Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir



quarta-feira, 30 de abril de 2025

Botafogo goleia na Copa do Brasil


O Botafogo acaba de vencer o Capital-DF, por 4 a 0, em casa, pelo jogo de ida da terceira fase da Copa do Brasil 2025. Até agora a vitória com maior margem de gols de um time da Série A contra times de outras séries nesta competição.

Pré-venda de "Karate Kid: Lendas"

Lançamento de 8 a 14 de maio no Orient CinePlace Boulevard 



A Orient Cinemas anunciando a pré-venda de ingressos para o lançamento no Orient CinePlace Boulevard do filme de ação "Karate Kid: Lendas" (Karate Kid: Legends), de Jonathan Entwistle, 2025

A semana de lançamento do filme  será de quinta-feira, 8, a quarta-feira, 14 de maio, com sessões às 13, 15, 17, 19 e 21 horas. Tem duração de 118 minutos e não é recomendado para menores de 12 anos.

Na trama, Daniel La Russo (Ralph Macchio) chega a Pequim, onde o Mr. Han (Jackie Chan) está procurando por ele. Han tem um novo protegido, Li Fong (Ben Wang). Os dois mentores devem colaborar para instruir Li Fong, mas resta saber se suas abordagens educacionais serão compatíveis.

Nota de Falecimento


 

“O Tabaréu Urbano” estreia em 8 de maio


Feira de Santana ganha as telas de cinema com o lançamento do filme "O Tabaréu Urbano", longa-metragem que celebra a memória, a cultura e a identidade do povo sertanejo. Com direção de Ícaro de Oliveira e roteiro de Asa Filho, o filme terá sua estreia na quinta-feira, 8 de maio, no Orient CinePlace, Boulevard.

A produção traz como protagonista a figura do "tabaréu”" - o típico matuto nordestino - que percorre a cidade revisitando locais de tradição e pontos históricos marcantes, como o Campo do Gado e o Centro de Abastecimento. O filme traça uma revisitação afetiva, mostrando o olhar atento do sertanejo que testemunha, muitas vezes com nostalgia, as mudanças e perdas das características originais da cidade.

"Gravado em um dos dias mais emblemáticos de Feira de Santana, uma segunda-feira de feira livre, o longa se transforma em um registro histórico e cultural de grande valor", diz Asa Filho, que integra o elenco, que conta com nomes como Pedro Pondé, Psiti Mota e Wilson Aragão, além da participação de Valter de Souza, Dona Chica do Pandeiro, Guda da Matinha, Eduardo Borges, Márcia Villar e Leonardo Martins.

"O Tabaréu Urbano" é "um convite ao público para refletir sobre a preservação das raízes, da cultura popular e das histórias que formam a alma do sertão baiano". A realização é das produtoras Ateliê Filme e Cidade Cultura, com apoio de diversas instituições locais e patrocínio da Prefeitura de Feira de Santana, através do Programa Pró-Cultura Esporte.

"A estreia promete emocionar e valorizar quem carrega no peito a essência de uma Feira de Santana que resiste às transformações do tempo", encerra Asa Filho.

Filmes em Exibição no Orient CinePlace Boulevard

Por Dimas Oliveira e Milena Batista

PRÉ-ESTREIAS


THUNDERBOLTS
(Thunderbolts), de Jake Schreier, 2025. Com Florence Pugh, Sebastian Stan, Julia Louis-Dreyfuss e David Harbour. Ação e fantasia. Depois de se verem presos em uma armadilha mortal preparada por Valentina Allegra de Fontaine, uma equipe não convencional de anti-heróis formada pelos rejeitados Yelena Belova, Bucky Barnes, Guardião Vermelho, Fantasma, Treinadora e John Walker deve embarcar em uma missão perigosa que os forçará a confrontar os cantos mais sombrios de seus passados. Cópia dublada. Duração: 126 minutos. Não recomendado para menores de 14 anos. Horários: 13h15, 15h50, 18h25 e 20h55.


HOMEM COM H
de Esmir Filho, 2025. Com Jesuita Barbosa,
 Drama biográfico. Dono de uma voz inconfundível e de performances memoráveis, Ney Matogrosso morava com os pais e irmãos na pequena cidade de Bela Vista-MS. Os embates com o pai, que insistia que o menino "virasse homem", levaram Ney a se afastar da família, antes de enveredar para a vida artística. Anos depois de sair de casa, em São Paulo, estreou como vocalista dos Secos e Molhados, dando início às performances que o definiram como um dos maiores artistas brasileiros da atualidade. Duração: 130 minutos. Não recomendado para menores de 16 anos. Horários: 13 horas e 20h45.

