Presidente aparece com 34,8%
Se as eleições presidenciais fossem antecipadas em quase um ano e ocorressem hoje, o presidente Jair Bolsonaro (PL) seria reeleito.
Os dados são da pesquisa de intenção de voto divulgada na terça-feira, 14, e realizada neste mês pela Brasmarket com 4,6 mil brasileiros distribuídos por 428 cidades espalhadas pelas cinco regiões do país. A chamada grande mídia não fez nenhum registro sobre a pesquisa.
Segundo a empresa, a margem de erro do levantamento é de 1,4 pontos percentuais, para mais ou para menos, e a margem de confiança do resultado é de 95%.
Tanto a pesquisa espontânea quanto a estimulada (quando o eleitor é apresentado a uma série de nomes) mostraram que Bolsonaro conseguiria a reeleição, mesmo tendo que ir a uma disputa de segundo turno.
Na pesquisa espontânea, o atual presidente só perde para os eleitores ainda indecisos. Os que não sabem em quem votariam ou preferiram não responder somaram 38,1%. Bolsonaro teve 30,6% das intenções de voto.
Seus principais adversários atualmente, o ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva e o ex-juiz federal Sérgio Moro, apareceram logo em seguida, em segundo e terceiro lugar respectivamente.
Nos cenários de pesquisas estimuladas, Bolsonaro vence todos os adversários com uma folga de, pelo menos, 14 pontos percentuais. O pré-candidato que mais se aproxima dele é o ex-presidente Lula.
Nos dois quadros de pré-candidatos, Bolsonaro varia entre 34% e 34,8% das intenções de voto. Lula flutua entre 19% e 19,3%. Ambos dentro da margem de erro.
Como Bolsonaro, apesar de primeiro colocado, não tem mais de 50% das intenções de votos, a Brasmarket também perguntou aos eleitores entrevistados em quem eles votariam numa eventual disputa de segundo turno.
O quadro apresentado foi uma disputa entre o atual presidente o ex-presidente Lula. Bolsonaro venceria Lula com 43,4%.
Nenhum comentário:
Postar um comentário