duração: 100 minutos. Não recomendado para menores de 10 anos. Horários: 15 e 17 horas, no sábado, 12, e domingo, 13.

LANÇAMENTOS NACIONAIS 


THE CHOSEN: ÚLTIMA CEIA (TEMPORADA 5 - EPISÓDIOS 1 E 2
 (The Chosen: Last Supper), de Dallas Jenkins, 2025. Com Jonathan Roumie, Shakar Isaac e Elizabeth Tabish. Religioso. Jesus entra na cidade sagrada como rei, mas encontra a casa do Pai transformada em um mercado corrupto. Enquanto o sumo sacerdote judeu trama contra aquele que seria o Messias, Jesus age primeiro e causa uma reviravolta na corrupção religiosa. Cópia dublada. Duração: 125 minutos. Não recomendado para menores de 10 anos. Horários:15h40 e 20h30.

OPERAÇÃO VINGANÇA 
(The Amateur), de James Hawes, 2025. Com Remi Malek, Caitriona Balfe e Laurence Fishburn. Um brilhante especialista em criptografia da CIA perde a esposa em um ataque terrorista e decide agir por conta própria para conseguir sua vingança. Ele chantageia a agência para receber um treinamento especial e inicia uma jornada arriscada atrás dos responsáveis pela tragédia. Cópia dublada. Duração: 123 minutos. Não recomendado para menores de 14 anos. Horários: 13h45, 18h15 e 20h45.

DROP: AMEAÇA ANÔNIMA
 (Drop), de Christopher Landon, 2025. Com Brandon Sklenar, Meghann Fahy e Violette Beane. Suspense. Violet é uma mãe viúva que vai ao seu primeiro encontro romântico em anos e, chegando ao restaurante, constata que o pretendente é charmoso e bonito. A química entre eles, no entanto, fica comprometida quando Violet começa a receber insistentes mensagens anônimas com ameaças em seu celular. Cópia dublada. Duração: 96 minutos. Não recomendado para menores de 14 anos. Horários: 17 horas, 19h10 e 21h15.

CONTINUAÇÕES


UM FILME MINECRAFT (A Minecraft Movie), de Jared Hess, 2025. Com Jason Momoa, Jennifer Coolidge, Emma Myers e Jack Black. Aventura e fantasia. Trata-se de uma adaptação do jogo eletrônico Minecraft, da Mojang Studios. Q
uatro desajustados são transportados para um bizarro país das maravilhas cúbico, Ovenworld, onde impera a imaginação. Para voltar para casa, eles terão que dominar esse mundo enquanto embarcam em uma missão com um construtor imprevisível. Segunda semana. Cópia dublada. Duração: 101 minutos. Classificação: Livre. Horários: 13, 14 e 15 horas, 16h10, 18h20 e 20h30.
FILME DA SEMANA - INGRESSO ÚNICO R$ 10,00

BRANCA DE NEVE (Snow White)
, de Marc Webb, 2025. Com Rachel Zegler e Gal Gadot. F
antasia musical. Quando a Rainha Má manda matarem sua enteada por inveja de sua beleza, Branca de Neve foge do reino. Ela percorre a floresta e acha uma casinha onde vivem sete anões amigáveis com quem passa viver. Porém, a moça ainda não está a salvo, já que a bruxa planeja dar um fim a sua vida com uma maçã envenenada. Quarta semana. Cópia dublada. Duração: 109 minutos. Classificação: Livre. Horários: 13h30 e 18h10.
Programação até  quarta-feira, 16/04/2025 - Sujeita a alteração.

quarta-feira, 9 de abril de 2025

José Umberto por Luiz Felipe


Por Luiz Felipe

É sempre bom termos amigos, ainda mais se esse próximo é amigo em comum, o paulistano Edu, a quem agradeço por ter nos conectado. Foi mesmo uma pena quando Zé Umberto passou por Sampa, nossos horários não terem possibilitado encontro. Há algumas décadas ele vem batalhando e trabalhando pelo cinema. 

Em 1967, aos 18 anos, Zé iniciou no cinema, ou melhor, seria dizer na cultura. Praticamente, vivendo todos os dias dessa cachaça. Viajou pelas bitolas Super-8, 16 e 35mm., vídeo e digital. Iniciou no preto & branco e experimentou a cor. Se tivesse de escolher e não pudesse optar para ver todos os seus filmes, cujos títulos são cativantes, apostaria na conta dos mais provocativos, Ser Tão; Cantos Flutuantes; A Musa do Cangaço e Monte Santo - O Caminho da Santa Cruz. 