LANÇAMENTOS NACIONAIS


O CONTADOR 2
 (The Accountant 2), de Gavin O'Connor, 2025. Com Ben Affleck, Jon Bernthal, Cynthia Addai-Robinson e J. K. Simmons
. Ação. Quando um conhecido é assassinado, deixando para trás uma mensagem enigmática, Christian Wolff se sente compelido a resolver o caso. Percebendo que medidas extremas são necessárias, Wolff recruta seu irmão distante e altamente letal, Brax, e os dois descobrem uma conspiração mortal, tornando-se alvos de uma rede de assassinos. Cópia dublada. Duração: 112 minutos. Não recomendado para menores de 16 anos. Horários: 18h20 e 21 horas.

UNTIL DAWN: NOITE DE TERROR 
(Until Dawn), de David F. Sandberg, 2025. Com Ella Rubin, Michael Cimino e Peter Stormare
. Terror. Clover e seus amigos buscam pistas sobre o desaparecimento da irmã dela, ocorrido há um ano, e acabam revivendo repetidas vezes o encontro noturno com um assassino mascarado que persegue e mata todos os integrantes do grupo. Cópia dublada. Duração: 102 minutos. Não recomendado para menores de 18 anos. Horários: 15, 17 e 19 horas.

LOONEY TUNES: O FILME - O DIA EM QUE A TERRA EXPLODIU
 (The Day the Earth Blew Up: A Looney Tunes Movie), de Peter Browngradt, 2025. Animação
Gaguinho e Patolino tornam-se heróis inesperados quando suas travessuras na fábrica de chicletes local revelam uma trama secreta de controle mental alienígena. Contra todas as probabilidades, os dois estão determinados a salvar a sua cidade e o mundo. Cópia dublada. Duração: 100 minutos. Classificação: Livre. Horário: 13 horas.

CONTINUAÇÕES


UM FILME MINECRAFT (A Minecraft Movie), de Jared Hess, 2025. Com Jason Momoa, Jennifer Coolidge, Emma Myers e Jack Black. Aventura e fantasia. Trata-se de uma adaptação do jogo eletrônico Minecraft, da Mojang Studios. Q
uatro desajustados são transportados para um bizarro país das maravilhas cúbico, Ovenworld, onde impera a imaginação. Para voltar para casa, eles terão que dominar esse mundo enquanto embarcam em uma missão com um construtor imprevisível. Quarta semana. Cópia dublada. Duração: 101 minutos. Classificação: Livre. Horários: 15, 17 e 19 horas.

THE CHOSEN: ÚLTIMA CEIA (TEMPORADA 5 - EPISÓDIOS 1 E 2 (The Chosen: Last Supper), de Dallas Jenkins, 2025. Com Jonathan Roumie, Shakar Isaac e Elizabeth Tabish. Religioso. Jesus entra na cidade sagrada como rei, mas encontra a casa do Pai transformada em um mercado corrupto. Enquanto o sumo sacerdote judeu trama contra aquele que seria o Messias, Jesus age primeiro e causa uma reviravolta na corrupção religiosa. Terceira semana. Cópia dublada. Duração: 125 minutos. Não recomendado para menores de 10 anos. Horário: 21 horas.

PECADORES (Sinners), de Ryan Coogler, 2025. Com Michael B. Jordan, Miles Caton, Saul Williams e Andrene Ward-Hammond. Terror. Dispostos a deixar suas vidas conturbadas para trás, irmãos gêmeos retornam à cidade natal para recomeçar suas vidas do zero, quando descobrem que um mal ainda maior está à espera deles. Segunda semana. Cópia dublada. Duração: 101 minutos. Não recomendado para menores de 16 anos. Horários: 15h40.

FILME DA SEMANA - INGRESSO ÚNICO R$ 10,00


O REI DOS REIS
 (The King of Kings), de Seong-ho Jang, 2025. Animação. O renomado contador de histórias Charles Dickens acha desafiador criar laços com seu filho imaginativo, Walter, em meio à sua carreira ocupada. Depois que a criança interrompe uma das leituras de Dickens ele decide compartilhar a história de Jesus Cristo com o filho, na esperança de preencher a lacuna entre eles. Enquanto Dickens conta a história, Walter fica cativado, vivenciando os eventos da vida de Jesus vividamente
. Através da jornada de Jesus, o relacionamento de Dickens e Walter se aprofunda, culminando em um vínculo de amor forjado com a narrativa. Segunda semana. Cópia dublada. Duração: 100 minutos. Não recomendado para menores de 10 anos. Horário: 13 horas.

Programação desta  quarta-feira, 30/04/2025 - Sujeita a alteração.

terça-feira, 29 de abril de 2025

Revisão de western de qualidade


Revisão de 
"Armado Até os Dentes", de Richard Wilson, cujo título original é "Man With the Gun", literalmente "Homem Com a Arma". No Brasil, no cinema e em DVD a titulação idiota, que não tem nada a ver.

Filme de 1955, trata-se de um western em preto e branco. Um pistoleiro chamado Clint Tollinger (Robert Mitchum), domador de cidades, é contratado por um grupo de cidadãos de bem para que imponha a ordem e a lei numa pequena cidade. Ele tem uma filha desaparecida e está separado da mulher (Jan Sterling), uma cafetina. Clint transforma a vida do lugar, contando com a ajuda de um jovem (John Lupton), que está prestes a se casar com uma garota (Karen Sharpe), que se apaixona por Clint.

O filme tem trama bem costurada e tem quem considere "Armado Até os Dentes" como uma obra-prima do gênero. Ainda no elenco: Henry Hull, Emile Meyer, Ted de Corsia, Leo Gordon, James Westerfield e Claude Akins. Angie Dickinsom, Barbara Lawrence, Mary McAfee, Norma Calderon e Pat Sheehan fazem as garotas do "saloon".

Global Leadership Summit IBVA 2025 chega a Salvador com palestras presenciais inéditas


Prepare-se para viver uma experiência que pode mudar a trajetória da sua liderança! Nos dias 13 e 14 de junho, Salvador receberá uma edição histórica do Global Leadership Summit (GLS), um dos maiores eventos mundiais de capacitação de líderes, com sede na Igreja Batista Vilas do Atlântico (IBVA), em Lauro de Freitas.
Presente em mais de 110 países e traduzido para mais de 55 idiomas, o Summit já impactou milhões de líderes ao redor do mundo - e em 2025, promete ainda mais: palestras presenciais inéditas e uma programação desenhada para quem quer deixar sua marca no futuro.
Entre os destaques estão:
• Lucia Haracemiv, fundadora e CEO da DNA de Vendas, reconhecida por transformar equipes comerciais em times de alta performance. Lucia compartilhará estratégias práticas para elevar resultados e motivar equipes para o sucesso.
• Sergio Rocha, Plant Manager da Continental Tires Brazil, com vasta experiência em gestão estratégica e excelência operacional. Sergio trará insights preciosos sobre liderança em ambientes desafiadores e altamente competitivos.
Com o tema “Desenhe seu futuro”, o Summit IBVA 2025 convida os participantes a refletirem sobre o legado que estão construindo hoje e a assumirem o protagonismo na transformação das suas realidades.
Segundo Josué Campanhã, fundador da Envisionar - organização que trouxe o GLS ao Brasil -, "desenhar o futuro é sonhar e criar o que ainda não existe. É pensar no impacto que nossas ações terão sobre as pessoas e o mundo."
Além das palestras exclusivas, o público terá acesso a conteúdos de grandes líderes internacionais transmitidos com exclusividade, proporcionando uma experiência intensa, inspiradora e repleta de conexões transformadoras.
O evento ocorrerá nos dias 13 e 14 de junho, na IBVA, em Lauro de Freitas. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas pelo site oficial: https://www.e-inscricao.com/ibva/summit2025
Não perca a oportunidade de fazer parte deste movimento global de transformação e liderança!

Enviado por Reinaldo Oliveira

Visão do western "Dragões da Violência"




Visão do western "Dragões da Violência" (Forty Guns), de Samuel Fuller, 1957. Não conhecia este filme, que teve o título provisório de "Mulher Com Chicote", e que é um dos mais importantes do gênero dos anos 50. Integra a Coleção Criterion. E a máxima continua valendo: não se fazem mais filmes como antigamente.

Foi criticado nos Estados Unidos pela abordagem brutal à narrativa. Na França, elogiado pelo seu vigor estilístico, pela ousadia, cheio de invenções e extravagâncias. Foi filmado em menos de dez dias, em CinemaScope, em preto e branco.