Desde 1978 até 2022,  colaborou em vários livros, iniciando com a organização de A História do Cinema Visto da Província, experimentou outros gêneros no romaFilho - Pioneiro do Cinema Baiano, pesquisado e escrito em parceria de André Setaro. Colaborou nas obras 30 Anos da Fundação Cultural da Bahia; Cangaço, o Nordestern no Cinema Brasileiro e Flor em Rochedo Rubro: O Poeta Enoch Santiago Filho. Em seguida, organizou belíssima coletânea em quatro volumes, de Walter da Silveira - O Eterno e Efêmero e Mário Gusmão - Um Príncipe Negro na Terra dos Dragões da Maldade. Uma palavra define bem o crítico Walter da Silveira: Mestre. Novas colaborações recentes apareceram em Cangaço e Outros Temas e A Voz Do Outro, a Outra Voz: Entrevistas, "José Umberto: Cineasta Sergipano".

Algumas questões se colocam. Como apareceu a assinatura ou nome de José Umberto sem H? Por que ficou pouco tempo na crítica de cinema? A resposta para essa última é mais fácil, outros projetos.

Não esquecer que se envolveu com teatro, seja como dramaturgo e encenador. 

José Umberto Dias - Desde o ano de 1967 até 2009, realizou filmes como diretor, transitando entre as bitolas Super-8, 16 e 35mm., vídeo e digital. Filmou em Super-8, O Forte (1967); em 16mm., Preâmbulo e Doce Amargo (1968), neste último foi parceiro de direção de André Luiz Oliveira, mais novos curtas, Voo Interrompido (1972) e Salv a dor (1974), experimentou a fita colorida ao se transferir pro 35mm, com Ser Tão (1979); Cantos Flutuantes (1980);  A Musa do Cangaço (1981) e Lua Violada (2002). Fez também alguns trabalhos em vídeo, como Boquim - Terra da Laranja (1990); Milton Gaúcho - Ator Baiano (1992) e Rex Schindler (1994). Para TV-E da Bahia, filmou Monte Santo - O Caminho da Santa Cruz (1997); A Capoeiragem na Bahia (2000) e O Povo no Carnaval (2001). Além de colaborar em diferentes funções com diversos colegas cineastas baianos. Em 1978, estreou como escritor, organizou A História do Cinema Visto da Província, experimentou outros gêneros no romance Dadá (1988). Em 1989, publicou um livro de crônicas, Ultraleve. Data de 1993, Alexandre Robatto Filho - Pioneiro do Cinema Baiano, pesquisado e escrito em parceria de André Setaro. Colaborou nas obras 30 Anos da Fundação Cultura da Bahia (2004); Cangaço, o Nordestern no Cinema Brasileiro e Flor em Rochedo Rubro: O Poeta Enoch Santiago Filho (2005). Em 2006, organizou belíssima coletânea em 4 volumes, Walter da Silveira – O Eterno e Efêmero e Mário Gusmão – Um Príncipe Negro na Terra dos Dragões da Maldade. Novas colaborações recentes apareceram em Cangaço e Outros Temas (2017) e A Voz Do Outro, a Outra Voz: Entrevistas, “José Umberto: Cineasta Sergipano”(2022).

Luiz Felipe Alves Miranda é um pesquisador de São Paulo que tem um Dicionário do Cinema Brasileiro, publicado e que está preparando uma nova edição do livro

Música e Sustentabilidade: Itacaré recebe projeto Música na Árvore Solar Instrumental com shows gratuitos de 18 a 20 de abril

Projeto, que acontece na Costa do Cacau e zona rural, reforça a importância da democratização da cultura e da produção artística sustentável



Itacaré, cidade no sul da Bahia que tem se consolidado como destino turístico sustentável, vai receber, de 18 a 20 de abril, pelo segundo ano consecutivo, o
 Música na Árvore Solar Instrumental, evento que une arte, sustentabilidade e formação cultural. O projeto, que já percorreu várias cidades do Brasil e três países da Europa, chega a Itacaré, com atrações musicais e oficinas formativas para o público da cidade, localizada na Costa do Cacau, e também para duas comunidades da zona rural, Vila Marambaia e Taboquinhas.

Idealizado por André Trindade, o Música na Árvore Solar conta com direção musical do trompetista João Vianna e direção geral de Robson Assis. A iniciativa tem patrocínio da Emgea e apoio da Prefeitura Municipal de Itacaré, Geosol, GSL, Cia do Terno, Mais 60 e da Associação dos Profissionais da Música de Itacaré (APMI).

Com a proposta de promover a cultura de forma sustentável, o projeto conta com matriz energética fotovoltaica e toda energia consumida para a realização dos shows é obtida através de um carro que funciona como uma estação solar equipado com placas solares e um sistema avançado de armazenamento. "É um projeto que usa energia limpa, a energia solar é a fonte para alimentar o sistema elétrico dos shows, reduzindo a emissão de carbono e contribuindo para a transição energética", explica o produtor cultural André Trindade.