O filme tem ação, amor, drama, morte, ódio e violência ou em uma só palavra, emoção, como diria o diretor.

Na trama, em 1880, a fazendeira autoritária Jessica Drummond (Barbara Stanwyck) domina com mão de ferro a pequena cidade de Cochise, no Arizona. Quarenta "dragões" estão a seu serviço - daí o título original. Entre eles, seu irmão Brockie (John Eroiscon), o xerife Ned Logan (Dean Jagger) e o juiz Macy (Paul Dubov). Griff Bonnell (Barry Sullivan) e seus dois irmãos, Wes (Gene Barry) e Chico (Robert Dix), são delegados federais e chegam ao lugar para cumprir um mandado de prisão contra Howard Swain (Chuck Roberson), um dos 40 homens que trabalham no Rancho Dragoon da poderosa mulher. Griff não se intimida com a força de Jessica, que se enamora dele, mas não o convence de fazer seu jogo de poder. Brockie mata Wes Bonnell no momento em que ele se casa com a armeira Louvenia Spanger (Eve Brent). Assim, Griff investe de vez contra o império de Jessica. Desafiado, ele mata Brockie e Jessica procura ficar na companhia de Griff.


Ceramista Maria Silvana expõe "Colo de Mãe"


Neste vindouro mês de maio, em tempo de celebrar o afeto e o cuidado materno, o Museu de Arte Contemporânea Raimundo de Oliveira (MAC) convida para a abertura da exposição "Colo de Mãe", da ceramista feirense Maria Silvana. A mostra individual será inaugurada na quinta-feira, 8, às 19 horas, e fica aberta à visitação até o dia 21 de junho, integrando o projeto de exposições temporárias do museu.
"Colo de Mãe" é um mergulho sensível no universo materno, onde a cerâmica ganha forma, calor e significado nas mãos de Maria Silvana - uma celebração da arte que acolhe, nutre e transforma, como um colo. 
A curadoria e a expografia da exposição são assinadas pela própria artista, em parceria com Técia Borges.
Suas obras falam de amor, recomeços e memórias - são fragmentos de sua própria história, entrelaçada às de tantas outras mulheres representadas em suas esculturas. Sete desses "Colos de Mãe", foram fotografadas por Ângelo Pinto, Antônio Vieira, Alex Dantas, Dex Almeida, Gustavo Machado, Marta Suzi e Técia Borges, a convite da ceramista. 
Além dos "Colos de Mãe", a mostra apresenta diversos trabalhos da artista, marcados pela sensibilidade, fé e pelo afeto que permeiam toda a sua produção, compondo a sala Asas.
"Esperamos você, e venha sentir o calor e a ternura de um colo materno!", é o convite.

Enviado por Angelo Pinto

segunda-feira, 28 de abril de 2025

Selecinha vai jogar de vermelho


A selecinha vai usar camisa vermelha - de raiva ou vergonha - nCopa do Mundo de 2026. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) aprovou o modelo a ser utilizado no Mundial sediado por Estados Unidos, México e Canadá.

Boulevard Shopping anuncia horário de funcionamento durante a Micareta

Durante os dias de festa, o shopping adota horários alternativos 


A Micareta está chegando e em sintonia com o clima, o Boulevard Shopping anuncia seu horário de funcionamento para os dias de folia. 

Na quinta-feira, 1, feriado do Dia do Trabalhador, apenas a praça de alimentação funcionará das 12 às 21 horas. As lojas, quiosques e serviços estarão fechadas. Na sexta-feira, 2, o funcionamento das lojas, quiosques e praça de alimentação será das 9 às 22 horas. 

No sábado, 3, as lojas, quiosques e praça de alimentação estarão abertas das 9 às 19 horas. No domingo, 4, as lojas e quiosques abrem a partir das 14 e fecham às 20 hors. A praça de alimentação funciona das 12 às 21 horas. O cinema durante todos esses dias seguirá com a programação normal. 

Alguns serviços, como Farmácia Brito, Lotérica Boulevard e Sam’s Club, terão horários diferenciados. Confira abaixo o detalhamento de todas as datas e horários: 

Quinta-feira, 1 

Lojas e quiosques: fechado  

Praça de alimentação: 12 às 21 horas  

Farmácia Brito: fechado  

Sam’s Club: fechado  

Lotérica Boulevard: fechada  

Clínica Saúde Center: fechada  

Clinos: fechada  

Sexta-feira, 2 

Lojas e quiosques: 9 às 22 horas  

Praça de alimentação: 9 às 22 horas  

Farmácia Brito: 8 às 22 horas

Sam’s Club: 8 às 22 horas  

Lotérica Boulevard: 8 às 22 horas  

Clínica Saúde Center: 7 às 20 horas 

Clinos: 8 às 22 horas 

Sábado, 3 

Lojas e quiosques: 9 às 19 horas  

Praça de alimentação: 9 às 19 horas 

Sams Club: 8 às 20 horas  

Farmácia Brito: 8 às 20 horas  

Lotérica Boulevard: 8 às 19 horas  

Clínica Saúde Center: 7 às 13 horas  

Clinos: 8 às 18 horas 


Domingo, 4 


Lojas e quiosques: 14 às 20 horas  


Praça de alimentação: 12 às 21 horas  


Sams Club: 8 às 21 horas  


Farmácia Brito: 8 às 21 horas  


Lotérica Boulevard: 14 às 20 horas 


Clínica Saúde Center: fechada  


Clinos: fechada 


Enviado por ComunicAtiva Associados


sábado, 26 de abril de 2025

Botafogo aumenta sequência de vitórias sobre o Fluminense


O Botafogo acaba de ganhar do Fluminense, por 2 a 0, em casa, pelo Campeonato Brasileiro. É a oitava vitória seguida contra o adversário.

IV Simpósio de Emergências Cardiovasculares reúne especialistas e destaca importância da abordagem integrada no atendimento ao paciente

Evento reúne cerca de 250 participantes, entre profissionais da saúde, estudantes e especialistas de diversas áreas médicas. 








Fotos: Lula Jads

A quarta edição do Simpósio de Emergências Cardiovasculares, realizada neste sábado, 26, no auditório do NH Feira de Santana, foi marcada pela participação expressiva de profissionais da saúde, estudantes e especialistas de diversas áreas médicas. O evento, promovido pela Sociedade Brasileira de Cardiologia - Regional Feira de Santana (SBC-Feira), trouxe uma abordagem ampliada sobre as emergências médicas, reunindo cardiologistas, neurologistas, pneumologistas e nefrologistas em uma programação intensa e atualizada. 

A ecocardiografista Maria Rosa Dantas, moderadora da mesa sobre Atendimento ao Acidente Vascular Cerebral (AVC), ressaltou a relevância dos temas discutidos. "Falamos sobre questões da cardiologia que são fundamentais para a nossa sociedade. Um deles foi o AVC, que tem alta prevalência e cuja identificação precoce dos sintomas é essencial para o sucesso no tratamento e na recuperação dos pacientes", destacou. 

Entre os participantes, o estudante de medicina Carlos Ricardo Carneiro, da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), que também ressaltou a importância do evento. "Os temas escolhidos foram extremamente relevantes e atuais, fundamentais para a prática clínica geral. Além disso, tivemos acesso a atualizações que complementam o conhecimento adquirido na faculdade, com informações recentes que dificilmente encontramos nos livros básicos", afirmou. 

Já a médica clínica geral Caroline Silva, que atua em emergência e terapia intensiva, enfatizou a importância do simpósio para a prática diária. "Os temas abordados são essenciais para o nosso cotidiano, envolvendo doenças de alta mortalidade. É crucial que toda a equipe médica esteja bem capacitada para garantir o melhor atendimento aos pacientes e reduzir desfechos negativos", pontuou. Para ela, o tema da síndrome aórtica aguda foi um dos mais marcantes, devido ao subdiagnóstico e à necessidade de maior atenção nas unidades de pronto atendimento. 

O presidente da SBC-Feira, Ricardo Peixoto, comemorou o sucesso do evento, que reuniu cerca de 250 participantes, e destacou a relevância da iniciativa. "A realização do IV Simpósio de Emergências Cardiovasculares superou nossas expectativas, tanto pela qualidade das discussões quanto pela participação intensa do público. Reunimos profissionais de várias áreas para um debate multidisciplinar essencial, refletindo o compromisso da SBC-Feira em promover a educação médica continuada e contribuir para a excelência no atendimento emergencial", pontuou.