O projeto tem na sua programação shows e atividades formativas que promovem o acesso à cultura e incentivam a preservação da natureza. "É uma celebração da arte e da consciência ambiental", afirma Robson Assis, diretor desta etapa. Por seu pioneirismo, ao aderir a transição energética para realizar um evento não poluente, o projeto foi premiado pelo Instituto Mineiro de Engenharia e Tecnologia (Imec) em 2022

Banda No Stress

Um dos destaques da programação é a banda No Stress, resultado de um intercâmbio entre músicos mineiros e baianos. O show promete uma interação intensa com o público, unindo energia e virtuosismo. A apresentação celebra a riqueza dos sotaques musicais brasileiros ao promover um encontro único de estilos e trocas culturais que evidenciam todo o potencial da música nacional. A No Stress nasceu durante a pandemia de Covid-19, quando o músico e produtor musical mineiro João Vianna fez inúmeras apresentações com seu trompete em Belo Horizonte, aproximando famílias de pessoas em isolamento social através da música.

Para a apresentação em Itacaré, João convida os músicos baianos Everaldo Passarinho (guitarra), Marcinho Bass (baixo), Tici Belmonte (percussão) e Alexandre Chaves (teclado e sax). O show terá um repertório dançante, com pop rock, MPB e jazz instrumental. "A interação com o público e a energia da fusão entre os estilos musicais de Minas e Bahia prometem uma experiência única", declara João Viana, que já trabalhou com grandes nomes da música brasileira, dentre eles Lulu Santos (gravação do CD Assim Caminha a Humanidade), Skank (gravações e shows entre 1991 e 2000), Pepeu Gomes, 14 BIS, Paulinho Pedra Azul, Banda Vil Metal e Grupo Latinamérica.

O projeto também tem consolidado sua missão de fortalecer a música independente e descentralizar a produção cultural. Ao expandir suas atividades para a Bahia, o Música na Árvore Solar ampliou seu alcance, valorizando artistas independentes, descentralizando a produção musical e criando novas oportunidades para músicos e públicos fora dos grandes centros urbanos. O projeto já impactou diversas regiões do Brasil, fortalecendo a cena cultural e democratizando o acesso à arte.

O Música na Árvore Solar já teve edições em Brasília, Belo Horizonte, Itaúna, Teixeiras e Viçosa, dentre outros municípios, além de já ter circulado pela Inglaterra, Portugal e Suíça.

"A cidade de Itacaré tem se destacado por várias iniciativas sustentáveis e está totalmente alinhada com nosso propósito de realizar um evento democrático, acessível a todos e que respeite o meio ambiente", destaca André Trindade.

Programação Musical:

 18 de abril (sexta-feira) – Praça das Mangueiras, Itacaré

 16 horas - Charanga da Alegria: grupo que resgata a energia dos antigos carnavais e apresenta uma mistura vibrante de ritmos populares brasileiros. Criada em 2012, em Itabuna, a Charanga da Alegria leva sua energia contagiante a festivais e eventos por toda a Bahia.

 18 horas - Show No Stress: o trompetista João Vianna e Robinho Batera convidam os músicos baianos Everaldo Passarinho (guitarra), Marcinho Bass (baixo), Tici Belmonte (percussão) e Alexandre Chaves (teclado e sax) para apresentar um repertório dançante, misturando pop rock, MPB e jazz instrumental. A interação com o público e a energia da fusão entre os estilos musicais de Minas e Bahia tornam esse show uma experiência única.

19 de abril (sábado) - Vila Marambaia (Zona Rural de Itacaré)

 16 horas - Live performance: Apresentação solo do trompetista mineiro João Vianna, utilizando bases eletrônicas e com uma palestra interativa sobre a história do trompete e suas aplicações na música contemporânea.  A apresentação combina bases eletrônicas e trompete, proporcionando ao público conhecer de perto as possibilidades do instrumento de sopro.

20 de abril (domingo) - Taboquinhas (Zona Rural de Itacaré)

 16 horas - Show Case e live performance de João Vianna: Apresentação solo do trompetista mineiro, utilizando bases eletrônicas e com uma palestra interativa sobre a história do trompete e suas aplicações na música contemporânea. 

Oficinas e atividades formativas:

 •  Cinema Sustentável: oficina sobre produção audiovisual utilizando equipamentos simples, incentivando a criação independente e consciente.

•  Aula-show com João Vianna em Taboquinhas, no dia 20, às 16 horas. O instrumentista, com passagens por grupos icônicos como Skank e Pepeu Gomes, apresentará a versatilidade do trompete, sua evolução ao longo dos tempos e suas aplicações em diversos estilos musicais.

Evento gratuito – Aberto ao público

Instagram: @musicanaarvoresolar      

Enviado por Carol Campos, da Assessoria de Imprensa