Enviado por Orisa Gomes, da Notre Comunicação

Revisão de "Os Bravos Tártaros"





Revisão de "Os Bravos Tártaros" (The Tartars/ I Tartari), de Richard Thorpe e Ferdinand Baldi, 1961. Foi visto em meados de 1964, no Cine Santanópolis. Então, estava com 16 anos. 61 anos depois, não deixa de ser divertido passatempo.
"Hordas invadem fortaleza!", "Tártaros sequestram beldade viking!", "Orgia celebra a conquista!", foram slogans para promover o filme no lançamento.
Trata-se de um peplum, épico histórico narrando conflito entre tártaros e vikings nas estepes russas. Tem ação com duelos e batalhas, romance e tudo o que pode acontecer em filmes do gênero. O roteiro do filme foi assinado por seis autores. A produção é ítalo-iugoslava com a versão internacional lançada pela Metro-Goldwyn-Mayer.
Em 900 dC, o líder viking Oleg (Victor Mature), com forte amizade com seus vizinhos eslavos, tem um encontro com o tártaro Togrul (Folco Lulli), que tenta corrompê-lo por uma grande quantia em ouro para que invada o território eslavo. Ele recusa e acabam lutando, com Oleg matando Togrul. Além disso, sequestra a filha do adversário, Samia (a atriz cubana Bella Cortez), que se apaixona pelo seu irmão, Eric (Luciano Marin). O perverso Burundai (Orson Welles), irmão de Togrul, o substitui como líder dos tártaros e jura vingança, mesmo indo contra o aconselhamento de Ciu Lang (Arnoldo Foá). Burundai sequestra a bela mulher de Oleg, Helga (Liana Orfei, também artista de circo) e o confronto entre tártaros e vikings é inevitável.

Lançamento do projeto Cinema no Casarão com filme de Olney São Paulo

"O Profeta de Feira de Santana" documentário sobre Raimundo de Oliveira


O projeto Cinema no Casarão, pela Fundação Senhor dos Passos, artravés do Nucleo de Preservação da Memória Feirense Rolie E. Poppino, foi lançado na noite de sexta-feira, 25, no Casarão Fróes da Motta, com a exibição do documentário "O Profeta de Feira de Santana", de Olney São Paulo, 1971, que apresenta a carreira do pintor Raimundo de Oliveira (1930-1966) - o Profeta -, e também uma exposição coletiva em Feira de Santana com algumas obras do artista, principalmente santos barrocos.
"O lado ímpar de seu trabalho está na mistura de influências da Bíblia e do Apocalipse com elementos da cultura sertaneja", conta descrição do filme.da Cinemateca Brasileira, que possui o filme em seu acervo, em 35mm e 16mm.
O filme foi realizado em 35mm, colorido, duração de dez minutos. Foi exibido nos cinemas - em Feira de Santana, no Cine Íris - como complemento da programação normal, prática que existia antes. Foi produzido por Julio Romiti Produções Cinematográficas. Teve assistência de direção de Tuna Espinheira, que dubla a voz de Theon Spanudis. A direção de fotografia foi de Júlio Ernesto Romiti, trucagens de Miguel Spenillo, montagem de Carlos Alberto Camuyrano.
Tem na trilha sonora as canções "Antífona de Nossa Senhora", de José Joaquim E. Lobo Mesquita; "Maria Mater Gratiae", de Marcos Coelho Neto; e "Paixão Segundo São Matheus", de Johann Sebastian Bach.
O professor feirense Dival Pitombo e o crítico de arte e colecionador turco Theon Spanudis, filho de pais gregos, que veio para São Paulo nos anos 50, dão depoimentos sobre Raimundo de Oliveira no filme, que participou do Festival de Cinema de Brasília de 1971.
O presidente da Fundação Péricles Marques externou a sua alegria em ver concretizado um projeto que estava há algum tempo sendo idealizado por Carlos Brito e Ângelo Pinto, sendo lançado na data em que Raimundo de Oliveira completaria 95 anos. Carlos Brito discorreu sobre a trajetória percorrida para conseguir resgatar esse documentário, falando da importância de se socializar esses registros a fim de que possam  servir às futuras gerações. Antes da exibição do filme, ele apresentou a trajetória de Raimundo de Oliveira, conhecido no meio artístico como O Profeta, porque era muito religioso e pelo fato de não ser reconhecido em sua terra natal, Feira de Santana. Ele refletiu sobre a importância de não deixar a nossa história se perder, como também não permiti que ela seja modificada, como tem observado.
A mostra foi direcionada para os integrantes das Academias de Feira de Santana e do Instituto Histórico e Geográfico de Feira de Santana, além de pessoas ligadas às artes e conhecedores do homenageado. Como sempre acontece com os eventos  no Casarão, o público saiu satisfeito com o que viu. Um momento rico, unindo a cultura e a história de um filho desta terra, cuja vida foi dedicada à arte, levando o nome da nossa cidade para outros rincões.
O projeto Cinema no Casarão  vai acontecer mensalmente, sempre com apresentações de documentários sobre a história de Feira de Santana. 
Com adendos de Dimas Oliveira
Enviado por Marilene Carneiro Barreto, vice-presidente da Fundação Senhor dos Passos 

sexta-feira, 25 de abril de 2025

José Umberto na Cinemateca do MAM

Retrospectiva do cineasta José Umberto na Cinemateca do MAM no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB Rio), a partir deste sábado, 26


Bernardo D'El Rey e Nayara Homem numa cena de "Revoada"

Seleção de obras do cineasta José Umberto Dias, que ao longo da carreira explora diferentes formatos e suportes em uma filmografia eclética e representativa do cinema produzido na Bahia, com destaque para "Revoada - Última Vingança do Cangaço", um dos últimos filmes nacionais produzidos em formato 35mm, relançado em suporte digital no ano de 2024.
Sergipano de Boquim, Zé Umberto foi ainda criança para Feira de Santana, no interior da Bahia, chegando a Salvador em 1965, já no contexto da ditadura militar instaurada no ano anterior. Inicia-se no Super-8 com o curta "O Forte" (1967). Com André Luiz Oliveira passa ao 16mm e assina o curta "Doce Amargo" (1968). Junto com André, Orlando Senna, José Frazão e Álvaro Guimarães, volta seu cinema contra a "tradicional família baiana", do qual o clássico maior é o famoso "Meteorango Kid" (1969).
Já nos anos 1970, dirige um terceiro curta 16mm, "Vôo interrompido" (1970/1971) e dirige "O Anjo Negro" (1972). O cineasta continua desenvolvendo um trabalho que intercala suportes diversos e incorpora formatos analógicos e digitais do suporte videomagnético a partir dos anos 1990. Chega ao século XXI como um dos últimos cineastas brasileiros a lançar um longa metragem em 35mm, "Revoada " (2004/2008).
Curadoria: Hernani Heffner

PROGRAMAÇÃO
Sábado, 26
15 horas - José Umberto - Super 8: "Urubu", co-direção Robinson Roberto. Brasil, 1977. Documentário. 16’. + "Brabeza". Brasil, 1978. co-direção Robinson Roberto. Com Márcia Cristina, José Umberto Dias e Marcos Sergipe. 20’. Melhor Filme na Jornada de Super 8 do Maranhão. + Glub - História de um Espanto + "Maíra". Brasil, 1980. co-direção Robinson Roberto. Com José Umberto Dias, Márcia Cristina e Maíra. 9’. Exibição em MP4. Classificação indicativa 14 anos.
16 horas - José Umberto – 16mm: "Perâmbulo". Brasil, 1968. 12’. + "Doce Amargo", de André Luiz Oliveira e José Umberto. Brasil, 1968. Com Dadi Barral. 17’. + "Vôo interrompido". Brasil, 1969. Com Sônia Goulart, André Setaro, Carlos Athayde e Lula Meterorango. 12’. Prêmio Ufba na I Jornada Baiana de Curta Metragem em 1972. + Salv a dor. Brasil, 1979. Com Eliana Tosta. 9’. "Salv A Dor". Brasil, 1982. Experimental. 8’. Exibição em MP4. Classificação indicativa 14 anos.
17 horas José Umberto - 35mm: "O Anjo Negro", de José Umberto. Brasil, 1972. Com Mário Gusmão, Eliana Tosta, Raimundo Matos e Antonia Velloso. 80’. Exibição em MP4. Classificação indicativa 14 anos.
Domingo, 27
14 horas - José Umberto - Vídeo 1: "Boquim - Terra da Laranja". Brasil, 1991. Documentário. 41’. + "Monte Santo - O Caminho da Santa Cruz" Brasil, 1997. Documentário. 52’. Exibição em MP4. Classificação indicativa Livre.
16 horas - José Umberto - Vídeo 2: "Milton Gaúcho - Ator Baiano". Brasil, 1992. Documentário. 54’. + "Rex Schindler - Produtor Baiano". Brasil, 1994. Documentário. 52’. Exibição em MP4. Classificação indicativa Livre.
18 horas - José Umberto - Curtas 35mm: "Ser Tão". Brasil, 1980. Documentário.11’. Prêmio Especial do Júri do Festival Nacional de Cinema de Aracaju de 1981. + "Cantos Flutuantes". Brasil, 1980. Documentário. 12’. + "A Musa do Cangaço". Brasil, 1982. Com Dadá (Sérgia Ribeiro da Silva). 17’. Melhor Filme no Festival de Curta e Média Metragem de Niterói de 1983. + "Lua "Violada". Brasil, 2002. Com Igor Marcelame, Gilson dos Santos Assis e Deusi Maghalhães. 21’. Exibição em MP4. Classificação indicativa Livre.
Segunda, 28
16h30 - José Umberto - Vídeo 3: "Memória Em Película - A Bahia e o Estado Novo", de José Umberto. Brasil, 1995. Documentário. 60’. Exibição em MP4. Classificação indicativa Livre.
Quarta-feira, 30
16 horas - José Umberto – Vídeo 4: "Salvador Em Película - Um Século de Memória", de José Umberto. Brasil, 1999. Documentário. 90’. Exibição em MP4. Classificação indicativa Livre.
Continua em maio. Programação em breve.
Fonte: Post de Carlos Alberto Mattos

Elas mudam o jogo: o poder feminino que transforma o futebol global

O que o Mundial de Clubes de 2025 revela sobre o avanço da liderança das mulheres nos bastidores da maior indústria esportiva do mundo




O Mundial de Clubes da Fifa de 2025, que será realizado nos Estados Unidos entre 14 de junho e 13 de julho, marca uma virada histórica. Com 32 equipes dos cinco continentes e um formato inspirado na Copa do Mundo, o torneio já movimenta cifras bilionárias, atrai os maiores patrocinadores do planeta e concentra a atenção da mídia global. Entre os representantes brasileiros estão Botafogo, Flamengo, Fluminense e Palmeiras. Mas o verdadeiro sinal dos tempos está fora das quatro linhas: é a ascensão das mulheres à liderança de uma das indústrias mais influentes do mundo.


Menos de 5% dos cargos executivos em clubes de futebol profissional são ocupados por mulheres. No Brasil, a presença feminina em presidências de grandes clubes ainda é rara. Leila Pereira, presidente do Palmeiras, é uma dessas figuras que rompem estruturas. Para a produtora executiva e estrategista de eventos Vanessa Abreu, Leila representa uma virada de chave. "Ela não ocupa um lugar simbólico. Ela comanda com autoridade, negocia com visão e reposiciona o clube globalmente. Isso é liderança. Isso é história sendo reescrita."

Com mais de uma década de atuação em grandes produções internacionais, Vanessa já liderou projetos na Nascar México, na Fórmula 1 e na Copa América, além de atuar em campanhas com Nike, PepsiCo e Unilever, e produzir eventos com ídolos como Ronaldo Fenômeno, Ronaldinho Gaúcho e Emerson Sheik. Sua experiência vai além do esporte - ela também se destacou na produção de ações voltadas ao turismo esportivo. "Eu venho dos bastidores, de onde o jogo realmente é decidido. A mulher foi excluída durante séculos das arenas do poder. Hoje, ela comanda, entrega e transforma. Leaders também usam batom e salto alto."

Segundo ela, o Mundial é mais do que um torneio - é parte de um projeto estratégico global. "Os Estados Unidos estão se consolidando como o centro do futebol mundial. Primeiro o Mundial de Clubes, depois a Copa do Mundo. É aqui que os olhares do planeta se voltam. Os EUA se tornaram a base dessa convergência - e também o território onde a liderança feminina encontra espaço para florescer."

E há ainda a ironia histórica. "Por anos, o bordão foi: 'o Palmeiras não tem Mundial'. Agora, com uma mulher à frente, talvez essa história mude. E não será só uma conquista esportiva - será simbólica. Será revolucionária."

Com autoridade, fluência internacional e visão estratégica, Vanessa encerra: "Não estamos apenas mudando o jogo - estamos mudando as regras. Esse futuro também tem nome - e cheiro de mulher."

Enviado por Assessoria de Imprensa Cacau Oliver